A conceituada firma italiana vai ser convertida num centro de engenharia global

A TVS Motor adquiriu a conceituada empresa de testes e desenvolvimento Engines Engineering para a transformar num Centro Global de Excelência.
A empresa italiana de tuning e desenvolvimento de motores Engines Engineering (EE), estabelecida em 1979, vai agora ser convertida no Centro Global de Excelência (CoE) para Design e Engenharia da TVS.
A Engines Engineering participou no desenvolvimento e testes de algumas motos extremamente conhecidas, incluindo a renovada Suzuki Katana (que por sua vez é baseada na GSX-S1000), bem como motos elétricas e os chamados veículos conectados.

A empresa conta ainda com uma vasta experiência no mundo da competição em pista, nomeadamente desenvolvendo motos para Moto3.
Foi este entendimento que ajudou a impulsionar a Mahindra, a quem Miguel Oliveira deu o primeiro pódio no Mundial de Moto3 em 2013.
A marca, que detinha uma participação significativa na empresa, entretanto virou das motos para carros a partir de 2014.
O foco exato do Centro Global de Excelência ainda não é claro, embora o presidente da TVS, Sudarshan Venu, tenha feito comentários que podem ligar o centro ao auxílio ao renascimento da Norton, uma das marcas detidas pela TVS, quando afirmou:
“A criação do novo Centro Global de Excelência Italiano representa mais um marco no reforço das nossas capacidades e na aceleração da nossa jornada para reinventar a mobilidade. Ao combinar a criatividade e a perícia em corridas da Engines Engineering com os nossos pontos fortes em engenharia e design, estamos a expandir a nossa capacidade de fornecer veículos premium, conectados e elétricos que estabelecem novos padrões globais.”

Este último comentário parece apontar para a marca Norton, propriedade da TVS, que certamente beneficiaria de ter uma unidade de design e desenvolvimento na Europa continental.
A mudança para abrir a unidade em Bolonha, na Itália, segue-se a um período de expansão da Norton no Reino Unido. Esse investimento ascende a mais de 200 milhões de libras, após a compra da icónica marca britânica em abril de 2020.
No novo Centro de Excelência da TVS, os especialistas vão ter nas mãos sofisticado equipamento de teste e desenvolvimento.
Estamos a falar de simuladores digitais, ferramentas de prototipagem rápida, magia com IA e o tipo de materiais sofisticados que normalmente se esperaria encontrar na indústria aeroespacial, e não no fabrico de motos.

A ideia é acelerar o desenvolvimento e garantir que a próxima onda de modelos TVS não só acompanha a concorrência, mas está à frente dela.
Uma abordagem de plataforma modular significa que a marca pode incorporar novas características sem ter de começar do zero todas as vezes, o que é especialmente útil quando se lida com a crescente procura por motos conectadas e tecnologias mais inteligentes.
E não se trata apenas de um esforço interno; a TVS está a abrir as portas a universidades, startups e fornecedores em todo o mundo, numa tentativa de gerar novas ideias e impulsionar a inovação um pouco mais.