Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

TVS Zeppelin: Moto híbrida revelada na Índia

By on 8 Junho, 2022

A empresa TVS Motors que tem uma forte ligação à BMW, apresentou numa feira na Índia o protótipo Zeppelin com tecnologia híbrida (motor de combustão e motor elétrico), solução que começou a ser estudada em 2018 mas que pode chegar ao mercado já no verão.  

Alguém tem duvidas que a digitalização e a propulsão elétrica são hoje duas das maiores tendências atuais do motociclismo? Em sentido contrário, outros segmentos que vão ‘sobrevivendo’ como podem, como as motos touring de alta cilindrada e os ciclomotores, entre outros, apenas as motos retro vão resistindo ao desgaste dos novos tempos, isto porque não são uma moda, uma tedência mas sim um estilo de vida, que além disso não escolhe idades.  

Seguindo os ditames dos novos tempos, no final do ano passado, a BMW Motorrad e a indiana TVS Motor decidiram estenderam sua colaboração além da G 310 para se concentrar no desenvolvimento de motos elétricas. Mas, como tudo (ou quase tudo), também isto tem uma explicação. Em 2018, a empresa indiana TVS apresentou o protótipo Zeppelin que tinha a particularidade de utilizar tecnologia híbrida. A ideia do fabricante era começar a produzir essa moto híbrida um ano depois, embora o projeto tenha então ficado na gaveta.

Mais recentemente, em maio de 2022, o projeto voltou à luz do dia numa importante feira realizada na Índia, equipada com um propulsor híbrido muito leve. O que essa tecnologia realmente faz é parar o motor quando o veículo pára e começar a usar a energia armazenada. As notícias do continente asiático sugerem que a TVS Zeppelin poderá estar à venda a partir deste verão.

Na TVS Zeppelin o seu motor monocilíndrico de quatro tempos refrigerado a líquido tem uma cilindrada de 220 cc. Atinge uma potência de 20 cv @ 8.500 rpm, com um binário máximo de 18,5 Nm @ 7.000 rotações. Este motor é apoiado por um motor elétrico de 1,2 kW. Uma bateria de íons de lítio de 48 volts alimenta o acionamento elétrico. A potência total dos dois motores não é exatamente exorbitante, mas permite atingir uma velocidade superior a 130 km/h. O fabricante garante que a ajuda do acionamento elétrico significa que, em momentos específicos, o binário do motor aumenta em 20%. O motor de combustão interna monocilíndrico funciona através de uma caixa de cinco velocidades.

A forquilha invertida de 41 mm da Zeppelin parece idêntica à usada na BMW G 310 R, modelo fabricado pela TVS na Índia, contando atrás no amortecimento com um monoamortecedor cental. O movimento à roda traseira é transmitido por via de uma correia dentada – influência alemã!

A moto pesa 169 kg, adopta pneus em tamanhos 110/70R17 e 150/70 R15. O preço exato é desconhecido, mas no mercado indiano fala-se em valores entre os 2.000 e 4.000 euros.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments