Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Yamaha R125 ’23: Disfarçada de R1

By on 4 Novembro, 2022

Chega a 4ª geração da pequena e atrevida R125. Reforçada com um visual totalmente novo a vincar o seu estatuto de Supersport mais leve da Yamaha, reforça os laços de família da Série R que a tornam numa moto tão especial.

Foi há quase 25 anos que a Yamaha surpreendeu o mundo das motos com a apresentação da primeira R1, perante uma audiência de jornalistas incrédulos com o que a Yamaha tinha criado. Com o seu peso ultraleve, dimensões incrivelmente compactas e potência líder na sua classe, esta icónica moto representou o início de uma nova era verdadeiramente notável para os pilotos europeus das Supersport.

A chegada da primeira R1 foi apenas o começo de uma nova era. A R1M, R6, R3, R125 e, mais recentemente, a R7 seguiriam os seus passos, cada uma delas criada à imagem e semelhança da R1 – a indiscutível rainha das Supersport.

Quando a Yamaha lançou a primeira R125 em 2008, incorporou o design e a tecnologia avançadas das Supersport na classe da carta de condução A1 de 125 cc. Com uma nova carenagem frontal imediatamente reconhecível diretamente inspirada na R7 e equipada com funções conectadas e painel TFT , bem como uma gama de aperfeiçoamentos da ciclística e novos componentes eletrónicos, a 4ª geração de Yamaha R125 mostra uma nova dimensão desportiva.

O novo e potente farol LED bifuncional situa-se no centro do frontal em forma de M e oferece uma iluminação brilhante tanto nos médios como nos máximos para uma excelente visão e visibilidade. As dimensões ultracompactas e o baixo peso do farol permitiram a adoção de uma carenagem dianteira altamente aerodinâmica com luzes de presença LED inspiradas na R7, para dar à R125 uma nova aparência radical de “moto de grande cilindrada”.

Dotada de uma frente mais agressiva, bem como de uma nova carenagem aerodinâmica e tampas de depósito ventiladas redesenhadas, a novíssima estrutura redefine o aspeto da Supersport mais leve da Yamaha. Esta carenagem remodelada confere-lhe um aspeto totalmente coordenado e refinado que sublinha o estatuto desta moto como a melhor 125 da sua classe. 

TFT de 5 polegadas inspirado na R1

A nova R125 de 2023 beneficia do mais recente painel de instrumentos TFT de 5 polegadas a cores, inspirado na emblemática R1. Inclui dois temas gráficos, “Street” ou “Track”, que o piloto pode selecionar em função das diferentes situações de condução. O tema “Street” inclui um velocímetro digital central e um tacómetro tipo barra, bem como um conjunto na base que inclui os piscas, indicador de máximos e de aviso de temperatura. O tema “Track” tem uma disposição mais concentrada que inclui um cronómetro central, com uma memória para 25 voltas e um tacómetro tipo barra, na parte superior, que proporciona ao piloto informações essenciais quando estiver numa pista. Ambos os temas de ecrã possuem uma luz para passagem de caixa programável na parte superior do ecrã e o tema “Track” inclui uma gama programável de conta-rotações que permite ao piloto personalizar os elementos visuais de acordo com o seu estilo de condução e preferências.

Conectividade com o smartphone

Manter-se em contacto é agora ainda mais fácil para os pilotos da R125 porque o modelo de 2023 está equipado com uma Unidade de controlo de comunicações (CCU) que permite a conectividade para smartphone. Para ativar a conectividade, primeiro o smartphone do piloto tem de ser ligado ao veículo por Bluetooth®, utilizando a aplicação gratuita MyRide da Yamaha. Assim que o proprietário ligar o seu smartphone, poderá ver as notificações de chamadas e mensagens de texto recebidas no novo ecrã TFT de 5 polegadas, bem como monitorizar os principais parâmetros da moto através da aplicação.

Os pilotos também podem aceder a informações adicionais, incluindo o estado da bateria do smartphone e, em caso de qualquer problema técnico com a R125, o sistema pode notificar um concessionário Yamaha ou qualquer outro contacto que tenha sido selecionado pelo proprietário.

Sistema de controlo de tração

Para o mais elevado nível de confiança e controlo, a R125 está equipada com um sistema de controlo de tração. Em conjunto com a embraiagem A&S e o sistema Quick Shift (QSS) opcional, o controlo de tração permite ao piloto da R125 desfrutar de um elevado grau de controlo, especialmente durante a aceleração a fundo. O estado deste sistema comutável é apresentado no novo painel de instrumentos TFT de 5 polegadas e pode ser desligado para se adequar a determinadas situações, como a condução em pista.

Novos interruptores e mesa do guiador inspirados na R1

A sensação e a aparência gerais do cockpit da R125 são elevadas a um patamar totalmente novo com o novo painel de instrumentos TFT de 5 polegadas, bem como com a nova mesa do guiador de alta qualidade, inspirada na R1, que reforça o ADN puro da Série R da moto.

Os avanços do guiador estão equipados com novos interruptores ergonómicos inspirados na R1 que permitem ao piloto controlar intuitivamente várias funções, incluindo o novo tema do ecrã TFT.

Pré-instalação para quickshifter (QSS)

Todas as motos da Série R da Yamaha são máquinas inspiradas na R1M e construídas com a última tecnologia desenvolvida para competição. O modelo de 2023 está preparado para instalar um quickshifter, o que permite aos pilotos da R125 facilitar a integração de um Quick Shift System genuíno da Yamaha para mudanças de velocidade fluidas à rotação máxima e uma aceleração mais forte.

Pneus Michelin Pilot Street

O modelo de 2023 está equipado com os pneus Pilot Street da Michelin que foram concebidos para oferecer uma condução desportiva aliada a um forte desempenho em piso molhado e seco, enquanto o mais recente design do piso oferece um excelente equilíbrio entre aderência e desgaste. Com um pneu dianteiro de 100/80-17 e um pneu traseiro de 140/70-17 largo, esta combinação proporciona à R125 uma excelente segurança na estrada e agilidade nas curvas.

A R125 de 2023 estará disponível na Europa a partir de fevereiro de 2023. Estará disponível nas opções de cor Icon Blue e Preto Tech.

Destaques da R125 ‘23

  • Novo design dinâmico da carenagem da Série R
  • Novo farol LED compacto e bifuncional
  • Novas luzes de presença LED inspiradas na R7
  • Novo painel de instrumentos TFT de 5 polegadas em dois temas inspirado na R1
  • Nova luz de passagem de caixa e gama de rotações programável
  • Nova conectividade para smartphone através da CCU por Bluetooth
  • Novo sistema de controlo de tração
  • Novos interruptores e mesa do guiador inspirados na R1
  • Nova pré-instalação para quickshifter (QSS)
  • Posição de condução desportiva, cómoda e dominante
  • Motor a 4 tempos EURO5 de 125 cc de binário elevado com VVA (atuação variável das válvulas)
  • Embraiagem A&S
  • Suspensão dianteira invertida de 41 mm KYB
  • Disco dianteiro flutuante de 292 mm/disco traseiro de 220 mm
  • Braço oscilante leve em alumínio
  • Depósito de combustível de 11 litros
  • ABS de 2 canais
  • Pinça de travão dianteiro com montagem radial
  • Quadro Deltabox com geometria otimizada
  • Banco do condutor/passageiro de 2 peças, altura do assento do piloto de 825 mm
  • Pneus Pilot Street da Michelin: 100/80-17 dianteiro/140/70-17 traseiro
  • Nova geração de cores e elementos gráficos da Série R
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments