Yamaha XSR125 Legacy: Um legado a defender!

By on 19 Abril, 2022

Desenvolvida a partir da bem-sucedida XSR125 lançada em 2021, a XSR125 Legacy possui o mesmo motor VVA de 125 cc e a mesma estrutura. No entanto, beneficia de uma série de alterações estilísticas que transformam o caráter da moto para lhe dar um visual neo-retro único, reforçando a vertente individual. O preço deste modelo é de 5.450 euros.

Estes refinamentos dão ao novo modelo uma silhueta distinta e um caráter único que reforçam as suas ligações às Yamaha clássicas do passado, ao mesmo tempo que realçam o lema da marca Sport Heritage: “Inspirada no passado, construída para o futuro”. A XSR125 Legacy é de facto construída para fazer parte do futuro de todos os condutores – principiantes, experientes ou que estejam de volta – que apreciam um estilo intemporal e procuram as tecnologias mais modernas que proporcionam uma condução superior.

A XSR125 Legacy revela um caráter especial que será certamente apreciado por muitos condutores que adoram o estilo intemporal. As rodas leves com raios, fazem lembrar os designs utilizados nas máquinas de competição pioneiras da Yamaha dos anos 60 e 70.

As rodas de raios da XSR125 Legacy estão montadas em jantes de liga leve com um belíssimo acabamento dourado, transmitindo a excelente qualidade de construção da moto e reforçando a sua forte ligação a alguns dos modelos emblemáticos do passado da Yamaha.

Em contraste com o quadro e a cobertura totalmente em preto, a combinação de rodas de raios e jantes douradas confere a esta neo-retro de 125 cc um verdadeiro caráter único e um visual intemporal que capta o espírito da filosofia Faster Sons. As novas rodas de raios da XSR125 Legacy estão equipadas com pneus Metzeler Karoo de alta performance.

Motor conhecido

A XSR125 Legacy é impulsionada por um dos motores mais apreciados e bem-sucedidos na categoria de 125 cc. Este potente e fiável motor monocilíndrico de 125 cc e 4 válvulas com refrigeração líquida, em conformidade com a norma Euro5, conta com o design utilizado na MT-125 Hyper Naked e na R-125 Supersport. Capaz de produzir 11 kW de potência (14,7 cv) – o máximo permitido na classe de carta de condução A1 – este motor altamente aclamado é potente em todas as condições.

Uma das principais características tecnológicas é o sistema Atuação Variável das Válvulas (Variable Valve Actuation – VVA) da Yamaha, que permite que o motor desenvolva um binário forte a baixas rotações e apresente uma excelente performance nas velocidades elevadas. Isto torna a performance da XSR125 Legacy excelente em diversas situações, desde a condução rápida em autoestrada até viagens mais lentas em estradas secundárias; além disso, a ampla produção de binário também garante uma aceleração viva, o que é algo que nem sempre acontece em muitas 125 que acabam a ‘morrer na estrada’.

Quadro Deltabox

Com um acabamento preto que condiz perfeitamente com o quadro e o motor, a suspensão dianteira invertida de 37 mm da XSR125 Legacy faz parte de uma especificação de topo que se torna ainda mais impressionante se tivermos em conta que esta neo-retro de 125 cc está disponível a um preço muito simpático. Munida do lendário quadro Deltabox da Yamaha, esta 125  conta com uma curta distância entre eixos (1330 mm) e com o assento a uma altura acessível (815 mm), por forma a combinar agilidade com uma ergonomia descontraída que a tornam muito adequada para uma grande variedade de condutores – iniciantes, experientes ou que estejam de volta às duas rodas.

Outro exemplo de como a XSR125 Legacy combina com sucesso o estilo retro intemporal com a tecnologia moderna é a iluminação. Com uma forma exterior circular clássic, o farol LED principal produz um feixe potente para uma excelente visibilidade noturna, enquanto o farolim traseiro LED compacto acentua o perfil leve e elegante da traseira fina e desportiva.

Estética intemporal

Culminamos esta nossa viagem no tempo com uma apreciação à estética da nova XSR125 Legacy. Foram desenvolvidos novos elementos gráficos para trazer um toque dos modelos XSR de maior capacidade. As riscas douradas e prateadas destacam a forma clássica do depósito de combustível arredondado, enquanto o elemento gráfico minimalista dourado nos painéis laterais, complementa as jantes douradas. O depósito, os painéis laterais e os guarda-lamas têm acabamentos em Historic Black, enquanto o quadro Deltabox preto, o braço oscilante, a suspensão dianteira invertida e as tampas do motor conferem um visual elegante e discreto que combina na perfeição com o caráter desta nova moto de 125 cc.

Os modelos XSR Sport Heritage são famosos pela atenção ao detalhe e pela utilização de componentes de qualidade, e a nova XSR125 Legacy não é exceção. Além dos suportes e acessórios em alumínio trabalhado com perfeição, esta leve moto Faster Sons está equipada com uma cobertura do silenciador em alumínio de 2 peças que reforça as suas especificações desportivas. A combinação especial das jantes de raios com uma posição de condução vertical, bem com a sua estrutura mecânica totalmente exposta e o belo visual “naked”, vão certamente ser apreciadas por todos os condutores, novos ou experientes, que sabem exatamente o que querem da sua moto.

A Yamaha desenvolveu uma vasta gama de acessórios que permitem ao futuro proprietário da XSR125 Legacy personalizar facilmente a sua moto. Além de uma vasta gama de acessórios individuais, como um escape Akrapovič, uma proteção de depósito, para-brisas, soluções para bagagem, protetores e muito mais, a Yamaha também criou três kits de acessórios genuínos: Racer Pack, Street Pack e Tracker Pack. Os clientes podem encomendar o pack ou os acessórios individuais que escolherem antes de receberem a sua nova XSR125 Legacy para que sejam instalados no concessionário Yamaha.

A XSR125 Legacy será disponibilizada em Historic Black com jantes douradas e estará disponível a partir de junho de 2022. O preço começa nos 5.450 euros.

Ficha técnica

Motor: Monocilíndrico, 4 tempos SOHC com arrefecimento líquido

Cilindrada: 124 cc

Diâmetro x curso: 52 x 58,6 mm

Taxa de compressão: 11.2 : 1

Potência máxima: 11 kW às 10.000 rpm

Binário máximo: 11,5 Nm às 8000 rpm

Tipo de embraiagem: Multidisco em banho de óleo

Caixa: 6 velocidades sincronizada

Transmissão final: por corrente selada

Alimentação: Injeção electrónica de combustível

Quadro: Tipo Diamante

Suspensão dianteira: forquilha telescópica invertida, Ø37 mm, curso de 130 mm

Suspensão traseira: braço oscilante, curso de 110 mm

Travão dianteiro: Disco hidráulico, Ø267 mm

Travão traseiro: Disco hidráulico, Ø220 mm

Pneus: dianteiro110/70-17; traseiro140/70-17

Comprimento x largura x altura: 1960 x 800 x 1065 mm

Altura do assento: 815 mm

Distância entre eixos: 1330 mm

Peso (incluindo óleo e gasolina): 140 kg

Capacidade do depósito de combustível: 11 litros

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments