Yamaha XV750 Flat Track 1981: Demasiado bela para sujar

By on 3 Maio, 2021

Quando os fãs da Yamaha pensam nas corridas de flat track, duas coisas vêm à mente: Kenny Roberts e a gloriosa “speed block” de Iwata. Na época em que ‘King’ Roberts já tinha ganho títulos mundiais de 500cc em 1981, a Yamaha enviou 75 motores novos da icónica XV 750 Virago para ele e Mert Lawwill desenvolverem uma moto para o AMA National Championship.

Apenas dois anos mais tarde, todas as partes abandonaram o projecto, mas pelo menos uma destas motos de corrida conseguiu regressar ao Japão. E essa moto de flat track acabou por aterrar à porta da loja de motos Wedge, de Takashi Nihira. O cliente de Nihira não só queria restaurar a moto e devolvê-la à sua glória original, como também prestar homenagem a esta histórica moto da Yamaha.

Começando por desmontar o motor, a equipa da Wedge Motorcycles equipou o motor V-twin de 750cc com novos pistões e renovou a extremidade inferior e as cabeças dos cilindros. Os filtros K&N, passaram a acasalar com os carburadores Hitachi e um sistema de escape SuperTrapp do tipo megafone passou a sair do lado direito. Isto porque a XV750 apresentava um eixo de transmissão no lado esquerdo, como os mais velhos certamente se lembram. 

Em seguida, Nihira instalou um novo suporte de assento para se adequar à secção traseira plana. Para combinar com o aspecto vintage, instalou um braço oscilante da Virago, que acomodava a suspensão traseira de dois amortecedores – configuração típica das originais flat track dos anos 70. A parte da frente é também uma miscelânea de peças Yamaha, com uma coluna de direção da SR400 conectada a uma forquilha da XS650.

As pinças Brembo que fixam os rotores Sunstar e as jantes de perfil H de 19 polegadas em réplicas de pneus Firestone ANS fazem sobressair a estética retro. Por outro lado, uma mini Speedo MotoGadget, barra de luz LED, e indicadores de perfil baixo acrescentam um toque de modernidade. Apesar dessa pequena transgressão, a Nihira encabeça a construção com um esquema de pintura imaculado branco/vermelho/preto ‘speed block’.

Sim, Kenny Roberts tem uma destas vintage fabulosas na sua garagem, mas não é o único. A Wedge Motorcycles tem pronta uma igualzinha, e possivelmente em melhor estado de conservação. 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments