Zaiser Electrocycle: Uma elétrica com tração às duas rodas

By on 2 Junho, 2021

Uma startup sediada em Denver imaginou e quer tornar realidade a Electrocycle, uma moto elétrica que se destaca por reviver o design de motos de outros tempos, acompanhada por um sistema de propulsão composto por dois motores elétricos.

A nível mundial, os projetos relacionados com motos elétricas multiplicam-se a cada dia. As inovações em termos de motorização são frequentemente acompanhadas por um design que tende a recuperar o aspecto das motos tradicionais. Em Denver, nos Estados Unidos, a Zaiser Motors surge como uma das novas startups que oferecem um produto inovador para este novo mercado. Electrocycle é a sua primeira moto elétrica, um modelo de estrada inspirado no design da Harley-Davidson, mas que adiciona uma novidade: um motor elétrico a cada uma das rodas.

Hunter Shank, engenheiro-chefe da Electrocycle e ex-funcionário do Space X, foi contratado para projetar os dois motores elétricos localizados em cada uma das rodas. Este sistema de tração integral promete muitos benefícios. Em primeiro lugar, o torque de contato das rodas com o pavimento é muito maior, o que se traduz em maior estabilidade de direção e, portanto, maior segurança.

Por enquanto, a Zaiser Motors não comunicou a potência de cada um desses motores e limita-se a oferecer valores sobre performances: uma capacidade de aceleração de 0 a 96 km/h (100 mph) em 3,6 segundos e uma velocidade máxima de 258 km/h . Os motores são movidos por bateria de íon de lítio de 17,5 kWh com a qual, segundo o fabricante, é capaz de oferecer até 500 quilómetros de autonomia . Um número que parece um tanto pretensioso, dado o caráter da moto, embora o valor da capacidade da bateria seja muito alto em comparação com a concorrência.

Para recarregamentos, a Zaiser anuncia um sistema de recarga rápida integrado que também é combinado com o sistema de extração da bateria. O peso da bateria deverá ser levado em consideração assim que estiver fora da moto, já que com tal capacidade o transporte pode se tornar um problema, e será necessário um sistema que permita que seja colocada num carrinho, esse é um obstáculo a melhorar.

Neste momento, a Zaiser Motors está a procurar financiamento para a produção da sua moto elétrica, por meio da plataforma de crowdfunding Wefunder. A sua meta é conseguir 500 mil dólares para financiar o lançamento do projeto.

Assim que a meta for atingida, cada investidor poderá obter uma Electrocycle por  aproximadamente 25 mil dólares (cerca de 20.500 euros). Em relação às datas previstas para cada uma das fases do projeto, a Zaiser espera poder lançar e comercializar a sua moto elétrica no final de 2021 ou início de 2022 por meio do seu site . Um objetivo, a priori, muito otimista, pois ainda falta praticamente tudo pela frente: finalizar o projeto, industrializar a sua fabricação, selecionar fornecedores, dimensionar a produção e comercializar o produto.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments