Já circulam rumores depois de terem sido publicadas fotografias de uma nova versão de testes da KTM 790 Duke que, pela sua observação, tudo leva a crer ser uma versão R .
A confirmar-se a suspeita estamos certos que em breve será anunciada esta nova versão da já de si fantástica 790 Duke que montará obviamente o mesmo motor LC8c, de dois cilindros paralelos, certamente a superar os 105 cv da versão normal através de diferentes mapas de motor e electrónica ajustada para além da montagem de um escape racing “full titanium” que lhe confere potência extra.
A precisão na aceleração conseguida pelo sistema Ride by Wire e a segurança que a embraiagem deslizante da Pasc confere nas reduções em situações de pilotagem extrema estarão ainda mais refinadas nesta versão R.
Equipamento de topo irá certamente integrar o setup final da versão R da 790 Duke com triângulos de suspensão maquinados, proteções de manetes e incluirá certamente banco monolugar.
A nível da suspensões e travagem veremos a última geração da WP à frente e atrás, totalmente ajustáveis, travões com pinças Brembo monobloco e jantes mais leves com acabamento R em laranja.
Em matéria de electrónica a 790 Duke R virá com o sistema de controle de estabilidade da KTM ( MSC ), control de tração em curva, “quickshifter” nos dois sentidos, possibilidade de ajuste do travão de motor, ABS em curva e controle de arranque. É de esperar também que inclua 4 modos de motor , Track, Sport, Street e Rain, sendo que o modo “Track” poderá incluir a função “anti-cavalinho” e um ajuste extra no control de tração.
Depois das duas 790 Adventure apresentadas em Milão veremos em breve crescerem as opções na gama KTM 2019 com plataforma 790. E se a Duke normal já conseguiu elevar as sensações de controle total em pilotagem extrema então a versão R acreditamos poder atingir a um nível nunca antes visto numa moto comercial que, à saída do stand, irá projectar ainda mais o slogan da marca austríaca “Ready to Race”.