Yamaha TMAX 2017 – Objectivo Manter a Liderança no segmento Maxi Scooter

By on 4 Maio, 2017

PRIMEIRO IMPACTO

Que esperar de uma nova versão da Yamaha TMAX quando a mesma já vendeu mais de 250.000 unidades na Europa desde que foi lançado o primeiro modelo em 2001 ?

Obviamente que a TMAX é a referência em matéria de Maxi Scooters de alta cilindrada e o sucesso de vendas fala por si. Mas como é que se faz evoluir um modelo tão emblemático e com tanta importância na gama de motos da Yamaha, e que é inclusivamente a moto Yamaha mais vendida na Europa que se pretende manter na liderança face a uma concorrência cada vez mais apertada ?

low-IMG_1913

Este ano a Yamaha decidiu diversificar a oferta e apresentou não uma TMAX mas sim três versões distintas. A TMAX Standard, a TMAX SX e a TMAX DX a mais completa em termos de acessórios e equipamento.

Qualquer da versões TMAX monta precisamente o mesmo motor e a mesma ciclística. A sua aparência mantém-se semelhante à dos anos anteriores onde se pode constatar a manutenção na lateral da peça em formato boomerang que tanto está associada desde sempre à imagem da TMAX.

low-IMG_1938

Podemos verificar que a TMAX de 2017 tem agora ópticas redesenhadas com iluminação LED e um escape mais curto apesar de vir já de acordo com as normas Euro 4.

Quer-nos parecer que a traseira está mais volumosa que talvez tenha a ver com o facto de que a TMAX inclui agora um depósito de maior capacidade para aumentar a sua autonomia e também um espaço mais volumoso para bagagem debaixo do banco.

low-2017_YAM_XP500A_EU_SMX_DET_008

A TMAX ganhou “corpo” e isso é imediatamente constatável pela maior envergadura que a maxi sooter tem ao nível das pernas do condutor, obrigando a um arquear desconfortável das mesmas e a uma posição esforçada quando estamos parados. Não duvido que condutores com estatura abaixo dos 1,75m possam ter dificuldade em chegar com os pés ao chão o que vai limitar e muito a decisão na sua escolha tendo em conta a estatura média nacional.

Outra realidade que é consequência da envergadura da TMAX é o facto de que ao tentarmos chegar-nos à frente para nos apoiarmos melhor nos pés quando temos que parar ou manobrar a parados acabamos sentados numa parte rígida que se situa no prolongamento do banco.

low-IMG_1922

A RODAR NA TMAX

O arranque da TMAX repõe o estatuto de Maxi Scooter lídere e o ruído do escape apesar de algo filtrado deixa antever a sua potência. Claro que existe sempre a opção de escape Akrapovic que reforça a vocação desportiva da TMAX e as sensações na sua pilotagem aliás realidade que constatamos ser adoptado por muitos possuidores de TMAXs.

 

Assim que começamos a rolar esquecemos todas as questões referidas de envergadura da TMAX e a sua condução é ágil e precisa. A aceleração em modo Sport é surpreendente e quase a fazer-me lembrar o mesmo tipo de sensação que tenho em motos de água com duzentos e muitos CV em que ficamos pendurados no guiador enquanto a moto sobe vertiginosamente de velocidade.

 

Aqui constatamos uma boa relação entre o novo sistema “Ride by Wire “ da TMAX e o seu variador, realidade que é pela primeira vez adoptada pela Yamaha nas suas scooters. A TMAX acelera enérgicamente desde baixas rotações e atinge os 160Kmh com muita facilidade. A Yamaha fez um excelente trabalho na conjugação das novas tecnologias na sua TMAX, mantendo o carácter desportivo da mesma e não deixando que as limitações impostas pelo Euro4 pudessem retirar personalidade à sua MaxiScooter.

low-IMG_2003

 

A TMAX inclui agora controle de tração nas 3 versões e modos de motor “Touring” e “Sport” nas duas versões topo de gama, SX e DX. A passagem de modo Touring para modo Sport pode ser realizada em andamento mas com o acelerador em posição neutra. O modo Touring é ideal para cidade, ou passeio com pendura, devendo ser também o idóneo para condução com piso molhado. Já o modo Sport é como indica, enérgico e de aceleração vigorosa e dinâmica, muito entusiasmante a garantir uma condução realmente desportiva, muito à imagem da TMAX.

low-IMG_2005a

A rodar, a TMAX mostra toda a sua agilidade, característica já apreciada nas versões de anos anteriores, agora melhorada certamente pelo aligeiramento do quadro em alumínio que fez diminuir 9 kg no peso da TMAX e que nos induz a uma condução desportiva tirando partido do temperamento do seu motor e de uma ciclística excelente, das melhores na sua categoria.

 

EFICÁCIA

As suspensões são eficazes e absorvem bem as imperfeições do piso e a travagem foi melhorada graças também ao menor peso da moto e a pinças de 4 êmbolos que montam nos discos dianteiros.

A versão topo de gama, a TMAX DX, monta punhos e banco aquecidos, cruise control, regulador eléctrico do vidro dianteiro, que revela uma enorme eficácia aerodinâmica comparativamente aos anteriores. Um aumento do conforto assegurado graças à inclusão desta inovação tecnológica .

 

Do lado da segurança a Yamaha desenvolveu um sistema de bloqueio do descanso central muito interessante que dificulta deslocar a mesma devido à impossibilidade de a retirar do descanso.

Em suma fazer evoluir uma moto de características já tão marcadas e com uma clientela tão fidelizada não é fácil. Penso que a Yamaha soube manter as características essenciais da sua TMAX e surprender com alguns desenvolvimentos tecnológicos que melhoram definitivamente o seu desempenho sem perder o seu carácter. No entanto a concorrência está cada vez mais feroz e a novas alternativas à TMAX estão a disputar mercado senão mesmo a sua liderança. É o caso por exemplo da nova Honda X-ADV, da Kymco 550 e da BMW C650 GT. Veremos como reage o mercado e se a liderança TMAX estará ou não ameaçada.

low-IMG_1995

Gama de acessórios para os modelos TMAX de 2017*
Para proporcionar a todos os seus clientes a melhor escolha possível para personalizar a sua TMAX, a Yamaha desenvolveu uma vasta gama de acessórios genuínos da Yamaha para estes novos modelos TMAX.

echappement-akrapovic-yamaha-t-max-2017_51dd91d1

Esta vasta linha de acessórios genuínos possui tudo o que necessita desde as malas Top Case e sacos interiores, incluindo uma gama de bancos confortáveis, encostos e punhos aquecidos e items desportivos, incluindo um sistema de escape Akrapovič, o vidro desportivo e os suportes da chapa da matrícula. A linha de 2017 também inclui uma gama abrangente de componentes de fácil instalação, incluindo poisa pés coloridos, bem como os punhos de travão e proteções, que facilitam a criação de uma TMAX única que reflete a sua personalidade e repõe as regras da MAX.

Aplicação My TMAX Connect disponibilizada pela Vodafone*
A Yamaha e a Vodafone uniram-se para levar os motociclistas de maxi scooters a uma nova era de serviços ligados com a nova e inovadora aplicação My TMAX Connect. Disponível como uma ligação de série na TMAX SX e TMAX DX da Yamaha, esta nova e exclusiva aplicação para telemóvel abre um mundo completamente novo de funcionalidades e informações, graças ao sistema de GPS integrado e à infra-estrutura de telemática específica, que liga os motociclistas da TMAX à Internet of Things (IoT).

low-2017_YAM_XP500A_EU_SMX_DET_010

Ao utilizar a aplicação My TMAX Connect, todos os proprietários de TMAX SX e TMAX DX podem aceder a uma vasta gama de serviços que inclui uma opção de localizador da moto, funcionalidade remota de buzina e piscas, alerta de velocidade, perímetro virtual e relatórios de viagem em quase toda a Europa. Além de oferecer uma gama de funcionalidades e dados úteis, o sistema também ajuda a proteger a TMAX SX ou TMAX DX através da rede Vodafone de centros operacionais de segurança especializados.

A Yamaha oferece aos primeiros clientes que comprarem a TMAX SX e a TMAX DX a subscrição gratuita da aplicação durante o primeiro ano; após este ano será cobrada uma taxa. 

* Informação da marca
Resize of 2017_YAM_XP500DX_EU_MDPBM1_STA_007_tcm290-675575

Cores:
TMAX:          Midnight Black
TMAX SX:     Matt Silver, Liquid Darkness
TMAX DX:    Phantom Blue, Liquid Darkness

low-2017_YAM_XP500DX_EU_MDPBM1_STU_002_03low-2017_YAM_XP500SX_EU_MS1_STU_002_03low-2017_YAM_XP500DX_EU_DNMS_STU_002_03

 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Screen Shot 2017-05-04 at 14.14.33

Screen Shot 2017-05-04 at 14.14.52

Screen Shot 2017-05-04 at 14.15.04

 

CONCORRÊNCIA

c3

HONDA X-ADV / 745cc / 55CV / 238Kg / 11.500

c4

HONDA INTEGRA / 745cc / 55CV / 238Kg / 9.350

BMW C 600 Sport

BMW C650 Sport / 647cc / 60CV / 249Kg / 11.261

Matt_Fibroin_Grey

SUZUKI BURGMAN 650  / 638cc / 55CV / n.d. Kg / 10.999

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!