Yamaha MT-09 terá motor Euro 5 maior em 2021
A MUITO POPULAR HYPER-NAKED DA YAMAHA PODERÁ SER ALVO DE GRANDES MUDANÇAS PARA 2021, JÁ QUE A CILINDRADA DO MOTOR DA MT-09 DEVERÁ AUMENTAR, ASSIM COMO A SUA POTÊNCIA.
Lançada em 2014, a Yamaha MT-09 tem passado regularmente por várias mutações, não sendo assim muito surpreendente que vá passar por outra transformação.
A geração atual da MT-09 foi introduzida em 2018, embora tenha um motor que está intimamente ligado à unidade que apareceu no modelo original de 2014. Considerando isso, o seu motor está claramente a chegar ao fim de sua vida útil, até porque terá sido projetado com um certo número de atualizações para as normativas Euro e que não duram eternamente.
No entanto, de acordo com os nossos colegas da Visor Down, vários documentos de aprovação de patentes encontrados na Autoridade Federal de Transporte da Alemanha (KBA) mostram que a Yamaha está a planear um novo motor MT-09 CP3. O seu modelo apareceu nos resultados dos testes de emissão publicados pela KBA, e o veículo observado tem o nome de código MTN890D. A atual MT-09 tem a nomenclatura MTN850D – e tem 847cc de cilindrda. Seguindo essa lógica, podemos assumir com segurança que a MT-09 2021 terá um motor com maior capacidade, algo mais próximo de uma verdadeira 900cc.
E essa não é a única novidade: a KBA também mostra que a moto vai ganhar alguns cavalos a mais na potência, subindo dos 114 cv atuais para mais perto dos 120 cv. Confirmando que o novo modelo será de fato compatível com o Euro5, o documento também confirma que o motor produzirá 366 mg/km de monóxido de carbono (CO), 34 mg/km de hidrocarbonetos não queimados (HC) e 9 mg/km de óxidos de nitrogênio (NOx).
Tendo em consideração tudo isto, é de supor que nos gabinetes de projeto de Iwata, se esteja a trabalhar no desenvolvimento de uma nova MT-09, assim como mudanças noutros modelos da Yamaha que utilizam a mesma unidade motriz como a MT-09 SP, Tracer 900 e Tracer 900 GT, e XSR900.
0 comments