Motor V-twin de baixa cilindrada num todo elegante

A Moto Morini está a entrar no crescente setor das motos retro de baixa cilindrada, fazendo renascer o nome do modelo 3½ Sport de 1974 para uma nova e encantadora naked, equipada com um suave motor V-twin de 350,3 cc.

A marca italiana pertence agora ao Zhongneng Vehicle Group na China desde 2018 e destacou-se nos últimos anos ao produzir motos de média cilindrada com um estilo encantador, equipadas com motores bicilíndricos paralelos derivados de modelos mais antigos da Kawasaki.

Voltando à nova 3½ Sport, a própria Morini afirma que esta tem 32,2 cv às 8.500 rpm, potência compatível com a licença A2, e 30 Nm de binário às 5.500 rpm. Não é uma potência que vá arrancar braços, mas está dentro do esperado para rivais modernos como a BSA Bantam 350, que voltou a ser utilizada, e superior a outras do segmento como a Honda GB350S.

O pequeno motor V-twin de 8 válvulas cumpre as normas Euro 5+ e é fixado por um chassis de aço simples com braço oscilante de alumínio. A altura do assento é também de apenas 795 mm, com o motor alimentado por um depósito de combustível de 15,5 litros localizado à frente do assento plano do piloto.

A posição de condução também pode ser ajustada, com a opção de guiador reto tradicional ou opções desportivas com inclinação suave. As pedaleiras são baixas, independentemente da escolha do guiador, tornando o modelo ideal tanto para a exploração urbana como para passeios tranquilos no campo.

A Moto Morini declara um peso a seco de 154 kg e um comprimento total de 2090 mm. O formato do motor V-twin também deve proporcionar uma sensação de estreitamento entre as pernas. A suspensão é composta por garfos invertidos de 37 mm com 130 mm de curso, bem como um mono-amortecedor com 120 mm de curso e ajuste de pré-carga.

As jantes de liga leve são de 17 polegadas em ambas as extremidades, com pneus 110/70 à frente e 150/60 atrás. Com previsão de disponibilidade no primeiro semestre de 2026, a moto poderá ser adquirida em Portugal só na cor “Vermelho Legacy”, com iluminação totalmente LED, tampa do depósito de combustível estilo vintage e logótipos 3 1/2 a completar o visual.














