Contacto Tracer 9 e 9 GT – A evolução de um líder | Motomais
Motomais
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Offroad Moto
  • Revistacarros
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Motomais
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens
No Result
View All Result
Motomais

Contacto Tracer 9 e 9 GT – A evolução de um líder

Pedro Alpiarça por Pedro Alpiarça
23 Março, 2021
em Ensaios, Notícias
A A
Contacto Tracer 9 e 9 GT – A evolução de um líder
Share on FacebookShare on Twitter

A Yamaha apresentou uma renovação de raiz da Sport Touring mais vendida da Europa. Aprimorou a estética, dotou-a dos apetrechos electrónicos de ultima geração, ganhou potência e binário no fantástico CP3 (agora preparado para o Euro 5), e sobretudo trabalhou intensivamente no melhoramento da sua ciclística. A Yamaha Tracer 9 e 9 GT continuará certamente a ter o seu protagonismo intocado.

Texto de Pedro Alpiarça

Está um frio de rachar. Céu azul, alamedas ladeadas por ciprestes, colinas verdes, paisagens que merecem ser pintadas, tudo o que a nossa vista alcança parece ter sido pensado ao pormenor. A moto que nos fará companhia neste dia, está a aquecer o motor, soltando uma nota grave e encorpada, diz-nos que está pronta para o desafio, que irá fazer jus ao enquadramento.

De facto, a nova Tracer está mais elegante, as carenagens têm um alongamento na secção frontal que lhe dá um perfil mais completo, a  iluminação full-LED está com um look agressivo e lembra a família desportiva da marca. A silhueta não mudou, mas amadureceu de forma a criar mais impacto, numa clara tentativa de nos dar a entender que está noutro nível. No cockpit, o novo mostrador dividido faz-nos lembrar os olhos de um simpático e apaixonado robot que apenas recolhia lixo e acabou por devolver a humanidade ao planeta terra. É practicamente impossível não fazer esta analogia, e se a Yamaha não o fez propositadamente, foi uma coincidência feliz e que nos ajuda a criar empatia com a máquina e nesta era de TFTs que são autênticos tablets, gostámos de ver algo diferente, funcional, revela carisma.

Artigos relacionados

Top 10 motos adventure de gama média em Portugal

Top 10 motos adventure de gama média em Portugal

31 Agosto, 2025
KTM pinta Misano de laranja com a Orange Parade 2025

KTM pinta Misano de laranja com a Orange Parade 2025

31 Agosto, 2025

No lado esquerdo temos toda a informação associada à condução (mapas de motor, controlo de tracção, contra-rotações de cor variável, velocímetro, indicador de mudança e combustível), assim como pode ser transformado num display com todos os settings parametrizáveis das ajudas electrónicas. No segundo mostrador temos vários quadros com informações como temperaturas, odómetros totais e parciais, tudo muito intuitivo e de fácil acesso com o novo comando tipo roda de selecção a ser crucial neste processo.

Chegada a altura de arrancar, calhou-nos a versão standard, sem punhos aquecidos, suspensão sem cérebro digital, e passagens de caixa à macho…com embraiagem e tudo. Neste dia frio, com estradas rurais e asfalto rude, o facto de começarmos com a Tracer menos filtrada, deu-nos uma bagagem de sensações e de compromisso de entendimento com a máquina. Os Bridgestone T32 que a equipam vão-nos dando alguns avisos, tudo sob controle, mas o seu carácter algo rijo demostram a sua vertente mais turística do que desportiva…

O novo motor CP3 está agora mais evoluído, foram redesenhados componentes internos desde novos pistons e uma cambota com mais massa, à admissão e linha de escape, com vista a previligiar a leveza mas com aumento dos valores de potência e binário (119cv @ 10,000rpm; 93Nm @ 7,000rpm). O resultado é uma resposta mais cheia nos baixos e médios regimes, com um cantar fantástico no último terço, e mesmo começando o dia com condições mais complicadas, o 2º nível do mapa de motor revela uma condução controlável mas contundente, típica de uma boa Sport Touring. São 4 os níveis, sendo que quanto menor o número, mais desportiva se torna. As ajudas electrónicas associadas também funcionam no mesmo princípio, e esta simplicidade facilita a escolha. O IMU de 6 eixos oferece à Tracer 9 todo um novo conjunto de almofadas de segurança (Controlo de tracção, Anti-Slide, Anti-Lift, Cornering ABS, tudo parametrizável ao gosto do condutor), ao ponto de nos deixar deslizar a roda traseira ou até mesmo permitir levantar a dianteira controlando a razão de subida…mas calminha porque não dá para limitar o ângulo!

Não faltou muito para começar a aumentar o ritmo. O civismo deste motor é proporcional à sua vontade de ser um verdadeiro hooligan, não são poucas as vezes que rolamos numa mudança mais alta e esmagamos o punho direito só para navegarmos na interminável onda de torque, fazendo ecoar o CP3 nas colinas verdejantes.

O trabalho da Yamaha no capítulo da ciclística foi notável. Se a base da Tracer sempre foi a MT09, esta ultima versão está construída de raíz, com um enfoque na estabilidade e na previsibilidade das reacções. Um reposicionamento do motor, uma mesa de direcção muito mais baixa, um novo quadro Deltabox , jantes de 10 raios de alumínio forjado com técnica de spining (tornando-as mais leves), e um braço oscilante mais rígido (montado directamente  no quadro), mostram claramente que a Yamaha quis aprimorar a solidez da ciclística, não descurando o peso e a agilidade (213 kg na 9 e 220kg na 9 GT).

Na práctica, sempre que carregámos velocidade nos apoios mais longos, a máquina esteve sempre bem plantada, e nem as pequenas oscilações lhe pertubaram a intenção. As suspensões kayaba totalmente ajustáveis da versão Standard fazem um optimo trabalho, acompanhando a progressividade das reacções e dando um excelente feedback sobre o que se está a passar. A travagem conta agora com as maxilas Nissin radiais, num paradigma de potência e modelaridade que nada temos a apontar. O grande problema de rolar na Toscânia é que nem sempre conseguimos ver a paisagem a 45º, e o olhar não consegue só ficar focado no próximo ponto de travagem e procura do Apex…

A versão GT é mestre nesse compromisso. A suspensão semi-activa da Kayaba tem um set-up A2 mais touring, mais refinado, mais confortável sem ser excessivamente brando. Como estamos a falar de um sistema ligado ao IMU, todos os movimentos são analisados ao milissegundo, seja dos inputs que damos no acelerador e no travão, seja na leitura do piso.

Foi muito interessante fazer exactamente a mesma secção de estrada com as duas máquinas, e o refinamento da GT com as Kayaba no modo A1 (mais desportivo) foi notável, muito mais assertiva a tomar decisões, sem levantar questões de maior ao condutor.

O quicK-shift bidirecional ajuda nesta facilidade de comunicação e os 10 níveis do aquecedor de punhos…é um preciosismo que vai dar azo a algumas piadas da parte dos amigos. As cornering lights também estão presentes na versão GT, com um led de intensidade variável.

A Tracer 9 e 9 GT serão motos com grande apetência para viajar. Cruise Control, assento confortável e os consumos baixos são os mínimos para esta vertente. Toda a ergonomia é ajustável, assim como o écran, e a Yamaha garante agora a possibilidade de montagem de 3 malas, elevando a sua capacidade de carga. O facto de existir um reforço do sub-quadro e apoios basculantes nas malas laterais, é sinal de uma clara aposta na estabilidade sob todas as condições.

Não podemos deixar de dar ênfase a este esforço, a marca de Iwata ouviu os seus clientes e procurou dar respostas e soluções para garantir o sucesso de um dos seus best-sellers.

Nós ficámos sem dúvidas, o pragmatismo de uma evolução é feito de pormenores, e se a Tracer sempre foi sinónimo de oferecer muito por pouco…esta ultima versão coloca todo o pacote electrónico ao nível da concorrência, melhora a sua ciclística e o seu motor e completa o milagre com uma estética convincente. Brilhante. A Yamaha refere-se a estas máquinas como uma expressão de inteligência emocional. Não poderíamos estar mais de acordo, sobretudo quando em terra de bons vinhos podemos fazer analogias entre um estupendo que é caríssimo mas que só podemos usufruir dele uma vez…ou comprar várias vezes um muito bom que nos fará igualmente felizes. A colheita de 2021 da Tracer está optima..

 

Ficha Técnica:

Motor

Tipo de motorRefrigeração líquida, 4 tempos, 4 válvulas, 3 cilindros, DOHC
Cilindrada889cc
Potência119 cv @ 10,000 rpm
Binário93 Nm @ 7,000 rpm
EmbraiagemHúmida, Multidisco
Caixa de VelocidadesSincronizada, 6 velocidades

Ciclística

QuadroDiamante
Suspensão Dianteira / TraseiraForquilha Telescópica ajustável 130mm de curso (semi-activa na versão GT) / Mono Amortecedor ajustável (semi-activo na GT)
Travagem Dianteira / TraseiraHidráulico, dois discos, Ø298 mm / Hidráulico, um disco, Ø245 mm
Pneu Dianteiro / Traseiro120/70Z R17 M/C (58 W) ; 180/55Z R17 M/C (73 W)

Dimensões e Preço

Altura do assento810 mm – 825 mm
Distância entre eixos1500 mm
Capacidade do depósito18L
Peso213 kg ; 220 kg (GT); prontas
PreçoValores disponíveis no fim de Abril

 

Cores e Acessórios:

 

Concorrentes: 

 

  • BMW F 900 XR

105 cv; 219 kg ; a partir de 11,700 €

 

  • Ducati Multistrada 950

113 cv ; 204 kg a seco ; a partir de 14,150 €

 

Galeria:

Tags: apresentaçãoBMW F 900 XRcp3Ducati Multistrada 950Euro 5Sport TouringYamaha Tracer 9yamaha tracer 9 gt
Pedro Alpiarça

Pedro Alpiarça

Artigos relacionados

Top 10 motos adventure de gama média em Portugal
Destaque Homepage

Top 10 motos adventure de gama média em Portugal

por André Sanches
31 Agosto, 2025
KTM pinta Misano de laranja com a Orange Parade 2025
Destaque Homepage

KTM pinta Misano de laranja com a Orange Parade 2025

por André Sanches
31 Agosto, 2025
Próximo artigo
Contacto Tracer 9 e 9 GT – A evolução de um líder

Contacto Yamaha Tracer 9 e 9 GT - A evolução de um líder

Yamaha lança novo equipamento e vestuário casual 2021

Yamaha lança novo equipamento e vestuário casual 2021

Please login to join discussion
  • Tendências
  • Comentários
  • Novidades
Top 10 – As dez melhores protagonistas da categoria Moto 125

Top 10 – As dez melhores protagonistas da categoria Moto 125

10 Março, 2023
Benda LFC 700 chega à Europa em junho

Benda LFC 700 chega à Europa em junho

22 Maio, 2024
Moto Morini: X-Cape 700 chega aos concessionários em Abril

Moto Morini: X-Cape 700 chega aos concessionários em Abril

4 Fevereiro, 2025
As 6 melhores motos ‘automáticas’ do mercado

As 6 melhores motos ‘automáticas’ do mercado

28 Janeiro, 2025
PIAGGIO MEDLEY

PIAGGIO MEDLEY

7
Benelli Leoncino a lenda está de volta

Benelli Leoncino a lenda está de volta

7
Ensaio Yamaha X-MAX 125 de 2018  – Urban Attack com Elegância e Estilo

Ensaio Yamaha X-MAX 125 de 2018 – Urban Attack com Elegância e Estilo

6
Ensaio Yamaha Tracer 900 GT 2018 – Sport Touring ao mais alto nível

Ensaio Yamaha Tracer 900 GT 2018 – Sport Touring ao mais alto nível

6
Top 10 motos adventure de gama média em Portugal

Top 10 motos adventure de gama média em Portugal

31 Agosto, 2025
KTM pinta Misano de laranja com a Orange Parade 2025

KTM pinta Misano de laranja com a Orange Parade 2025

31 Agosto, 2025
CFMOTO ataca em força no mercado das elétricas

CFMOTO ataca em força no mercado das elétricas

30 Agosto, 2025
Indian esconde radar dentro do farol e mantém o estilo intocado

Indian esconde radar dentro do farol e mantém o estilo intocado

30 Agosto, 2025

Sobre

Especialistas em Motos, MotoGP, MXGP, Enduro, SuperBikes, Motocross, Trial

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de cookies
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

Adventure Cafe Racer China Customização EICMA equipamento Euro 5 Motas Motos Motos Elétricas Naked scooter Scooters Elétricas

GRUPO V

Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2024 Motomais copyright

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens

© 2024 Motomais copyright