Ensaio KTM 790 Adventure R – Protagonista máxima de uma nova classe Adventure Enduro | Motomais
Motomais
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Offroad Moto
  • Revistacarros
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Motomais
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens
No Result
View All Result
Motomais

Ensaio KTM 790 Adventure R – Protagonista máxima de uma nova classe Adventure Enduro

Pedro Rocha por Pedro Rocha
22 Fevereiro, 2023
em Ensaios
A A
Ensaio KTM 790 Adventure R – Protagonista máxima de uma nova classe Adventure Enduro
Share on FacebookShare on Twitter

O conceito “Adventure” em matéria de duas rodas e a sua definição é sempre muito subjectiva. Subjectiva porque cada um define o seu conceito próprio conceito de “Aventura”, e se para uns sair sem destino seguindo a sua própria sombra, sem limites e comtemplando todo o tipo de caminhos, é a aventura que mais faz sentido, para outros sair de casa e percorrer centenas ou milhares de Kms, cruzando auto-estradas e estradas secundárias, ribeiros e caminhos de cabras, estradões de terra e dunas de areia, com suficiente autonomia para não se preocupar demasiado com os abastecimentos e com suficiente conforto para enfrentar longas etapas sem acumular demasiado cansaço, pode ser também umaa interpretação válida a dar ao conceito “Aventura”.

Na deslocação que realizámos à KTM Ibérica a convite da Jetmar, representante nacional da marca em Portugal, tivemos o privilégio de ter como anfitrião o seu Director Geral, o campeoníssimo Marc Coma, que nos explicou que no desenvolvimento dos novos modelos 790 Adventure, a KTM teve a preocupação de ouvir primeiro os seus clientes e a partir de esse “input” desenvolver um novo conceito de moto Adventure que no caso da versão R iria contemplar uma série de factores: uma maior capacidade para rodar em OffRoad, a possibilidade de uma manutenção rápida e de fácil acesso, que incluísse a ergonomia de uma moto de todo o terreno, com um motor com potência e sobretudo um binário alto desde os baixos regimes, que fosse compacta e leve, que tivesse uma grande autonomia, e fosse mais leve que a maioria das motos do segmento Adventure médio, suficientemente confortável para poder rodar durante muitos Kms, sem cansaço excessivo, e equipada com o mais sofisticado apoio electrónico, incluindo funcionalidades especialmente direcionadas para a pilotagem fora de estrada.

Artigos relacionados

RECORDAR | Honda CB 750 Four | A moto do século

RECORDAR | Honda CB 750 Four | A moto do século

9 Outubro, 2025
Contacto | Royal Enfield Guerrilla 450

Contacto | Royal Enfield Guerrilla 450

6 Outubro, 2025

Após uma breve apresentação sobre as características e posicionamento dos dois modelos, Marc Coma convidou os jornalistas presentes a iniciar a experiência que nos tinham preparado num percurso de cerca de 150 Kms por estradas e terras, montes e vales da província catalã. O início da etapa foi realizado com o modelo standard da 790 Adventure, experiência já relatada num artigo anterior ( Consultar AQUI ) e segunda parte da etapa com um percurso mais offroad foi realizada na versão R da 790 Adventure ( poderão consultar AQUI as diferenças entre os dois modelos ).

Maior capacidade para rodar em OffRoad

Depois de rodarmos toda a manhã na versão normal a evolução para versão R ficou assim facilitada mas se de manhã o percurso foi predominantemente em alcatrão com uma ou outra incursão for a de estrada, da parte da tarde foi precisamente o inverso. À falta de dunas e areia do deserto na Catalunha o terreno em que circulámos durante cerca de 3 horas era essencialmente em terra batida e em algumas secções de saibro com pedra solta, nada recomendável para testar a versão R com pneus de tacos e pressão alta para rodar em alcatrão.

Comparativo Suspensões WP APEX da versão normal e as WP XPLOR da versão R totalmente ajustáveis.

No entanto a versão R da 790 Adventure vem com suspensões WP XPLOR de 48mm e de maior curso, 230mm, tanto na dianteira como na traseira, totalmente ajustáveis, contrariamente às WP Apex da versão normal de 43mm que apenas tem 200mm de curso e não permite nenhum tipo de ajuste.

Mas acima de tudo a versão R vem de série com um modo de condução Rally, para além do Street, Rain e do OffRoad, estes com setups fixos de resposta do acelerador e do controle de tração e do ABS, que permite em andamento ajustar o controle de tração em 9 níveis possíveis. Daí que, sempre que o piso mudava de condições de aderência facilmente, com apenas um toque num botão no punho esquerdo, podíamos gerir a intervenção do controle de tração para mais ou menos.

Guarda lamas alto e pneus de tacos AVON Trail Rider, um écran mais baixo regulável em duas posições e um assento corrido para permitir o melhor posicionamento possível do piloto a rodar for a de estrada, complementam o setup mais offroad da versão R em relação à versão normal.

Possibilidade de manutenção rápida e de fácil acesso

Um dos factores que a KTM levou em linha de conta na concepção do seu novo modelo foi a facilidade com que se acede à parte mecânica para intervenções rápidas. Por exemplo o filtro do ar passou a estar colocado debaixo do banco pelo que a sua limpeza ou substituição passou a ser muito mais facilitada. Por outro lado a adopção de um depósito tipo Rally que abraça a zona do motor e coloca o peso e o centro de gravidade mais baixo na 790 Adventure permite com a remoção de dois simples parafusos a remoção do mesmo e ficar com acesso imediato ao topo do motor.

 

Ergonomia de uma moto de todo o terreno

O comportamento da versão R é quase o de uma moto de enduro de alta cilindrada. A agilidade de todo o conjunto, e uma maior altura do assento colocado a 880mm do chão a pilotagem e uma maior distância nossa ao centro de gravidade da moto, permite-nos manobrar a mesma com os joelhos com grande facilidade como se de uma moto de enduro se tratasse. A posição em pé é natural e ligeiramente sobre a frente da moto e a sensação de controlo é constante sobretudo no modo Rally, no qual rodámos quase sempre, fazendo variar o controle de tração para testar a efectividade do mesmo. Dentro do Modo Rally é ainda possível variar a resposta do motor pois podemos ainda condicionar o acelerador a um dos modos possíveis de Street, Rain ou OffRoad.

Motor potente com binário alto desde os baixos regimes

O motor é toda uma referência em termos de potência e binário desde os regimes mais baixos. O fantástico bicilíndrico em linha proveniente da 790 Duke e com a potência reduzida para os 95 CV às 8.000 rpm ( dos 105 CV da Duke ) atinge um binário máximo de 89Nm às 6.600 rpm ( a Duke tem um binário de 87 Nm às 7.900 rpm ) com uma curva praticamente flat entre as 3.000 e 10.000 rpm, sempre acima do binário do motor da Duke nas baixas e média rotações perdendo apenas para esta a partir das 7.500 rpm. O motor LC8c é muito compacto e leve, monta pistons de forjados e cilindros com acabamento de Nicasil, muito bem equilibrado e praticamente sem vibrações em qualquer regime, com um sistema de refrigeração eficiente através da indução de ar forçado para a zona do radiador, fazendo com que o calor do motor se dissipe pela traseira sem mesmo o notarmos quando parados.

Com caixa de 6 velocidades com embraiagem reforçada e deslisante, sendo o seu acionamento intencionalmente por cabo para facilitar a sua reparação ou substituição. Inclui ainda Quickshift Plus – bidirecional, ao contrário da versão normal que apenas inclui Quickshift para cima. A conduzir em pé notámos que há que ter algum cuidado como colocamos o pé esquerdo pois qualquer toque no pedal das mudanças faz passar caixa, inclusivamente um ou outro ponto morto entrou inadvertidamente numa determinada altura.

Compacta, confortável e leve, com grande autonomia

Sem dúvida uma moto Adventure muito compacta, com conforto extra proporcionado pelo curso superior de suspensões mas ligeiramente penalizada pelo assento com menos enchimento que a versão normal. Como pilotámos muito em pé acabámos por não notar a maior densidade e menor superfície de amortecimento do assento da versão R e terminámos o nosso teste sem qualquer cansaço.

O depósito de 20 litros de combustível com que a KTM dotou a sua 790 Adventure garante uma autonomia de quase 450 Kms de acordo com a informação da marca, realidade que não nos foi possível confirmar embora no consumo médio no painel TFT indicasse 5,3 l/100Kms. O desenho do depósito do tipo “alforge” muito usado nas motos do tipo Rally permite aumentar a capacidade e a autonomia da moto e em simultâneo baixar o seu centro de gravidade, aumentando a manobrabilidade e facilitando por exemplo o levantar da moto no caso de uma caída. Ao mesmo permite também libertar o topo da moto e facilitar o acesso à sua mecânica. A sua estética é discutível mas a sua eficácia é incontornável. O depósito está protegido nas zona inferior e mais exposta a contacto por umas coberturas em plástico rígido existindo inclusivamente a opção das mesmas serem em carbono. A parte inferior do quadro está ainda integralmente protegida por um elemento em alumínio.

A travagem é também toda uma referência, aliás quando passámos da versão normal para versão R tivemos que novamente aprender a dosear o travão tal era a intensidade da “mordida” conseguida com apenas 2 dedos. As pinças e discos fornecido J.Juan têm uma enorme eficácia na travagem. Com dois discos de 320mm na dianteira e pinça de 4 pistons e disco de 260mm na traseira com pinça de dois pistons a 790 Adventure R tem uma travagem muito eficaz, ajudada pelo ABS Bosch 9.1. O ABS tem 3 níveis de intervenção de acordo com os 3 modos possíveis selecionar, Street, Rain e OffRoad, sendo ainda possível desligá-lo completamente mas voltando a ficar ON sempre que desligamos e voltamos a ligar a moto. Em estrada no modo Street inclui ABS em curva em ambas as rodas. Em modo OffRoad como referimos antes, apenas desliga o ABS traseiro mantendo uma ligeira intervenção na roda dianteira.

A KTM parece ter levado muito a sério tudo aquilo que foi ouvindo dos seus clientes a esta 790 Adventure é a expressão física de todo esse trabalho, sobretudo a versão R está dotada de uma sofisticação e de um desempenho difícil de encontrar em qualquer outra moto no mercado. A versão R é uma verdadeira Adventure Enduro, ágil e manobrável, de uma enorme sofisticação da sua ciclística e das ajudas electrónicas que dispõe, com um motor com um enorme binário disponível desde baixas rotações, desafiando-nos a explorar todo o seu potencial e a desbravar qualquer terreno, qualquer estrada à nossa frente. A KTM estabelece novas referências no segmento das Adventure com as suas 790, especialmente com a versão R, que resulta ser uma arma letal dentro do espírito “Ready to Race” e que nos leva a enfrentar qualquer desafio, qualquer percurso com a confiança de termos do melhor que existe no segmento Adventure.

A KTM 790 Adventure está apenas disponível numa combinação cromática de Branco, Laranja e Preto. O seu PVP de 14.493.- euros é algo alto mas reflete o nível da sua sofisticação e a qualidade de todos os seus componentes

FICHA TÉCNICA Consultar AQUI

Concorrência

BMW F850 GS    853cc / 95 CV / n.d. Kg / 13.371 eur

Honda Africa Twin / Big Tank   998cc / 95 CV / 242 Kg / 14.700 eur

 

Triumph Tiger 800 XCA    800cc / 95 CV / 208 Kg / 14.850 eur

 

Galeria de Imagens

Tags: KTM 790 Adventure RKTM 790 Adventure R 2019KTM Adventure R 2019
Pedro Rocha

Pedro Rocha

Artigos relacionados

RECORDAR | Honda CB 750 Four | A moto do século
Destaque Homepage

RECORDAR | Honda CB 750 Four | A moto do século

por Paulo Araújo
9 Outubro, 2025
Contacto | Royal Enfield Guerrilla 450
Ensaios

Contacto | Royal Enfield Guerrilla 450

por Paulo Araújo
6 Outubro, 2025
Próximo artigo
Ensaio SYM Joymax Z125: Argumentos fortes

Ensaio SYM Joymax Z125: Argumentos fortes

Kawasaki Ninja ZX-6R 636 – Supersport mais calma

Kawasaki Ninja ZX-6R 636 - Supersport mais calma

Please login to join discussion
  • Tendências
  • Comentários
  • Novidades
Top 10 – As dez melhores protagonistas da categoria Moto 125

Top 10 – As dez melhores protagonistas da categoria Moto 125

10 Março, 2023
Benda LFC 700 chega à Europa em junho

Benda LFC 700 chega à Europa em junho

22 Maio, 2024
Ryvid Anthem: Divertida e ergonómica QB!

Empresa americana inventa bateria para 1.600 km

12 Outubro, 2025
As 6 melhores motos ‘automáticas’ do mercado

As 6 melhores motos ‘automáticas’ do mercado

28 Janeiro, 2025
PIAGGIO MEDLEY

PIAGGIO MEDLEY

7
Benelli Leoncino a lenda está de volta

Benelli Leoncino a lenda está de volta

7
Ensaio Yamaha X-MAX 125 de 2018  – Urban Attack com Elegância e Estilo

Ensaio Yamaha X-MAX 125 de 2018 – Urban Attack com Elegância e Estilo

6
Ensaio Yamaha Tracer 900 GT 2018 – Sport Touring ao mais alto nível

Ensaio Yamaha Tracer 900 GT 2018 – Sport Touring ao mais alto nível

6
Mais previsões para a EICMA

A EICMA e as Aventureiras

17 Outubro, 2025
Piaggio reforça a sua presença na Ásia

Piaggio reforça a sua presença na Ásia

17 Outubro, 2025
TVS chega a Portugal e Espanha através do grupo Multimoto

TVS chega a Portugal e Espanha através do grupo Multimoto

17 Outubro, 2025
Polaris mostra gama TT de 2026

Polaris mostra gama TT de 2026

17 Outubro, 2025

Sobre

Especialistas em Motos, MotoGP, MXGP, Enduro, SuperBikes, Motocross, Trial

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de cookies
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

Adventure Cafe Racer China Customização EICMA equipamento Euro 5 Motas Motos Motos Elétricas Naked scooter Scooters Elétricas

GRUPO V

Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2024 Motomais copyright

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens

© 2024 Motomais copyright