Ensaio Yamaha XMAX 125 Versão Especial Tech Max de 2020 – Luxo e Estética Desportiva

By on 19 Junho, 2020

A versão Tech Max da Yamaha XMAX 125 é uma versão premium da versão standard que inclui acabamentos mais luxuosos e alguns componentes de topo que a tornam na XMAX 125 mais exclusiva e luxuosa da gama.

HISTÓRICO

A Yamaha XMAX 125 é a digna herdeira de toda uma geração de Scooters Desportivas da Yamaha lideradas pela fantástica TMAX, modelo que ao longo de tantos anos tem dominado totalmente o mercado das Scooters Desportivas de alta cilindrada.

As linhas da XMAX 125 e a sua estética encontram-se inspirada directamente na sua irmã mais potente TMAX e proporciona o acesso facilitado a uma gama de scooters que primam pela qualidade dos seus componentes e pela exclusividade dos seus acabamentos.

A nova versão Tech Max da XMAX 125 é o culminar de mais de uma década de evolução, com a sua nova proposta Tech Max satisfazer ainda mais um target de potenciais clientes que pretendem uma scooter com design premium, que tenha um bom desempenho dinâmico, que seja fiável e que proporcione uma boa experiência de condução e um acesso facilitado à sua utilização, uma vez que as scooters 125 permitem ser conduzidas apenas com carta de condução A1 de ligeiros.

ESTÉTICA

As linhas da XMAX 125 são muito idênticas às das versões XMAX 300 e XMAX 400 apenas variando em alguns pormenores estéticos e obviamente na sua motorização. Ao a observarmos diríamos que a XMAX 125 seria uma scooter de maior dimensão dado o impacto da sua estética e volumetria. Com um design de linhas agressivas que realça o carácter desportivo do modelo e com acabamentos premium desta versão Tech Max, a XMAX 125 com ainda com um desempenho dinâmico e maior sensação de controle em condução desportiva, são os principais atributos da nova Yamaha XMAX 125 que pretende com este novo modelo consolidar a liderança no segmento das scooters desportivas de 125cc.

MOTOR

O motor de 125cc a 4 tempos da X-MAX com refrigeração líquida e injecção electrónica, compatível com a norma Euro4, proporciona acelerações rápidas e saídas enérgicas nos semáforos que, conjuntamente com uma velocidade máxima próxima dos 130 Km/h, permite uma utilização alargada e abrangente, em percursos urbanos e sub-urbanos, para trajectos diários de casa/escritório, que incluam inclusivamente auto-estrada, demonstrando uma enorme desenvoltura e uma boa proteção aerodinâmica. Os consumos são baixos e nos aproximadamente 300 Kms que realizámos com a mesma indicou um consumo médio de 3,4 l aos 100 Kms. O motor acusa poucas vibrações e é bastante silencioso.

CICLÍSTICA

A suspensão dianteira foi substancialmente melhorada e tem um comportamento praticamente de moto, contribuindo para um maior conforto e proporcionando uma condução mais desportiva e com maior controle e precisão nas trajectórias. A travagem é segura e progressiva graças aos seus travões de disco à frente e atrás com ABS e ao controle de tração TCS, idêntico ao instalado nas versões XMAX 300 e 400, que actua diminuindo a potência à roda traseira sempre que detecta uma perda de tracção. A XMAX 125 Tech MAX calça pneus Michelin 120/70-15″ na dianteira e de 140/50-14″ na traseira, combinação que demonstrou um excelente comportamento e uma boa aderência em todo tipo de situações.

COMPORTAMENTO

A XMAX 125 proporciona uma agradável sensação de condução, caracterizada pela sua agilidade, pela capacidade de circular com facilidade na densidade de transito urbano, graças a um perfil mais estreito e compacto, com um motor que apesar da sua baixa cilindrada se mostrou enérgico e com bom desempenho, mesmo a baixas rotações combinado com uma excelente travagem e uma ótima sensação de controle sobretudo graças ao eficiente ABS e à função TCS de controle de tração, funções que em piso molhado ou de pouca aderência são extremamente bem vindas.

Realizámos trajectos em auto-estrada a velocidades que facilmente atingiam os 120Kmh, com bastante estabilidade dinâmica e proteção suficiente graças ao seu vidro regulável em altura em duas posições, mas que na posição standard nos permitia ver por cima do mesmo, enquanto a grande maioria do fluxo de ar era desviado do nosso corpo coma ajuda de dois perfis laterais situados na carenagem frontal. Conduzi de capacete aberto e sem óculos, apenas com a pequena viseira escura do mesmo e a turbulência era praticamente nula.

EQUIPAMENTO

A nova XMAX 125 Tech Max está repleta de pequenos pormenores de excelente qualidade como seja o seu novo assento, mais ergonómico e de design mais exclusivo, forrado a pele e a material sintético e com pesponto duplo onde podemos ver gravada a sigla XMAX. As luzes dianteiras e traseiras são agora de tecnologia LED sendo os intermitentes de lâmpadas tradicionais.

A XMAX 125 é toda uma referência em termos do espaço debaixo do assento, com uma capacidade excelente e de formato mais rectangular, a facilitar a colocação de malas ou mochilas, para além obviamente de ser suficiente para dois capacetes integrais. A ignição é do tipo “Smart Key” que actua por proximidade e permite em qualquer momento, com um simples toque de botão, desligar totalmente a X-MAX .

O painel de informação é digital com dois manómetros de formato redondo separados por um pequeno ecrã LCD que concentra toda a informação relevante, embora de leitura algo difícil devido à pouca intensidade luminosa.

A XMAX 125 permite ajustar o vidro dianteiro em duas posições sendo necessária ferramenta específica para o efeito. Também o próprio guiador permite ajuste para proporcionar um maior conforto ao utilizador. O porta luvas frontal esquerdo inclui tomada de 12 volts para ligação de acessórios electrónicos e bloqueia com o trancar da moto. Um segundo compartimento idêntico situa-se do lado direito e abre-se apenas com uma leve pressão.

Versões e Preço

A versão TECH MAX da XMAX 125 inclui como complemento à versão standard duas cores originais e exclusivas, jantes douradas na versão Tech Kamo, banco mais confortável com acabamento premium em couro, faróis LED à frente e atrás sendo o traseiro ligeiramente fumado, poisa pés do condutor com apoios em alumínio, elemento decorativo em alumínio que contorna o painel de informação e Design desportivo com acabamentos exclusivos Tech MAX.

A nova XMAX 125 versão Tech Max de 2020 está disponível nos concessionários Yamaha, nas cores Tech Kamo ( versão ensaiada ) e Power Black pelo preço base de 5.395 eur ( versão standard 4.995 eur )

GOSTÁMOS

  • Resposta do motor a baixa rotação
  • Ausência de vibrações
  • Comportamento das suspensões
  • Estética desportiva c/ DNA TMAX

A MELHORAR

  • Écran não regulável manualmente
  • Altura/largura do assento
  • Fraca luminosidade do painel LCD

Especificações Técnicas Yamaha X-MAX 125 de 2020

( Ficha Completa AQUI )

Motor

Tipo de motor 4 tempos, refrigeração líquida, SOHC
Cilindrada 124cc
Diâmetro x curso 52,0 mm x 58,6 mm
Taxa de compressão 11,2 : 1
Potência máxima 14CV / 10,5 kW às 8.750 rpm
Binário máximo 12,0 Nm às 6.500 rpm
Sistema de lubrificação Cárter húmido
Sistema de combustível Injeção de Combustível
Sistema de ignição TCI
Sistema de arranque Eléctrico
Sistema de transmissão Automática, com correia trapezoidal
Consumo de combustível 2,7 l/100km
emissões CO2 63 g/km

Chassis

Sistema de suspensão dianteira Forquilha telescópica
Curso dianteiro 110 mm
Sistema de suspensão traseira Braço
Curso traseiro 75 mm
Travão dianteiro Monodisco, Ø 267 mm
Travão traseiro Monodisco, Ø 245 mm
Pneu dianteiro 120/70-15
Pneu traseiro 140/70-14

Dimensões

Comprimento total 2.185 mm
Largura total 775 mm
Altura total 1.415 mm / 1,465mm
Altura do assento 795 mm
Distância entre eixos 1.526 mm
Distância mínima ao solo 130 mm
Peso 175 kg
Capacidade Dep. Combustível 13,0 Litros

Concorrência

Honda Forza 125   124,9 cc /  15 cv /  159 Kg / 5.075 eur
Kymco Grand Dink 125   125 cc /  12,9 cv / 183 Kg /  3.899 eur
SYM Cruisym  125 ABS    125 cc / 14,8 cv /  180 Kg /  4.299 eur

Galeria de Imagens Yamaha XMAX 125 Versão Tech MAX

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!