Que calças usar para viajar de moto
As calças, no geral dos equipamentos de segurança, são o item mais esquecido! Talvez por uma questão de estilo… no entanto, as pernas são a zona do nosso corpo que mais sofre em caso de acidente ou queda.
Existe uma variedade enorme no mercado para todos os gostos e estilos. Temos calças em pele natural e sintética, têxtil e até os “jeans” com reforços interiores de “Kevlar/Aramida”.
As calças de pele são, assim como os blusões, mais usadas em ambientes desportivos como em circuito de velocidade num “track day”. O material, é o de maior resistência, mas mais rijo e de menor ventilação, sendo muito quentes nos dias de temperaturas mais altas e a impermeabilidade também limitada. Para viajar, no que diz respeito ao conforto, não são muito práticas.
As calças de Enduro/Motocross, por exemplo, tal como o restante equipamento dessa gama, são leves, elásticas e de baixa proteção. São calças com um nível de conforto e ventilação muito bom e tem zonas reforçadas no interior das pernas que reforçam o “grip” no contacto com moto em todas as posições de condução.
Também neste caso as proteções nas calças são um elemento fundamental. Quase todas contam com reforços importantes na zona dos joelhos e por vezes nas ancas, mas quase sempre se utilizam umas joelheiras de material rígido ajustadas no interior às próprias pernas (articuladas de preferência). Para viagem, este tipo de calças não entram da nossa lista de opções.
Para um uso mais polivalente e sobretudo para viajar, as calças em tecidos de polyester. Como referimos no artigo dedicado aos Blusões, também existem calças de 3 camadas (exterior em Cordura por ex., membrana impermeável removível e forro térmico também removível.). Ou seja, podemos ter as 4 estações do ano retirando ou adicionando as camadas em função da meteorologia. As proteções, no geral, são removíveis, uma opção que os fabricantes adotaram para permitir a incorporação de proteções de nível mais elevado e assim proporcionar maior segurança e/ou conforto. O único senão, é o preço a pagar na compra de umas calças desta natureza.
Também nestes modelos, os fechos de ligação aos blusões devem ser usados, permitindo não só um maior conforto térmico como de segurança acrescida no caso de uma queda não havendo exposição do corpo no caso do blusão levantar.
Reforçamos o conselho de que a ligação das calças com o blusão, normalmente realizada por um fecho zip, é de extrema importância em termos de segurança!
Finalmente as calças do tipo “Jeans”. Desde a sua invenção em 1890, as calças “jeans” são usadas em quase todas as situações. Práticas, confortáveis, sempre “na moda” e ao gosto de todos. Porém as ditas “calças de ganga”, não oferecem qualquer proteção, nem térmica nem de resistência a abrasão, mas as marcas de equipamento para moto decidiram este tipo de calças específicas para andar de moto, pois há muito que perceberam que o uso urbano pode estar garantido pelo estilo descontraído e prático das mesmas.
Por fora podem parecer iguais, mas a grande diferença está nos tecidos técnicos utilizados e nos reforços em zonas críticas. Não só as costuras são mais reforçadas, como no interior, nas zonas de maior risco de abrasão, existem reforços de proteção em materiais como fibras de Kevlar e aramida. Normalmente, também têm bolsos internos onde contam com proteções removíveis nos joelhos e na anca.
Estas calças podem oferecer algum conforto e proteção num ambiente citadino, e inclusive para usar tranquilamente no dia-a-dia, pois são “iguais” as outros “jeans”. Raros são os modelos que oferecem impermeabilidade e qualidades térmicas, no entanto, garantem conforto e proteção extra na zona dos joelhos e quadril pelos reforços aí existentes. Para viajar? Podemos ser levar um par como complemento.
Dica: Umas calças ou fato completo impermeável podem/devem fazer parte do nosso equipamento regular. Seja na cidade ou em viagem, levar equipamento adicional impermeável na bagagem ( top case ) pode ser muito útil em caso de sermos surpeendidos por uma chuvada.
Para viajar em conforto e segurança! Na nossa viagem, a melhor opção, assim como nos blusões, vai sempre para as calças de materiais têxteis, idealmente de 3 camadas, capazes de serem utilizadas nas 4 estações do ano. Afinal, só as usamos em viagem e por isso, podemos deixar o “estilo” de lado.
Grande parte destes modelos de calças, tem os respetivos blusões a condizer, mas não é obrigatório, até porque conseguimos outros modelos igualmente eficazes e talvez mais baratos. O pormenor que faz diferença é o fecho de ligação ao blusão. É usual, na mesma marca, serem compatíveis entre os diversos modelos. Assim sendo, usar a mesma marca nas calças e blusão pode ser importante.
Prontos para arrancar?
Em próximos artigos a publicar, irei abordar mais equipamentos, a bagagem, as ferramentas, como carregar a moto e outras dicas sobre custos, poupanças e viajar em segurança.
0 comments