Ducati Multistrada V2, a nova crossover com várias atualizações e menos 18kg

By on 5 Dezembro, 2024

Com o oitavo episódio do DWP 2025 (aqui o link para ver o video), a Ducati apresenta na Intermot, a feira de motos de Colónia, a nova Multistrada V2, a crossover de média cilindrada concebida para os apaixonados do motor bicilíndrico, que com o modelo 2025 melhora significativamente em termos de leveza, agilidade e facilidade de condução. 

A nova Multistrada V2 mantém a roda dianteira de 19 polegadas para se manter segura e divertida mesmo no asfalto mais acidentado, mas foi completamente redesenhada em torno do novo motor V2 bicilíndrico, tornando-se ainda mais acessível e, ao mesmo tempo, divertida de conduzir.

Graças a um projeto inspirado na procura da máxima leveza e focado no quadro monobloco e no novo motor Ducati V2, a nova Multistrada V2 pesa menos 18 kg do que o modelo anterior . Os seus 199 kg em ordem de marcha sem combustível para a versão V2, e 202 kg para a versão V2 S equipada com suspensão semiativa representam o valor mais baixo da categoria, o que beneficia a agilidade e as manobras com a moto parada e a baixa velocidade, mesmo quando totalmente carregada.

Para conforto térmico, tal como na Multistrada V4, foram introduzidas condutas de ar laterais de baixo para cima, integradas no design da moto que ajudam a direcionar o ar fresco para as pernas do condutor.

Os novos faróis e as DRL inspirados nas Panigale e Multistrada V4 de última geração ajudam a definir um frontal compacto e agressivo, imediatamente reconhecível. O “bico” mais curto está bem integrado no vidro da carenagem e cria uma imagem mais harmoniosa. 

Os indicadores de direção, finos e harmonizados no design dos painéis laterais, foram completamente redesenhados e reposicionados para oferecer a visibilidade ideal e criar um espaço entre eles e a carenagem que permite a passagem de ar fresco em direção ao condutor. A traseira é muito elegante e leve, graças a uma pega do passageiro traseira mais curta, completamente redesenhada para garantir funcionalidade e ergonomia.

Os bancos do condutor e do passageiro foram redesenhados, e o espaço para o passageiro foi melhorado em comparação com o modelo anterior em termos de espaço para as pernas e para o tronco, graças ao recuo da top case e dos suportes das malas laterais. Na nova Multistrada V2 foi equipada com um assento que pode ser ajustado em duas posições, com alturas de 850 e 830 mm. 

Além disso, o catálogo da Ducati Performance oferece como acessório um banco elevado para 870 mm e outro rebaixado para 810 mm. Na versão S, graças à DSS semiativa (Ducati Skyhook Suspension) e ao sistema Minimum Preload, é possível baixar o banco para 790 mm.

Motor

A nova Multistrada V2 está equipada com o novo motor Ducati V2, um V-twin a 90°, de 890 cc, com temporização variável da válvula de admissão IVT e distribuição com recall da válvula de mola helicoidal. Este novo motor, extremamente compacto e leve – pesando apenas 54,9 kg – contribui de forma importante para a redução do peso da moto. Nesta configuração, ele entrega 115 cv às 10.750 rpm e 92 Nm de binário às 8.250 rpm. Mais de 70% do binário máximo já está disponível às 3.500 rpm, e entre as 3.500 e as 11.000 rpm o valor nunca cai abaixo de 75%.

Finalmente, as relações de transmissão foram especificamente concebidas para a Multistrada, com uma primeira e segunda velocidades mais curtas para melhorar a utilização a baixas velocidades e a aceleração a fundo. A caixa de velocidades está equipada com a nova Ducati Quick Shift 2.0, que oferece uma sensação no seletor mais precisa e passagens de caixa mais rápidas.

Quadro

Para melhorar o conforto e o prazer de condução em qualquer rota, a nova Multistrada V2 está equipada com um quadro, subquadro traseiro e braço oscilante completamente redesenhados, que abraçam a mesma filosofia de construção da Multistrada V4. O quadro é um monocoque de alumínio que usa o motor como elemento de rigidez, o subquadro traseiro é uma treliça em aço e o braço oscilante é fundido em alumínio.

A Multistrada V2 está equipada com uma forquilha Marzocchi com tubos de 45 mm e um amortecedor Sachs com link progressivo, ambos totalmente ajustáveis. A Multistrada V2 S possui suspensão semiativa com controle eletrónico Ducati Skyhook Suspension, que melhora ainda mais o conforto, a segurança e o desempenho graças às novas estratégias eletrónicas que limitam o afundamento durante a travagem (anti-mergulho) e a tendência a “sentar” durante a aceleração (anti-agachamento), garantindo uma precisão de condução ideal.

Além disso, a função de pré-carga mínima (Minimum Preload) permite que a suspensão traseira seja rebaixada ao mínimo com o simples premir de um botão, facilitando o contacto dos pés com o solo, especialmente quando totalmente carregado e com passageiro. Tal como na nova Multistrada V4, os Modos de Suspensão podem ser selecionados independentemente dos Modos de Condução, para escolher a calibração de suspensão preferida, mantendo inalterados os parâmetros de controlo eletrónico e a resposta do motor.

Ambas as versões da Multistrada V2 estão equipadas com uma roda dianteira de 19″ combinada com uma roda traseira de 17″, com pneus Pirelli Scorpion Trail II, e 170 mm de curso de suspensão, para oferecer versatilidade e sensação de condução. O sistema de travagem da Brembo apresenta um disco dianteiro duplo de 320 mm e um disco único de 265 mm, com um desempenho de referência em todas as situações.

Eletrónica

A nova Multistrada V2 apresenta um pacote eletrónico completo, utilizável através dos redesenhados controlos do guiador e do novo painel de instrumentos TFT a cores de 5″, com um interface multilingue completamente renovado baseado em três Infomodes diferentes.

Os cinco modos de condução disponíveis (Sport, Touring, Urban, Enduro e Wet) oferecem a possibilidade de adaptar a Multistrada V2 a qualquer situação, definindo a potência do motor e a resposta a valores pré-configurados e modificáveis, graças aos quatro modos de potência com que o motor está equipado. Os modos de condução, claro, definem o ABS em curva, o Ducati Traction Control (DTC), o Ducati Wheelie Control (DWC) e o Engine Brake Control (EBC) para níveis pré-definidos, que podem ser modificados pelo condutor.

Os três Infomodes (Road, Road Pro e Rally) permitem-lhe tirar o máximo partido das capacidades do painel de instrumentos, alterando as informações apresentadas para oferecer ao condutor a melhor experiência de condução em todas as situações: o Road Pro, por exemplo, fornece a percentagem de potência e binário utilizada em tempo real.

Por fim, a Ducati Multistrada V2 está equipada de série com Cruise Control, uma tomada USB integrada no painel de instrumentos, a Ducati Brake Light EVO (que gere o piscar de emergência em travagens bruscas) e, no caso da V2 S, o Sistema Multimédia Ducati, com a possibilidade de ativar o acessório de navegação Turn-by-turn. Além disso, a nova função Coming Home mantém os faróis médios ativos quando a ignição é desligada, para iluminar a área à frente da moto e facilitar a entrada em casa.

A primeira oferece uma garantia válida por 4 anos com quilometragem ilimitada*. O programa de Assistência em Viagem* acrescenta assistência em viagem, transporte para o condutor e passageiro, um veículo de substituição e pernoitas num hotel de quatro estrelas em caso de problemas que possam surgir durante o período de cobertura. Tudo isto com a tranquilidade oferecida por uma rede de mais de 800 concessionários oficiais Ducati em mais de 90 países em todo o mundo.

Disponibilidade

A nova Multistrada V2 estará disponível na versão standard, e V2 S, com suspensão semi-ativa DSS . A primeira é disponibilizada na cor Ducati Red, enquanto para a segunda existe a escolha entre Storm Green e Ducati Red, com a possibilidade adicional de optar pela versão Travel, complementada com malas laterais de plástico, descanso central e punhos aquecidos. A nova Ducati Multistrada V2 chegará aos concessionários em janeiro de 2025, também numa versão de 35 kW para motociclistas com licença A2.

Ducati Multistrada V2 S
Cor
– Ducati Red
– Storm Green
– Motor Ducati V2, com 890 cc
– Potência máxima de 115 cv às 10.750 rpm
– Binário máximo de 92 Nm às 8.250 rpm
– Peso em ordem de marcha sem combustível: 202 kg
– Quadro monocoque em alumínio
– Depósito de 19 litros
– Suspensão Ducati Skyhook com gestão do modo de suspensão e função de pré-carga mínima
– Forquilha Marzocchi controlada eletronicamente com tubos de 45 mm, curso de 170 mm
– Amortecedor Sachs controlado eletronicamente, curso de 170 mm
– Jantes em alumínio de 19″ à frente e 17″ atrás
– Sistema de travagem Brembo com disco duplo dianteiro de 320 mm e disco traseiro de 265 mm
– Pneus Pirelli Scorpion Trail II
– Pacote eletrónico de última geração com unidade de medida inercial de 6 eixos (6D IMU): ABS com funcionalidade de curva; Ducati Traction Control (DTC); Ducati Wheelie Control (DWC); Ducati Quick Shift (DQS) 2.0; Engine Brake Control (EBC).
– Novo painel de instrumentos TFT completo de 5″ com gestão Infomode e controlos de guiador redesenhados
– Modos de Condução (Sport, Touring, Urban, Enduro, Wet)
– Modos de Potência (High, Medium, Low, Off-Road)
– Faróis full-LED com DRL e funcionalidade Coming Home
– Ducati Brake Light EVO
– Ducati Multimedia System
– Cruise Control
– Ficha USB no painel de instrumentos
Ducati Multistrada V2 Standard
Cor
– Ducati Red
Características de série iguais à Multistrada V2 S, com exceção de
– Peso em ordem de marcha sem combustível: 199 kg
– Forquilha Marzocchi com tubos de 45 mm com comando mecânico, curso de 170 mm
– Amortecedor Sachs com comando mecânico, curso de 170 mm
– Ducati Multimedia System
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments