TVS revela modelo Adventure com o novo motor monocilíndrico?
Há alguns dias, no evento MotoSoul, a TVS revelou um novo motor monocilíndrico de 300 cc, que deverá substituir progressivamente a unidade de 310 cc já instalada nos modelos naked e desportivos do fabricante indiano. A nova unidade chama-se RT-XD4 e é uma moderna unidade de potência monocilíndrica com algumas caraterísticas especiais que a distinguem da anterior unidade de 310 cc.
Em termos de desempenho, não há – também devido ao deslocamento quase idêntico, 299,1 contra 312,2 cc – aumentos significativos no desempenho: o novo motor mantém o sistema de temporização de quatro válvulas e fornece 34,5 bph a 9.000 rpm e 28,5 Nm a 7.000 rpm, em comparação com o “antigo” 33,5 bhp e 27,5 Nm.
Isto de acordo com os dados comunicados pela Rushlane, mas alguns outros meios de comunicação indianos indicam valores ligeiramente diferentes. Toda a arquitetura da RT-XD4 é diferente da sua antecessora, perdendo a inclinação do cilindro para a traseira da moto para ter uma disposição mais convencional com dimensões caraterísticas de 70×62,6 mm.
Assim, encontramos duas bombas de óleo e um sistema de arrefecimento misto água/óleo, sendo o primeiro para a parte superior da unidade térmica e o segundo para o cilindro, bem como o ride-by-wire. A caixa de velocidades é de seis velocidades com embraiagem assistida.
Assim, quando o novo motor foi revelado, não foram declarados muitos pormenores (incluindo o peso, que se espera ser inferior ao de 312 cc), nem em que moto será estreado. O mistério pode ser desvendado se dermos crédito às fotos de testes divulgadas pelos meios de comunicação indianos que mostram uma adventure que pode ser a – há muito tempo rumorada – TVS Apache RTX. As fotos não são muito nítidas e não conseguimos ver a marca TVS na moto, mas mostram dois protótipos de teste capturados durante uma paragem na estrada (presumivelmente indiana).
Não é possível dizer muito a partir das fotos, exceto que a roda de liga leve dianteira deve ser de 19 polegadas (mas a partir das fotos não é possível excluir uma de 17″) e equipada com um único disco de travão, enquanto a carenagem – definitivamente escondida da vista pela camuflagem – é grande e protetora. O quadro tem uma forquilha USD à frente e um monoamortecedor atrás, enquanto o quadro é em treliça de aço.
Não há confirmação direta da TVS, nem sobre o modelo nem sobre uma hipotética data de apresentação.
Imagem:https://www.rushlane.com
0 comments