A Kawasaki revelou na EICMA um protótipo com motor elétrico

By on 25 Novembro, 2019

No Salão anual de Milão, EICMA 2019, a Kawasaki anunciou num evento especial 6 novos modelos para 2020, e no decorrer do mesmo o seu presidente, Yuji Horiuchi, revelou ainda uma nova “Concept Bike” com motor elétrico.

O Sr. Horiuchi firmou ainda que a Kawasaki tem vindo a investir ao longo de anos em vários projectos de pesquisa e desenvolvimento no sector dos veículos elétricos e que o novo projecto EV possui uma motorização equivalente a 20 Kw de resposta em aceleração e de apenas 10 Kw em circulação normal, tendo já sido amplamente testado na pista de Autopolis no sul do Japão, propriedade da Kawasaki, e também em vários ambientes urbanos.

O desenvolvimento foi especialmente focado nas sensações que transmitem a condução da nova moto com motor elétrico, considerando uma enorme flexibilidade na entrega de binário e potência, combinada com uma caixa de velocidades tradicional. O resultado é o de uma máquina que oferece excelentes sensações ao condutor dentro do espírito “Rideology” da marca.

No coração do novo protótipo elétrico de 219 Kg está um pack de baterias recarregáveis quer via o sistema “Quick CHAdeMo” quer via corrente da rede doméstica de 110/220 Volts.

O resultado final é o de um veículo de duas rodas com motor elétrico e uma autonomia de cerca de 100 Kms que inclui atributos de uma moto convencional como sejam a embraiagem e uma caixa de 4 velocidades.  Com esta filosofia a Kawasaki espera agradar ao seu público consumidor e fãs da marca assim como todos que insiram no perfil traçado pela Kawasaki na sua filosofia de “Rideology”.

O departamento de investigação e desenvolvimento da Kawasaki, KHI, refere porém que este é apenas um projecto de investigação e que não existe de momento a intenção de colocar qualquer modelo eléctrico na gama Kawasaki no curto prazo. O Sr. Horiuchi afirmou no final, deixando todos os presentes intrigados, que a Kawasaki tem estado a desenvolver outros projectos em paralelo que irão permitir expandir ainda mais as sensações de controle em duas rodas…

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!