Alpinestar Tech-Air® 5 – o novo e inovador sistema de airbag eletrónico e autónomo

By on 21 Fevereiro, 2020

Desde a sua existência que a Alpinestars trabalha arduamente para desenvolver produtos de excelência para os seus clientes, que lhes proporcionem maior conforto e, acima de tudo, maior segurança.

Hoje, assistimos a um novo lançamento da marca – o Tech-Air® 5 – o novo e inovador sistema de airbag eletrónico e autónomo, compatível com qualquer casaco de motociclismo.

A mais recente aquisição da família Alpinestars Tech-Air®, que inclui os sistemas Tech-Air® Race e Tech-Air® Street, é a demonstração clara de que a Alpinestars continua a liderar no que toca a tecnologia de airbags próprios para os motociclistas. O Tech-Air® 5 é o compromisso da marca em tornar a sua tecnologia a melhor opção no mercado das proteções ativas de airbags.

O Tech-Air® 5 é um colete de airbag totalmente independente, que pode ser usado em qualquer casaco de motociclismo1. Este colete oferece uma excelente proteção para a parte superior do corpo, proporcionando aos seus utilizadores uma maior segurança, com total proteção dos ombros, peito, costelas e toda a parte lombar, o que minimizará de maneira eficaz e significativa o risco de lesões no caso de impacto. No atual mercado, o Tech-Air® 5 da Alpinestars é o sistema de airbag com a cobertura mais efetiva e abrangente.

Este produto, de última geração, vem com um sistema eletrónico ativo que apresenta seis sensores integrados (3 giroscópios e 3 acelerómetros) e um algoritmo de colisão que utiliza a IA (Inteligência Artificial) para monitorizar com precisão, qual o momento em que o airbag deve ser ativado em caso de acidente. O Tech-Air® 5 foi desenvolvido durante anos de pesquisa e testes com os principais pilotos do MotoGP e clientes da Alpinestars, analisando os dados de milhões de quilómetros e milhares de acidentes, para com isto, melhorar continuamente o algoritmo inteligente que deteta com precisão o momento da colisão. Logo que é identificada uma situação de impacto, o airbag é acionado, fornecendo uma incomparável proteção ao motociclista com um tempo de inchaço de, no máximo, 20 a 40 milésimos de segundo, com base no volume do tamanho do airbag. A absorção do impacto ao usar o Tech-Air®5 resulta numa diminuição da força de impacto de até 95%, em comparação com a utilização de uma proteção passiva. O sistema de airbag Tech-Air® 5 oferece a mesma proteção que o equivalente à utilização de 18 protetores de costas2.

Este colete da Alpinestars também é extremamente fácil de usar, basta fechar o colete e a aba magnética e está pronto para se fazer à estrada! Um visor LED indica o estado operacional do airbag e a bateria de íons de lítio certificada e integrada de forma discreta no colete tem uma autonomia de 30 horas. O sistema vem equipado com um carregador micro USB magnético que permite de forma rápida, fácil e conveniente o carregamento do colete.

O Tech-Air® 5 possui conectividade Bluetooth e uma aplicação Tech-Air®, onde é possível o utilizador verificar o estado operacional do sistema e o estado da bateria, através do seu Smartphone, assim como também, realizar uma análise detalhada de um determinado percurso ou de uma viagem; o firmware do sistema também pode ser atualizado diretamente pela aplicação.

Há quase 20 anos que a Alpinestars começou com o desenvolvimento do sistema original Tech- Air®. Quando foi lançado no mercado, em 2014, o sistema Tech-Air® foi reconhecido como o primeiro airbag do mundo que proporciona proteção total da parte superior do corpo com um sistema de gestão eletrónico completamente independente, para além de possuir a versatilidade de poder ser facilmente aplicado numa variedade enorme de casacos compatíveis com Tech-Air®. Em dezembro de 2019, o Tech-Air® 5 foi reconhecido pela CES como um dos produtos mais inovadores no Wearables Technology Marketplace.

História do sistema Tech-Air® da Alpinestars:

2001 – Começa o projeto do sistema de airbag Tech-Air®.

2004 – A Alpinestars realiza o seu primeiro teste com um airbag eletrónico (com 2 balões de airbag de 60 litros). A Alpinestars decide utilizar um gatilho eletrónico para o airbag e, enquanto analisa e estuda todas as soluções e resultados, descobre que com um sistema mecânico, a ativação não é rápida o suficiente para garantir a proteção no primeiro impacto.

2004 – A Alpinestars começa a recolher dados de pilotos profissionais do MotoGP.

2009 – A Alpinestars apresenta o Tech-Air® Race no MotoGP.
2011 – O Tech-Air® Race está integrado no fato de corpo da Alpinestars e está disponível para os

clientes finais.

2014 – O sistema de airbags Tech-Air® Street é lançado no mercado, na feira EICMA em Milão, como um sistema eletrónico independente de airbags modulares, que fornece proteção de primeiro impacto para toda a parte superior do corpo. O Tech-Air® Street era o primeiro sistema no mercado a fornecer esse nível de proteção. Além disso, o sistema permite que o motociclista altere facilmente de roupas compatíveis com Tech-Air® e assim, adaptar o vestuário às suas necessidades de condução e às condições climáticas.

2016 – O Tech-Air® Race é introduzido como um sistema modular que permite aos motociclistas não apenas escolher entre uma ampla variedade de vestuário compatível, mas também escolher entre algoritmos: os motociclistas podem alterar entre o modo pista e o modo estrada. O Tech- Air® Race é o primeiro sistema no mercado a oferecer essa opção.

2020 – O sistema Tech-Air® 5 é lançado, juntando-se assim ao Tech-Air® Race e ao Tech-Air® Street na gama Tech-Air® da Alpinestars.

O novo Tech-Air® 5 estará disponível para venda no mercado português em meados de Março de 2020, pelo preço de 599,00€ (iva incluído).

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!