Axiis Liion: Supermoto elétrica portuguesa com 134 cv!

By on 9 Fevereiro, 2022

Levou quatro anos a ser produzida, esta moto elétrica inteiramente de produção nacional. A Supermoto Axiis Liion consegue chegar aos 134 cv e a uns impressionantes 720 Nm, sendo capaz de pôr os nervos em franja a qualquer um.

A Axiis começou em 2015 quando 3 amigos que ainda estudavam se juntaram com o objectivo de fazer uma marca de motos. Esse foi o embrião para o que viria a seguir.

“Apesar de já termos experiência na construção de motos adquirada pelo MotoStudent, na altura percebemos que o objectivo seria demasiado ambicioso para os recursos e experiência que tínhamos”, começa por nos referir Miguel Morgado, responsável pelo projeto.

“Decidimos então começar por fazer acessórios de motos, para que pudéssemos começar a construir uma marca, ganhar experiência e estrutura para construir o nosso sonho. Com um investimento de apenas 1200€ fomos crescendo organicamente com vendas dos nossos acessórios, até ao ponto em que conseguimos montar a nossa própria estruturas produtiva para avançar com a moto.”

Em 2019 surgem as primeiras informações sobre um projeto para uma moto elétrica…

“Neste momento, passados quase 6 anos temos uma pequena marca de acessórios, mas uma grande moto para mostrar.”

Um ‘monstrinho’ com 720 Nm!

Com a Supermoto Axiis Liion prometem mudar a concepção atual das motas eléctricas. A Liion foi feita para ser a melhor Supermoto no mercado que é atualmente dominado pelas motos a combustão. “Com 133kg (peso de marcha), 134 cavalos e 12 kWh de bateria (250 km de autonomia em uso citadino) temos o melhor rácio de potência/peso de qualquer Supermoto.”

A moto foi toda desenhada em Portugal e as peças maquinadas foram todas fabricadas na fábrica em Loures. Em relação à condução deste monstro, a disponibilidade de torque é algo que deixará qualquer piloto muito experiente com um pico de adrenalina. Imagine 720 Nm de binário na roda e disponíveis a qualquer velocidade.

No entanto, se este binário o deixa assustado não tem com que se preocupar. A Liion é totalmente configurável em termos de potência, sendo assim perfeita para todos os níveis de condução, o que permite que o piloto consiga evoluir com a moto.

O que vem a seguir?

“Queremos avançar com a produção e para isso estamos neste momento à procura de investimento. Para já, na próxima sexta-feira vamos abrir o nosso site.”

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments