BMW R1300GS, R1400GS e M1300GS 2023: Nova geração já mexe!

By on 31 Março, 2022

Falta apenas confirmação oficial. A BMW vai mudar completamente a sua maxi-trail R 1250 GS e em 2023 chega uma nova R 1300 GS acompanhada de outras duas versões, a R 1400 GS e M 1300 GS.

Foi em 2013 a última vez que a BMW mudou completamente o seu motor boxer com a chegada da refrigeração líquida e outras mudanças. Cinco anos depois (2018) chegaria a variante com distribuição Shift Cam. Seguindo a tradição, agora é hora, para 2023 (10 anos depois) da próxima mudança importante.

Em junho do ano passado, circularam as primeiras fotos de um protótipo da futura R1300GS, um modelo disfarçado e certamente com peças não definitivas, mas as imagens sugeriam variações de peso no design da moto.

A presença de um piloto de testes que certamente não era “magro” poderia induzir em erro quanto às dimensões reais da nova GS, mas a presença dos modelos standard e Adventure na mesma ocasião, ajudou a corrigir as primeiras impressões.

Seja como for a R1300GS – a cilindrada não foi uma aposta pois a camuflagem das cabeças dos cilindros reforçava essa hipótese – mostrou-se com uma frente completamente diferente, um conjunto de faróis não assimétrico e posicionado mais baixo do que o habitual (no guarda-lamas bico de pato), assim como um sistema de escape diferente. Inclusive o sub-quadro traseiro foi camuflado para não revelar as novidades.

O tamanho das rodas raiadas (19 e 17 polegadas) e a adoção da suspensão dianteira Telelever foram então confirmados.

Agora, os nossos colegas americanos da Motorcycle.com fizeram uma descoberta interessante. Numa seção do site oficial da BMW, onde os serviços de manutenção e inspeção podem ser solicitados, na lista de modelos atuais e passados ​​notou-se a presença de três novas abreviaturas,  que têm a ver com o protótipo vistos nos testes do ano passado.

Estas são as siglas R1300GS, R1400GS e M1300GS. As duas primeiras podem dizer respeito a duas configurações com o mesmo motor (afinal, é isso que a BMW já está a fazer com a família F-GS), enquanto a terceira é mais uma confirmação da abreviatura “M” que foi registada anteriormente nos Estados Unidos.

O fato dessas siglas terem sido incluídas junto com os modelos atuais, sugere que a chegada ao mercado já foi decidida pelo fabricante. Quase apostariamos que se tratam de modelos do ano 2023!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments