Custom – “The Blechmann”: a R18 mutante

By on 21 Agosto, 2020

UM CARÁCTER FORTE PRECISA DE UM NOME FORTE. “BLECHMANN” É UM NOME TÃO PODEROSO COMO O METAL. É TAMBÉM A ALCUNHA DE BERNHARD NAUMANN, UM FAMOSO PERSONALIZADOR DA ÁUSTRIA… EIS A EXUBERANTE BLECHMANN R 18.

Com a nova BMW R 18, a BMW Motorrad apresentou a primeira moto de produção em série da marca para o segmento das cruisers em Abril de 2020. Como nenhuma outra moto BMW antes dela, este modelo mantém-se inteiramente na tradição das motos BMW históricas – tanto tecnicamente como no que diz respeito ao seu design.

Baseia-se em modelos ilustres como a BMW R 5 e volta o foco para o essencial da moto. Motivo suficiente para Naumann mudar o menos possível no quadro e na tecnologia e utilizar apenas os pontos de montagem originais para a criação do Blechmann R 18.

Ao pormenor

Ao começar com uma nova criação, Bernhard Naumann nunca usa esboços com antecedência. Ele recolhe a sua inspiração ‘na hora’, enquanto trabalha na própria moto. “Crio o meu desenho diretamente sobre o objecto, utilizando o material final. Isto permite-me responder diretamente aos requisitos e estar sempre atento às proporções”, explica o designer.

Para a Belchmann R 18 colocou inicialmente “o carro à frente dos bois”, afim de poder avaliar corretamente as proporções para a carenagem dianteira. O posto monolugar do condutor baseia-se na estrutura original de suporte do guarda-lamas traseiro, assento e cauda.

O farolim traseiro é da Kellermann. O depósito de combustível foi extensivamente modificado: por um lado, é mais estreito, tornando-se mais desportivo e expondo o motor ainda mais. Por outro lado, apresenta cortes nos joelhos, que apoiam ainda mais a linha atlética. As traves da coluna de direcção original foram utilizada como base de fixação do guiador.

Em seguida, foram personalizados os faróis. Tal como com a sua última moto personalizada BMW “Giggerl” (uma conversão da roadster BMW R nineT), os faróis deveriam ter um design subtil em forma de rim. Análogo ao motor clássico do boxer, Blechmann colocou uma lâmpada de filamento de forma proeminente ao centro. Aqui, também, o ângulo de direcção e o farol dianteiro determinam a disposição básica da moto personalizada.

Bernhard Neumann aperfeiçoou os seus esforços de personalização com tinta preta discreta e as clássicas listras de pins brancos da BMW Motorrad. No total, a equipa à volta de Blechmann trabalhou 450 horas na sua versão da BMW R 18.

Definindo a personalização

Blechmann não vê o seu trabalho como sendo o de um personalizador clássico. “O meu trabalho começa com a remoção de partes da versão original até restar uma tela branca. À medida que a construção avança, o desenho desenvolve-se. Chamo a isto “estilo de personalização rápida””, diz o personalizador. Isto é o que torna a sua oficina única.

Na sua maioria, Blechmann trabalha sozinho no seu artesanato e nos seus desenhos. Se necessário, ele recebe apoio de profissionais escolhidos à mão. “Não pode fazer nada neste mundo por si só. Estou mais do que satisfeito por ter uma infra-estrutura de pessoal de confiança”.  

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x