Ducati 860-E concept by Italdesign: Um mero exercício de estilo

By on 10 Agosto, 2021

A Italdesign apresentou sob a forma de protótipo a Ducati 860-E, materializando de maneira digital a moto elétrica da Ducati que muitos gostariam de ver. 

De acordo com a ‘Híbridos e Elétricos’, este ‘Concept’ do especialista em desenho Italdesign, nem sequer é um modelo físico, permanecendo ainda sob a forma de design digital.Para as suas formas, a conhecida firma italiana foi beber inspiração à clássica Ducati 860 GT dos anos 70, uma moto que para ser projetada na época foi encomendada a um jovem, Giorgetto Giugaro, que mais tarde se tornaria o criador da Italdesign.

Com um visual indiscutivelmente retro, é da Ducati 860 GT de 1974 que assume principalmente os formatos do depósito de combustível (falso neste caso) e dos plásticos que a envolvem para se chegar a um design moderno e dinâmico. Oferece-nos a imagem de uma moto naked, alta e com o compartimento onde se encontram as baterias com a acabamento em preto, com persianas à frente para ajudar ao arrefecimento, 

Um dos pormenores que certamente mais desperta atenção é o design do farol dianteiro com forma arredondada e luz LED, acentuando o ar retro e a acrescentar personalidade e até um certo charme à 860-E.

Do ponto de vista motriz, o concept 860-E da Italdesign emprega um motor elétrico central com transmissão por correia dentada. Não foram acrescentados muitos mais dados técnicos, no entanto, lembramos, que estamos perante um mero exercício de design.

Sobre este seu protótipo, a Italdesign comentou: “A Ducati 860-E Concept mantém algumas das linhas icónicas do modelo original, como a forma do depósito que continua sob o assento. Totalmente elétrica e silenciosa, com um design incrível, não está prevista a produção deste modelo. É um mero exercício de estilo. A Ducati 860-E é a homenagem da Italdesign a uma das excelências italianas, conhecida em todo o mundo.”

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments