Ducati revela resultados do primeiro semestre

By on 29 Julho, 2022

A marca de Bolonha concluiu os primeiros seis meses do ano com resultados positivos, apesar dos desafios impostos pela corrente crise de fornecimentos e de logística.

A Ducati entregou durante este período 33.265 motos a clientes, com a Multistrada V4 a confirmar-se como a moto mais pretendida pelo clientes Ducati. No semestre de janeiro a junho de 2022, a receita da empresa cresceu 5,4%, passando de 514 para 542 milhões de euros. Este é o valor mais elevado jamais registado pelo fabricante de motos nos primeiros seis meses do ano. O lucro operacional também aumentou e regista um aumento de 14,8%, crescendo de 59 para 68 milhões de euros em comparação com o mesmo período de 2021.

O fabricante de Bolonha entregou um total de 33.265 motos a clientes, o que significou uma quebra nas entregas de -3,6% em relação ao mesmo período de 2021 (34.515). Este resultado foi conseguido graças a uma grande flexibilidade, constante diálogo com os parceiros e sindicato, apesar das dificuldades relacionadas com a crise de fornecimento.

Claudio Domenicali comentou: “2021 foi um ano recorde para a Ducati, com o melhor resultado de sempre em termos de entregas, receitas e lucro operacional. 2022 está a provar ser um ano mais desafiante: apesar da forte procura por parte dos entusiastas, tal como é evidenciado pelo nosso portfólio de encomendas que, no final do primeiro semestre, está 86% acima do mesmo período de 2021”.

Apesar dos bons resultados alcançados, o CEO da Ducati, referiu alguns problemas na cadeia de fornecimento de componentes que atrasaram a entrega de algumas motos a clientes. “Permanece a forte descontinuidade nas áreas da logística e fornecimentos. No entanto, conseguimos obter resultados satisfatórios considerando o contexto no qual estamos a operar, especialmente em termos de receita, que é a melhor jamais registada nos primeiros seis meses do ano. (…) Peço desculpa a todos aqueles que tiveram ou têm de esperar mais tempo do que o necessário para receber a sua moto.”

O mercado chinês em crescimento

Durante o primeiro semestre do ano Itália foi confirmada como o primeiro mercado para a Ducati com 6028 motos entregues, seguido pela América do Norte com 5239 unidades, Alemanha com 3745 motos e França com 2647. Os números são significativos na China, que atingiu um crescimento de  +12% com 2411 motos entregues.

Em termos de modelos, desde o seu lançamento em 2020 a Multistrada V4 tem desfrutado de um sucesso crescente entre os entusiastas. Ao longo do tempo tem estado à altura das expectativas criadas, estabelecendo-se como a moto ideal para qualquer tipo de viagem e tomando lugar entre os modelos mais populares da gama Ducati. Também para a primeira metade de 2022 a Multistrada V4 foi a moto mais entregue, com 6139 unidades. Em seguida está a Monster, com 4776 motos entregues, e a família Scrambler Ducati 800 com 3999 motos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments