E agora o que vamos fazer ? talvez… entreter

By on 17 Março, 2020

Agora, neste período forçado mas obrigatório de recolhimento e quarentena, há que aproveitar e dedicarmos parte do nosso tempo a aquelas coisas que vamos sempre deixando para depois… e com a nossa mais querida ( sim, a outra, aquela que gera inveja e ciúme aí em casa )  parada na garagem a pedir atenção, nada melhor do que dedicarmos-lhe o tempo que ela merece, compensando-a de todos aqueles momentos extraordinários que no passado nos proporcionou sem que nós lhe déssemos o devido retorno. Assim, quando a coisa melhorar e os  “bons dias” voltarem, ela estará pronta e reluzente para dar largas à nossa ânsia por liberdade.

Um compressor em casa é uma boa ajuda

E como a ida a um qualquer “Elefante Azul”  pode ser problemática e arriscada, vamos antes proceder à higiene da nossa companheira em casa.  Um espaço arejado no jardim seria o melhor mas na garagem desde que exista um ralo para escoar águas e sujidade também serve.

Lavar sem estragar…

Partimos do princípio que a moto está parada e com o motor frio, certo ? Água fria em cima de motor quente é desaconselhado já que o contraste de temperaturas pode fazer estalar algum componente do motor ( cárter … ). 

A marca Muc-Off tem kits completos de limpeza

Com a moto fria começamos por utilizar um produto desengordurante nas partes mais sujas da moto, tas como as jantes, a parte inferior do motor, a corrente e a zona do braços oscilantes onde a corrente circula ( Produto generalista: o desengordurante KH-7 que utilizamos em casa, inclusive na roupa, tem um bom desempenho na moto também e não é muito agressivo ). Deixamos actuar o desengordurante durante uns minutos enquanto passamos uma esponja com água e detergente próprio em toda a moto, deixando as partes onde colocámos desengordurante para o final.

Lavagem a seco com produto específico neste caso da Muc-Off

Nas partes mais sujas, sobretudo naquelas em que colocámos o desengordurante, poderemos utilizar um pincel ou uma trincha velha, que podemos embeber no próprio desengordurante para ajudar a libertar a sujidade mais encrustrada. Cuidado não usar produtos demasiado agressivos ou concentrados pois podem manchar a pintura ou os metais.

Um dos elementos que há que dar especial atenção é à corrente de transmissão. Recomendamos utilizarem um produto específico para limpeza de correntes ou em alternativa gasóleo já que a gasolina é demasiado agressiva com os o’rings da corrente e acabará por deteriorar os mesmos fazendo com que a corrente perca a sua lubrificação interior mais rapidamente e sofra um deterioro precoce.

Produto especial para limpeza profunda da corrente

Depois de dar especial atenção às partes mais sujas voltamos a enxaguar com água e detergente toda a moto para logo de seguida fazer uma passagem de água apenas, para retirar todos solventes utilizados, sobretudo nas zonas que utilizámos desengordurantes.

Quem tiver compressor pode pulverizar um produtos desengordurante

Uma vez livre de toda a sujidade e passada por água há que secar a moto. Aqui recomenda-se vivamente a utilização de panos microfibras pois são menos agressivos que a tradicional camurça e igualmente absorventes. Claro que uma t-Shirt velha pode muito bem fazer o mesmo serviço mas com menos eficiência. Começar de cima para baixo, sobretudo nas partes pintadas e cromados da vossa moto. Motor e restantes elementos deixar para o final. Se tiverem ar comprimido de um eventual compressor ,podem e devem utilizar a pistola de ar para secar as partes por exemplo do motor onde á mais difícil ou impossível de chegar com um pano.

Agora o acabamento…

Uma vez terminado o trabalho de limpeza e secagem há que passar proteger o investimento realizado não só na moto como no tempo que estivemos a cuidar da mesma. É que uma boa proteção após lavagem permite não só manter por mais tempo a moto livre de sujidade, garantindo inclusivamente que a mesma está protegida contra corrosão, como facilita enormemente uma próxima lavagem, já que a película de um eventual produto protector que aplicamos não permite que a sujidade se volte a encrostar com tanta facilidade. Se habitam perto da costa e do mar, esta fase é mesmo crucial para garantir o bom aspecto de todos os componentes metálicos da vossa moto ( sobretudo os cromados ).

Um spray de proteção protege contra a corrosão e o acumular de sujidade

Existem vários produtos para o efeito no mercado ( ex. de um generalista WD40 ) e apenas há que ter cuidado em não “lubrificar” os discos nem as pastilhas de travão, para limpeza deste existem também produtos específicos.  A corrente deverá ser um dos elementos soprados com ar comprimido para a libertar de toda a água e humidade e poder ser então lubrificada com um produto específico, normalmente viscoso, de forma a manter maior aderência á mesma. Em tempo de chuva e para quem ande diariamente de moto a lubrificação semanal da corrente e o ajuste eventual da mesma é fundamental para garantir a sua longevidade ( e a do pinhão de ataque e da cremalheira ) assim como o seu correcto funcionamento.

Lubrificar regularmente a corrente com um produto específico é fundametal

Outras partes móveis deverão ser também lubrificadas, tipo manetes de travão e embraiagem, eixos das rodas e do braço oscilante assim como bielas ou pontos de fixação do amortecedor traseiro. Finalmente, e como não sabemos quanto tempo teremos de estar em quarentena, poderemos resguardar a nossa fiel companheira protegendo o tempo que acabámos de investir na mesma, colocando-lhe uma capa que a proteja do pó e da poluição. Deveremos assegurar-nos que a moto está totalmente seca para evitar condensação e humidade debaixo da capa ( normalmente de material plástico). Se a arrancarmos no final e deixarmos aquecer o motor durante uns minutos, esta será uma excelente forma de garantir que a mesma secará mais rapidamente.

Convém no final garantir que discos e pastilhas não tem qualquer gordura na sua superfície

Deixamos um última recomendação em relação à manutenção da carga da bateria.  Nada mais frustrante do que, num momento determinado, decidirmos utilizar a moto e a mesma não arrancar por ter a carga da bateria em baixo. Existem aparelhos específicos para assegurar a manutenção da carga máxima da bateria e assim não terão surpresas.

Na Amazon existem diferentes modelos de carregadores de manutenção de carga de bateria que se podem adquirir on-line

Boa quarentena para todos… Certos que melhores dias virão.

AQUI poderão encontrar várias referências de produtos de limpeza para vossa moto que poderão encomendar on-line .

Distribuidor da Muc-Off www.vicma.es

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x