EICMA 2022: Kove 400 RR, Desportiva peso-pluma de 4 cilindros

By on 17 Novembro, 2022

A Kove 400 RR é uma desportiva de 4 cilindros em linha, com 68 cavalos de potência e 160 kg (totalmente abastecida) que esteve presente no EICMA para sondar a reação do público do Velho Continente.

O jovem fabricante chinês de motos, Kove (conhecido na sua terra pelo nome de Colove), pretende conquistar os mercados europeus com as suas novas produções. Presente em Milão em busca de distribuidores na Europa, a marca aproveitou para revelar a nova trail 800X Super Adventure  (que já revelámos), assim como a desportiva 400 RR onde nem sequer faltam as já famosas aletas aerodinâmicas nas laterais da carenagem.

Existem no mercado multiplas propostas no segmento das desportivas de 250 a 500cc, que empregam principalmente motores de um ou dois cilindros de arquitectura muito parecida. É aqui que mais uma vez a Kove se destaca, com um compacto motor de quatro cilindros de 399 cc, com refrigeração líquida e dupla árvore de cames à cabeça.

Inicialmente apresentado na China, o motor de 4 cilindros já está pronto e foi apresentado na desportiva Kove 400 RR, no salão EICMA. Em termos de desempenho, o bloco reivindica uma potência máxima de 68 cavalos e um binário de 36 Nm. No entanto, será necessário forçar muito as velocidades porque esses valores são atingidos respectivamente a 13.500 e 12.000 rpm… muito perto da linha vermelha do conta-rotações.

 O fabricante anuncia uma velocidade máxima de 220 km/h, nada mal para uma 400cc que nos traz à memória algumas ‘quatrocentos’ inesquecíveis que na década de 1990 estiveram no mercado como a Honda VFR 400 e Yamaha FZR 400.

O quadro da Kove 400 RR é do tipo treliça construído em aço, com um braço oscilante assimétrico de alumínio carregando um monoamortecedor central progressivo, receita conhecida como a forquilha invertida. As rodas são de 17 polegadas, a travagem é reforçada com dois discos dianteiros de 300 mm mordidos por pinças flutuantes de pistão duplo e um pequeno disco traseiro. O peso em ordem de marcha anunciado é muito baixo, somente 160 quilos e o assento a 795 mm de altura parece-nos um bom compromisso.

Por enquanto, a Kove 400 RR ainda não é distribuída na Europa, mas a situação pode mudar num futuro próximo.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments