Europa: Cóimas por excesso de ruído a partir do outono?

By on 5 Agosto, 2021

Vão ser legais os radares de ruído na Europa? Esta é uma questão em cima da mesa… Estes dispositivos podem receber autorização legal na chegada outono, para que aqueles que excederem o limite de poluição sonora possam ser multados.

Países como a França e Suíça andam em testes com estes dispositivos há mais de um ano para atingir a precisão máxima, e garantir que eles medem os sons ao mais ínfimo pormenor.

Após uma longa temporada de testes, estes radares poderão receber a sua autorização legal na Europa no próximo outono, pelo que é previsível que a partir de 2022 estes aparelhos comecem a penalizar financeiramente todos os veículos que excedam os decibéis máximos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição sonora é o segundo maior problema ambiental da Europa. O limite considerado “normal” é de 55 decibéis (dB), por outro lado, 1 em cada 5 pessoas está submetido a ruídos superiores a 65 dB diariamente.

Numa via movimentada, o ruído ultrapassa os 90 dB, valor bem acima do nível máximo recomendado pela OMS e que, conforme esclarece a entidade, pode causar problemas de stresse, insónia ou doenças cardiovasculares.

Como funcionam?

Esses dispositivos, que aplicam a sua tecnologia a carros e motos, são equipados com um medidor de nível de som que mede o nível de decibéis. Além disso, integram uma câmara de 360º, que é acionada automaticamente ao detectar um veículo que ultrapasse os níveis máximos permitidos, mostrando a imagem de uma trilha acústica com hexágonos coloridos.

O primeiro radar de ruído foi criado em Paris em 2016. Nesse mesmo ano, os Emirados Árabes Unidos também começaram a instalar esses dispositivos para multar as motos e carros mais barulhentos. Já em 2019 em Edmonton, no Canadá, também os começaram a usá-los. Há pouco mais de um ano, o Reino Unido, a Suíça e outras regiões da França estão a fazer testes com os radares de medição de ruído.

Se a Europa vier a aprovar este projeto e a permitir que os veículos que excedam os limites de ruído sejam multados a partir do próximo outono, será bem possível que essa prática se espalhasse para outros países como o nosso. Mesmo ao nosso lado, em Espanha foi colocado um destes radares na estrada C-31 da Catalunha, pelo que será uma questão de tempo até que se instalem por outros países para cumprirem o seu objetivo: reduzir o excesso de poluição sonora.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments