Famel EX-F: Porque o neo-retro não morre… é Portuguesa e elétrica!

By on 22 Março, 2021

A tecnologia pode avançar e saltar constantemente barreiras, mas o estilo e o design ficam, atravessam gerações. Tudo isto podemos ver na bem portuguesa Famel EX-F, totalmente inspirada no design da saudosa XF-17 mas com um vivo e nervoso motor elétrico.  

Hoje em dia, os ‘cafe racers’ já não correm de café em café, ou de vila em vila a fazer recordes para mostrar aos amigos. Não, agora é mais um exercício de estilo. mais do que um nome que sugere a função. No entanto, se a safra de novas neo-retro é algo que veio como uma moda – possivelmente para ficar muito tempo – que mais acontecerá se lhe acrescentarmos um moderno motor elétrico?

Desta vez, a fábrica portuguesa Famel introduziu a reencarnação de uma de suas motos clássicas, a XF, em acabamento elétrico apelidado de E-XF. Lançada inicialmente em 1975, a Famel XF foi a motocicleta mais bem sucedida da empresa. Na verdade, a Famel continuou a produzir o modelo XF até que pediu falência em 1994.

Avançando cerca de vinte e sete anos no tempo, vemos agora a Famel a tentar um regresso. Mantém-se fiel ao estilo original e reencarna a XF na forma da elétrica E-XF – mas é mais uma evocação do que uma réplica simples. A alimentar a E-XF existe uma unidade de força totalmente elétrica, que consiste num motor elétrico ‘spritely’ que gera 5 kW de impulso, ou o equivalente a cerca de 7 cavalos. Isso torna-o equivalente a uma moto para iniciantes de 50cc, ou uma scooter de 110cc com motor arrefecido a ar. Para complementar o motor simples, porém eficaz, a nova E-XF conta com travões de disco à frente e atrás, com a integração de um sistema combinado de travagem (CBS).

O motor elétrico funciona em conjunto com uma bateria de 72V e 40Ah, que carrega de zero a 100% em cerca de quatro horas. Isso dá à moto um alcance impressionante de 70 quilómetros com uma única carga. A produção da Famel E-XF deverá começar em Portugal e outras zonas da Europa em 2022. Espera-se que venha a ter um preço aproximado de 4.100 euros.

O novo modelo já está disponível para pré-reserva através deste LINK

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments