Harley-Davidson LiveWire by Moto Adonis: Quebrando regras!

By on 19 Agosto, 2021

Os preparadores da Moto Adonis transformaram completamente uma Harley-Davidson LiveWire elétrica, dando-lhe um visual agressivo e totalmente diferente, mas mantendo o desempenho do modelo original.

Os holandeses da Moto Adonis gostam de construir tudo o que mais apreciam, desde que seja futurista e preto. “A base de construção foi uma nova Harley LiveWire elétrica! A nossa tarefa para o cliente era construir uma moto desportiva movida a bateria com um visual que combinasse com o desempenho que a LiveWire já tem”, começam por explicar.   

“Quisemos fazer uma mudança realmente significativa no design da moto, porque não estávamos limitados por quaisquer regras de estilo. É por isso que limpamos as nossas mentes e abandonamos todos os métodos convencionais. Como o sonho de Daan era sair com tudo, pedimos a ele que nos ajudasse com o design!”

De facto, na Moto Adonis foram capazes de libertar a mente e personalizar a Harley-Davidson LiveWire de acordo com os seus caprichos, desde que atendesse às premissas do cliente. E a verdade é que , a nível de design, fizeram alterações realmente significativas em comparação com a moto de série. Partiram do zero, começando por  remover todos os plásticos do corpo da moto original até ao osso. 

Arte funcional

“Tirámos todos os plásticos do corpo para chegar ao esqueleto da fera. Sem pequenas modificações, apenas uma construção completa sem limitações, exceto a posição de pilotagem e desempenho. O tipo de moto que estávamos a fazer foi projetada para ser pilotada como um hooligan. Difícil e rápida!

Motos personalizadas são uma forma de arte, mas gostamos de torná-las uma arte funcional!

Embora não houvesse limitações na determinação do design, havia um grande desafio: a moto tinha que estar pronta em 4 meses … “É uma tarefa e tanto se sabem um pouco sobre customização de motos, mas estávamos preparados para isto! Tivemos que montar uma grande equipa e apenas trabalhar mais e mais. Havia alguns prazos muito difíceis nesta construção, mas conseguimos garantir que o tempo não afetasse o resultado final.”

O processo de construção

Iniciaram o trabalho fazendo um esboço à mão e compartilhando ideias entre os designers e o cliente. Depois foi a vez das recriações digitais no Photoshop, e assim que o cliente deu sinal verde começaram a fabricar as peças para a “nova” moto. A cobertura e carenagem é feita de alumínio e é totalmente artesanal; para a pintura, uma cor preta semi brilhante que era um desafio, porque a carenagem tinha que ser acabada com perfeição para ser visível.

“Depois de todos concordarem com as linhas, começamos a modelar o alumínio com um martelo, uma chave inglesa e todas as outras ferramentas de que precisamos para obter o formato correto. E, claro, muita soldagem, e também muito suor e cervejas para avançar com o projeto.”

Foram depois adicionados novos faróis e várias luzes LED no assento e na parte inferior da moto (que podem mudar de cor a partir do smartphone), assim como novos travões  dianteiros Brembo com discos Moto-Master.

Nada foi absolutamente mudado no sistema elétrico de alta tensão original para manter a garantia de fábrica, de modo que trabalharam em componentes como o carregador ou o painel de instrumentos original sem modificá-los. O que fizeram foi redesenhar toda a parte do assento, além da parte que fica logo à frente (no local do falso depósito de gasolina) que forma uma espécie de concha.

“De acordo com a nossa filosofia de que ‘uma moto customizada é feita para rodar’, isso significou que tínhamos que manter um local de armazenamento para o cabo de carregamento. Por isso, reinventamos a peça do assento para torná-la ainda mais funcional.”

Não houve mudanças no motor, sendo mantido intacto o motor elétrico da Harley-Davidson LiveWire com 105 cv de potência e 117 Nm de binário, alimentado por uma bateria de 15,5 kWh de capacidade que permite um alcance de 153 km em ciclo combinado, e até 235 quilómetros em ambiente urbano.

A Moto Adonis personaliza motos desde 2012, mas esta foi a sua primeira moto elétrica em que trabalharam. “Adorávamos repetir a experiência! As motos convencionais com motores a gasolina são as nossas drogas, mas o sabor da potência e um tipo diferente de som e experiência é algo realmente especial. Quem já tenha experimentado a LiveWire,  provavelmente compartilha desta opinião.” 

Preparador: Moto Adonis

País: Holanda

Tempo de trabalho: 4 meses

Moto original: Harley-Davidson LiveWire

Preço do modelo customizado: n.d.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments