Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Honda CB750 Hornet 2023: A ansiada naked revelada no Salão Intermot

By on 4 Outubro, 2022

No Salão de Colónia na Alemanha, a Honda revelou a novíssima e muito esperada CB750 Hornet, num regresso à gama de um dos nomes mais conhecidos no mundo das duas rodas. A Hornet regressa com um novo motor bicilíndrico, suspensões Showa, travões Nissin e 190 quilos de peso anunciados. O preço começa nos 7800 euros e estará disponível no início do próximo ano.

Depois de manter o teaser ao longo do ano e de ter sido apresentado o primeiro protótipo em Milão, a Honda finalmente levantou o véu sobre a sua nova naked CB750 Hornet no certame alemão da INTERMOT em Colónia. E o regresso deste nome de grande sucesso, não parece ter sido encarado de ânimo leve pelos responsáveis da marca alada.

NOVO MOTOR COM 91,7 CV

A condução da Hornet promete ser tudo menos aborrecida, graças a uma relação peso/potência equilibrada em torno do novo motor bicilíndrico com 91,7 cavalos, num conjunto que totaliza 190 quilos, pronta a andar com combustível. Elemento emblemático desta novidade, o motor é completamente novo e já foi parcialmente apresentado pela fabricante. Trata-se de um bicilindrico paralelo de 755cc com refrigeração líquida, cabeças Unicam, com oito válvulas e ponto de ignição de 270°.

O bloco de cilindros com diâmetro de 87mm e curso de 63,5 mm reivindica uma potência máxima de 91,7 @ 9.500 rpm e um binário máximo de 75 Nm @ 7.250 rpm para uma taxa de compressão de 11:1. A Honda anuncia-o com um binário é muito forte em toda a gama de rotação, permitindo animadas acelerações em baixo e médio regime, num caráter extremamente prático em todas as situações. 

A cambota a 270° e a ordem de ignição irregular criam uma pulsação semelhante à de um motor “V-twin”, sempre com o máximo de caráter – em conjunto com o escape feito à medida – num conjunto de excelente sonoridade. A Honda também incorporou a arquitetura ” Vortex Flow Ducts ” no sistema de admissão para promover um fluxo de ar mais uniforme e usou tratamento de superfície Ni-Sic para os cilindros para maior eficiência – tal como acontece na desportiva CBR1000R-R Fireblade. O fabricante também equipou a Hornet com uma embraiagem deslizante e uma caixa de seis velocidades. Um shifter bidirecional faz parte da lista deopções.

Do lado do consumo, a Hornet reivindica aqui uma certa sobriedade com 4,35 l/100 km (WMTC) anunciados, ou quase 340 km de autonomia no depósito de 15,2 litros. Por fim, uma boa notícia para as licenças A2: a CB750 também será oferecido com o limite de 35 kW.

CICLÍSTICA DESPORTIVA E 3 MODOS DE CONDUÇÃO

O novo motor está alojado num novo quadro tipo diamante de baixo peso – apenas com 16,6 kg – preparado para revelar todas as performances do novo motor. A agilidade e o amortecimento são ajudados pela forquilha invertida (UDS) Showa de 41 mm de diâmetro e funções separadas Separate Function Fork Big Piston (SFF-BPTM), fixada por novas mesas em cima e em baixo. A suspensão traseira pode ser afinada e tem um monoamortecedor que contribui para uma condução divertida, trabalhando com um sistema de biela Pro-link num novo braço oscilante em alumínio.

A diversão, o fator prático e o orgulho de ter uma nova Hornet são todos realçados pela lista de especificações muito completa, onde se destaca o ecrã TFT a cores de 5 polegadas; esta unidade apresenta todas as informações fundamentais de forma simples e nítida e permite gerir todos os sistemas eletrónicos da moto. A conectividade vem sob a forma do sistema HSVC de controlo de voz para smartphones da Honda, compatível com os protocolos Android e (pela primeira vez) IOS. Toda a iluminação é de LEDs; os piscas têm uma função de cancelamento automático e também uma função de Paragem de Emergência (ESS) que aumenta a segurança de condução.

A nova Hornet tem também 3 modos de condução por defeito, que oferecem diversas combinações de parâmetros, tais como potência do motor (Engine Power – EP), efeito travão-motor (Engine Brake –EB) sistema de controlo variável da tração Honda Selectable Torque Control – HSTC), com controlo anti-cavalinho (WC) integrado. Um quarto modo “User” permite selecionar a combinação preferida destes parâmetros, para se adequarem às condições e ao estilo de condução.

DESIGN EUROPEU

O design foi conduzido pelo estúdio de R&D da Honda em Roma, donde também saíram os esboços da Africa Twin, X-ADV e da série de modelos naked Neo Sports Café da marca alada. Nas suas linhas, a nova Hornet é elegante, contemporânea, de silhuetas e linhas esbeltas e formas compactas, com proporções agressivas. O depósito é estreito e bonito, com inspiração no formato das asas de uma vespa, a sua caraterística mais marcante. Desde a frente agressiva à traseira minimalista e esbelta, podemos encontrar marcas de tensão e atrevimento que sublinham as intenções desportivas da Hornet.

ACESSÓRIOS E CORES

Está disponível toda uma gama completa de acessórios genuínos para a CB750 Hornet, incluindo três packs – Sport, Style e Touring – para personalizar o modelo às preferências e género de utilização.

A Hornet vai estar disponível em quatro cores: Branco Pérola Glare, Preto Graphite (ambas com quadro Vermelho Metalizado Flame e forquilha vermelha anodizada), Cinzento Metalizado Mate Iridium e Amarelo Mate Goldfinch.

Como concorrentes diretas, a nova Honda Hornet 750 enfrenta as líderes do segmento Yamaha MT-07 e Kawasaki Z650, com um preço que, pelo que sabemos de outros mercados, deverá ser bastante concorrencial.

Ficha técnica

Honda CB750 Hornet 2023

Motor: bicilíndrico paralelo, 4 tempos, OHC Unicam, 4 válvulas por cilindro com arrefecimento líquido

Cilindrada: 755 cc

Diâmetro x Curso: 87 x 63,5 mm

Taxa de compressão: 11:1

Potência máxima. : 91,7 cv @ 9.500 rpm

Binário máximo. : 75 Nm @ 7.250 rpm

Alimentação: injeção eletrónica PGM-FI

Capacidade do depósito: 15,2 litros

Consumo declarado (WMTC): 4,35 l/100 km

Emissões de CO2: 100g/km

Ignição: Digital com avanço eletrónico

Embraiagem: Multidisco em banho de óleo com deslizamento assistido, controle manual

Caixa: 6 velocidades

Transmissão final: Por corrente com O-rings

Quadro: Tipo diamante em aço

Dimensões (CxLxA): 2090 x 780 x 1085 mm

Distância entre eixos: 1420mm

Ângulo de caster: 25°

Avanço: 99mm

Altura do assento: 795mm

Peso com líquidos e combustível: 190 kg

Suspensão dianteira: Forquilha invertida Showa SFF-BP ø 41 mm, curso de 130 mm

Suspensão traseira: Pro-Link com monoamortecedor Showa com pré-carga ajustável, curso 150mm

Pneus (Fr./Tr.): 120/70ZR-17 e 160/60ZR-17

Travão dianteiro: Duplo disco hidráulico ø 296 x 4 mm com pinças Nissin de 4 pistões com montagem radial, ABS e pastilhas de metal sinterizado.

Travão traseiro: Disco hidráulico único ø 240 x 5 mm com pinça de pistão único, ABS e pastilhas de metal sinterizado.

  • Instrumentação: tela sensível ao toque TFT multifuncional de 5 polegadas
  • Sistemas de apoio à condução: sistema antibloqueio ABS, sistema de controle de binário HSTC, sistema anti-squat, sistema imobilizador HISS
  • Iluminação: LED frontal e traseira
  • Equipamento: conectividade HSVC, tomada USB tipo C, indicadores de paragem automática, sinal de travagem de emergência, 4 modos de condução, etc.

CONCORRENTES

YAMAHA MT-07

Motor: 2 cilindros * Potência máxima: 73,4 cv @ 8750 rpm * Peso: 184 kg * (PVPR 7.325,00€)

KAWASAKI Z650

Motor: 2 cilindros (649cc) * Potência máxima: 68 cv @ 8000 rpm * Peso: 187 kg * (PVPR 7.890,00€)

GALERIA DE IMAGENS

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments