Honda Dax de volta, com novo nome e 125cc?

By on 21 Dezembro, 2020

A Honda registou durante este mês a designação ST 125, tudo apontando para um novo modelo que possa surgir em breve a reviver a icónica minimoto Dax.

A Dax é uma moto da Honda muito familiar a leitores a partir de uma certa idade. Para os motociclistas mais jovens, pensem nela como uma Grom dos anos 60 e 70. As motos originais eram conhecidas como Dax na Europa e Japão, embora a designação real do modelo fosse a série ST e cobrisse os modelos ST50, ST70 e ST90. Cada moto apresentava um motor OHV de um cilindro único refrigerado a ar e uma estrutura de quadro monobloco em aço prensado. Tratou-se um modelo que se tornou num ícone na sua época e que ganhou culto de seguidores.

Acontece que o mais recente registo de marca da Honda, aponta para um modelo que revive precisamente esta moto, embora agora com a designação ST125. Parece assim muito provável que esta nova moto venha a ser equipada com um motor monocilíndrico de 125cc muito semelhante à unidade empregue nos modelos MSX125 Grom de última geração.

Além disto, do outro lado do Atlântico o nome Trailsport também foi registado, precisamente o nome sob o qual a ST90 Dax foi vendida na América do Norte. Ora, juntando as peças não é difícil chegar à teoria que o modelo está prestes a regressar ao mercado.

Se a futura ST 125 realmente vier a ter o motor dos modelos Grom 125, irá produzir cerca de 10cv  a partir do motor de duas válvulas. A caixa de velocidades pode ser uma caixa de quatro ou cinco velocidades, com “crash-gears” semiautomática (como encontrado na CT125) ou a configuração manual da Grom.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments