Honda – Uma nova X-ADV mais poderosa e mais leve para 2021

By on 12 Novembro, 2020

PARA 2021, A X-ADV PASSA PELA SUA ATUALIZAÇÃO MAIS SIGNIFICATIVA DESDE A INTRODUÇÃO, COM OS ENGENHEIROS DA HONDA A INTERPRETAREM OS REGULAMENTOS DO EURO 5, COMO FORMA DE MELHORAREM AINDA ESTA INTERESSANTE CROSSOVER, QUE PASSA COMO O MESMO À VONTADE EM PISOS DE TERRA E ASFALTO.

Não é muitas vezes que vemos surgir no mundo das motos uma nova linha de pensamento que permite criar um novo conceito. Mas a Honda é especialista em inovação e em 2016 estreou um conceito completamente novo – a X-ADV… ADV de Adventure – porque na verdade esta moto não se nega a nenhum caminho!

Em pouco tempo a X-ADV capturou a essência da liberdade em duas rodas de uma nova e empolgante forma, o que atraiu a atenção de muitos condutores na Europa que ansiavam por algo novo e provou ser um verdadeiro sucesso de vendas. E, como comprovativo das suas credenciais off-road, nas mãos do experiente piloto italiano Renato Zocchi, uma versão ligeiramente modificada arrebatou a vitória geral da Classe 2 no exigente Rally de Gibraltar de 2019, ao longo de 7.000 km.

Para 2021, a Honda melhorou as performances do motor, reduziu o peso, melhorou o estilo e adicionou ainda mais funcionalidade. Tudo isto torna a X-ADV ainda mais atraente e apetecível.

O QUE MUDA NA HONDA X-ADV 750

 A crossover X-ADV recebe uma atualização completa. Começando pelo motor, este passa a subir a regimes mais elevados, com mais 4 cv no topo, para um total de 57,7 cv na sua potência máxima. A caixa é reconfigurada nas relações e conta agora com um sistema de acelerador eletrónico (TBW – Throttle By Wire), por forma a gerir os 4 modos de condução (RAIN, STANDARD, GRAVEL e SPORT, para além de um modo USER personalizável. Com o TBW e o sistema HSTC de controlo de binário melhorado e expandido, apesar de mais potente, o bicilíndrico paralelo de 8 válvulas, acaba por não prejudicar os consumos económicos.  

O quadro redesenhado, serve de sustentação à ciclística totalmente nova e o banco foi remodelado permitindo o acesso fácil ao solo. O compartimento debaixo do banco está mais útil, é maior e inclui agora um carregador USB e um porta-luvas. Os faróis duplos de LEDs apresentam luzes DRL de condução diurna e o ecrã TFT de 5 polegadas; permite ligar o smartphone graças ao novo sistema Honda Smartphone Voice Control (sistema Honda de controlo de voz para smartphones).

 MOTOR – MAIS 4 CV DE POTÊNCIA A ALTOS REGIMES

O motor da X-ADV é excecionalmente económico – com consumos comprovados de apenas 3,59 l/100 km (27,8 km/l) (em modo WMTC), para uma autonomia que poderá ascender a 366 km por cada depósito de 13,2 litros. A X-ADV tem homologação EURO5 que introduz restrições significativas ao nível das emissões do motor em relação à homologação EURO4. Estas novas exigências incluíram reduções substanciais nas emissões permitidas de monóxido de carbono, para além de uma redução superior a 40% no total de emissões de hidrocarbonetos.

Graças a uma alteração muito equilibrada de 5% na duração da distribuição (que difere entre os dois cilindros) e a adição do sistema TBW, bem como melhorias introduzidas ao nível do escape, o motor debita mais potência e tem uma rotação máxima mais elevada e que dura mais tempo, agora com redline às 7.000 rpm. Juntamente com o aumento de potência, o binário do motor acima das 5.000 rpm também foi aumentado. No bloco do motor, os dois veios de equilibrio neutralizam as vibrações de inércia a rotação mais elevada sem afetar a “pulsação” distinta da ordem de ignição nos dois cilindros.

Para além do pico de potência mais alto, a X-ADV de 2021 beneficia de uma caixa DCT semi-automática de relações mais curtas na primeira, segunda e terceira velocidades,situação que melhora os arranques e as acelerações em cada velocidade. A quarta, quinta e sexta velocidades são agora ligeiramente mais altas, oferecendo melhor economia de combustível e flexibilizando a maior potência do motor.

Na vertente eletrónica o principal destaque é o acelerador eletrónico Throttle-by-wire que oferece 4 modos de condução de série, e um modo USER personalizável. Com o TBW a gerir as performances e caráter do motor, o condutor pode escolher 4 modos de condução, selecionando-os através do interruptor esquerdo do guiador. O modo STANDARD é um ponto intermédio e equilibrado entre a entrega de potência do motor (efeito de travão-motor e a intervenção do sistema HSTC com o ABS no nível alto); o modo SPORT oferece uma entrega de potência e um efeito de travão-motor mais agressivos, com baixa intervenção do sistema HSTC e ABS; o modo RAIN baixa a potência do motor e também o efeito de travão-motor; o modo GRAVEL usa maior potência do motor e menor efeito de travagem, com baixa intervenção do sistema HSTC e do ABS.

Por fim o modo USER que permite personalizar todos os parâmetros: potência e efeito de travagem, com o motor entre baixo/médio/elevado e baixo/médio/elevado/ regimes desligado para o sistema HSTC.

CICLÍSTICA – TRÊS QUILOGRAMAS MAIS LEVE

Numa atualização invisível – mas importante – na parte ciclística da X-ADV, os engenheiros da Honda começaram pelo quadro tubular em aço tipo diamante e, graças à reformulação cuidadosa com tubos de espessura e peso variáveis, foi possível poupar 1 kg em relação ao quadro anterior, libertando ainda mais espaço útil para o compartimento sob o banco.

O ângulo da coluna da direção é de 27° e o eixo de arraste (trail) vale 104 mm, para uma distância entre eixos de 1.590 mm. As suspensões de longo curso, 153,5 mm à frente e 150 mm atrás – são complementadas pelos 165mm de altura ao solo. O peso geral em ordem de marcha é de 236 kg, 3kg mais leve.

Para enfrentar terrenos mais difíceis a forquilha USD de 41 mm tipo cartucho oferece afinação da pré-carga da mola e do amortecimento em extensão. O amortecedor traseiro também permite afinar a pré-carga da mola e é uma unidade monotubular com divisão de pressão, trabalhando sobre o braço oscilante em alumínio – fabricado em alumínio maquinado, secção oca e formato em U – por ação de um sistema Pro-Link.

As jantes de raios em aço com tratamento anti-corrosão são de 17 e de 15 polegadas à frente e atrás, respetivamente, contribuindo para a excelente capacidade da X-ADV em absorver as irregularidades do terreno de forma muito confortável. Os pneus de tacos aumentam a qualidade da condução e as válvulas dos pneus em forma de L permitem verificar facilmente a pressão de enchimento. Os pneus são de tamanho 120/70 R17 e 160/60 R15, à frente e atrás, respetivamente. As pinças radiais de quatro êmbolos trabalham em discos de 296 mm e funcionam com ABS.

ESTÉTICA E EQUIPAMENTO – MELHORIAS NA ERGONOMIA E EQUIPAMENTO

O estilo exclusivo e elegante da X-ADV, originalmente concebido e desenvolvido pela equipa de R&D da Honda em Itália, foi apurado de forma abrangente para 2021. A silhueta permanece deliberadamente vertical, mas cada painel do corpo foi redesenhado para criar uma intenção mais afilada e forte.

Os faróis duplos de LEDs foram remodelados e possuem luzes diurnas de condução (DRL); estas também se ajustam automaticamente à intensidade da luz ambiente e fornecem sempre uma luz brilhante e altamente visível. Em termos de ergonomia, a altura do banco, com 820 mm e o guiador amplo colocado a 910 mm garantem a melhor visibilidade, com um ponto de visão elevado. O banco está mais estreito e foi remodelado para facilitar o acesso ao solo. O novo para-brisas da X-ADV regula-se sem recurso a ferramentas, tendo 5 posições, da mais baixa à mais alta – a diferença total na altura é de 139 mm.

O novo sistema Honda Smartphone Voice Control, está incorporado no interface da X-ADV cujas funções podem ser visualizadas através do ecrã TFT de 5 polegadas; este sistema liga o condutor ao seu smartphone durante a condução e permite a gestão de voz de chamadas telefónicas, emails, músicas e sistema de navegação. É necessário usar um capacete com headset e o smartphone liga-se ao painel de instrumentos via Bluetooth; a gestão do sistema também pode ser feita a partir dos botões do punho esquerdo do guiador.

As proteções das mãos são em plástico resistente e desviam o vento e a chuva e acrescentam proteção para os punhos e manetes contra pedras na condução fora-de-estrada. A proteção de cárter em alumínio reforçado de 2,5 mm de espessura resguarda a parte de baixo da X-ADV.

O volume do compartimento debaixo do banco aumentou 1 litro para um total de 21 L, o que permite alojar um capacete integral e possui iluminação de LEDs. A ficha de carga USB substitui a tomada ACC de 12 V  e está localizada na parte traseira deste compartimento. O travão de estacionamento foi mudado da parte inferior direita da carenagem para o punho direito do guiador, libertando assim espaço para um porta-luvas útil e de fácil acesso. O descanso central – com sensor de inclinação – é equipamento de série e permite estacionar a X-ADV em inclinações sem receio de que caia.

Para maior comodidade, a X-ADV usa um sistema Smart Key, que o condutor pode guardar no bolso, dispensando assim o uso de uma chave para a ignição, portinhola de abastecimento e banco.

Os piscas traseiros da X-ADV têm uma função de Sinal de Paragem de Emergência (ESS –Emergency Stop Signal). Se for detetada uma aceleração negativa de 6,0 m/s2 a uma velocidade mínima de 53 km/h com qualquer um dos travões ativados, as luzes ESS piscam para avisar os outros condutores que a X-ADV está a efetuar uma paragem de emergência À mesma velocidade, o limiar é reduzido se o ABS for ativado para uma aceleração negativa de, no mínimo, 2,5m/s2. Os piscas de direção são de cancelamento automático.

Data de Comercialização: 1º Trimestre de 2021

Preço: 12.400€

A nova Honda X-ADV de 2021 vai estar disponível em 4 opções de cor: Vermelho Grand Prix *NOVO*, Preto Graphite, Prata Metalizado Mate Beta e Cinzento Pérola Mud.

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES

  • Sistema TBW de acelerador eletrónico e mais 3 kW de potência de pico, num valor de 43,1 kW; binário de 69 N·m
  • Mais 600 rpm de redline
  • De 1ª a 3ª, as mudanças estão mais curtas, oferecendo maior caráter desportivo; de 4ª a 6ª, estão mais compridas, melhorando a economia.
  • Homologação EURO5 e consumos de 3,6 l/100 km
  • O acelerador eletrónico Throttle-by-wire (TBW) oferece 4 modos de condução de série e um modo USER personalizável
  • O sistema HSTC de controlo variável de binário da Honda oferece agora uma intervenção ainda mais refinada com 3 níveis
  • Estilo mais afilado, mais elegante e mais agressivo
    Painel de instrumentos com ecrã TFT e sistema Honda Smartphone Voice Control que permite ligar o smartphone.
  • Novos faróis duplos de LEDs incluem luzes DRL diurnas
  • Novo para-brisas para melhor proteção contra o vento e os elementos atmosféricos
  • 21 litros de espaço debaixo do banco, com carregador USB e porta-luvas

FICHA TÉCNICA

MOTOR
TipoBicilíndrico paralelo, SOHC, 8 válvulas, 4 tempos, refrigeração por líquido Homologação EURO5.
Cilindrada745 cm³
Diâmetro x Curso77 mm x 80 mm
Relação de compressão10,7 : 1
Potência máxima43,1 kW às 4.750 rpm
Binário máximo69 N·m às 4.750 rpm
Capacidade de óleo4,0 L
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
AlimentaçãoInjeção eletrónica de combustível PGM-FI
Capacidade do depósito de combustível13,2 Litros
Consumos de combustível3,6 L/100 km
SISTEMA ELÉTRICO
ArranqueElétrico
Capacidade da bateria12 V/11 AH
Potência do alternador480 W/5.000 rpm
TRANSMISSÃO
Tipo de embraiagem2 embraiagens hidráulicas húmidas, discos múltiplos
Tipo de caixaCaixa de dupla embraiagem com 6 velocidades
Relação de transmissão finalPor corrente
QUADRO
TipoDiamante; tubos de aço
CICLÍSTICA
Dimensões (C x L x A)2.215 mm x 940 mm x 1.370 mm
Distância entre eixos1.590 mm
Ângulo da coluna da direção27°
Eixo de arraste (trail)104 mm
Altura do banco820 mm
Altura ao Solo165 mm (mínimo)
Peso em ordem de marcha236 kg
SUSPENSÃO
DianteiraForquilha USD de 41 mm de φ, urso de 120 mm
TraseiraMono-amortecedor com braço oscilante tipo Pro-Link, 120 mm de curso
JANTES
DianteiraJantes de raios
TraseiraJantes de raios
Dimensão da Jante Dianteira17M/C x MT3,50
Dimensão da Jante Traseira15M/C x MT4,50
Pneu Dianteiro120/70-R17M/C
Pneu Traseiro160/60-R15M/C
TRAVÕES
Tipo de ABS2 canais
DianteiroDiscos duplos de 296 mm com pinças de 4 êmbolos
TraseiroDisco único de 240 mm com pinça de um êmbolo
INSTRUMENTOS E SISTEMA ELÉCTRICO
InstrumentosPainel de instrumentos TFT a cores com ecrã de 5 polegadas
Sistema de segurançaSistema Smart Key
FarolLuzes DRL de LEDs
FarolimLEDs

Galeria de imagens

Lista de acessórios da Honda X-ADV 2021:

– Porta-bagagens traseiro

– Top case compatível com Smart Key

– Top case de 38 litros / 50 litros com opção de decoração de cor de alumínio/cor da scooter

– Suportes para malas laterais

– Malas laterais – direita de 26 litros, esquerda de 33 litros com opção de decoração de cor de alumínio/cor da scooter

– Saco para a consola

– Extensões para proteções de punhos

– Barras de proteção do motor

– Luzes de nevoeiro

– Punhos aquecidos

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments