Husqvarna Norden 901: Finalmente revelada nos Açores

By on 2 Novembro, 2021

Construída sob a plataforma técnica da KTM 890 Adventure, a marca nórdica apresentou nos Açores a sua própria versão de uma Adventure, a Norden 901. É a primeira Husqvarna da era moderna com motor de dois cilindros paralelos.

Dois anos depois de ser ver o primeiro protótipo da Norden 901 no EICMA de 2019, a nova Adventure da Husqvarna foi agora apresentada na ilha do Atlântico. Estará disponível a  partir de dezembro de 2021 nos concessionários autorizados da Husqvarna Motorcycles.

A Husqvarna Norden 901 é muito parecida com a moto vista então na exposição milanesa. O quadro e a base do motor aparentam muitas semelhanças com a KTM 890 Adventure. Mas então, no que diferem?

Os designers, liderados por Federico Valentini (Diretor de Marketing da Husqvarna Motorcycles), tentaram dar à Norden uma abordagem diferente. Do ponto de vista técnico, a Huqsqvarna Norden 901 é idêntica à KTM 890 Adventure. No entanto, a Norden dispensa o design angular da KTM e esconde muito melhor as partes do depósito de 19 litros expostos totalmente à vista na moto austríaca.

Fora isso, a Husqvarna Norden 901 conta com uma sólida base técnica: motor de dois cilindros paralelos com 889 cc, 105 cv às 8.000 rpm (com extensão de até 10.000) e 100 Nm às 6.500 rpm, que funciona suavemente e com pouca vibração graças a dois eixos de equilíbrio.Pesa apenas 53,4 kg e tem contraeixos duplos para reduzir as vibrações. O quickshifter para a caixa de seis velocidades vem de série, assim como a embraiagem deslizante.

O quadro consiste numa estrutura tipo reliça em aço, aberta na parte inferior, com uma parte traseira de aço aparafusada, braço oscilante de alumínio e um suporte articulado diretamente. A roda dianteira está acoplada a uma forquilha invertida da WP com cartucho amortecedor aberto e bainhas de 43 mm.  A suspensão WP APEX tem 220 mm de curso na frente e 215 mm na parte traseira e são totalmente reguláveis. As  rodas com raios sem câmara de 21” e traseiras de 18” estão equipadas com pneus Pirelli Scorpion Rally STR (90 / 90-21 e 150 / 70-18). O braço oscilante é fabricado em alumínio fundido. As pinças triplas e o guiador também são de alumínio.

Os travões são fornecidos pela J.Juan, uma subsidiária da Brembo com sede em Barcelona. O ABS e controlo de tração (MTC) ajustam as reações, dependendo do ângulo de inclinação. Existem três modos de pilotagem (Street, Rain, Offroad) que vêm de série, além do modo Explorer opcional que dá mais liberdade de seleção. O quickshifter Easy Shift é padrão, bem como a embraiagem anti-hopping servo-assistida PASC (Power Assist Slipper Clutch).

 O equipamento da nova Husqvarna Norden 901 é muito completo com faróis de LED, um novo painel TFT de 5 ” (desenvolvido com a Continental pode ser conectado ao smartphone), existe o ABS de curva, assim como 3 mapas de motor (mais um quarto opcional). Mas vamos por partes: o sistema de travagem do Norden 901 utiliza o Bosch ABS Cornering, que pode ser desativadoe com dois modos de operação Street e Offroad distintos. Na frente encontramos pinças radiais de 4 pistão com discos de 320 mm. Atrás de um disco de 260 mm com pinça de pistão duplo. As pinças são da espanhola J.Juan como já referimos.

O peso com todos os líquidos mas sem gasolina, é de 204 kg. O assento é ajustável para 854/874 mm na altura do solo. O consumo declarado pelo motor Euro 5 é igual a 4,5 litros por cada 100 quilómetros peercorridos.

A Norden 901 estará disponível a  partir de dezembro de 2021 nos concessionários Husqvarna Motorcycles a um preço que será anunciado nas próximas semanas, mas que presumimos situar-se entre os 14.500 e 15.000 euros.

Federico Valentini – Diretor de Marketing da Husqvarna Motorcycles, comentou a propósito do lançamento da Norden: “A partir de 2014, a marca Husqvarna Motorcycles passou por uma evolução constante. O lançamento da Norden 901 leva-nos a entrar num novo segmento de mercado, o das Adventure touring. Quando a Norden 901 foi apresentada na EICMA 2019 teve uma recepção entusiástica, e o interesse nunca diminuiu, levando a uma expectativa crescente antes do seu lançamento oficial. Agora que a Norden 901 finalmente chegou, estamos convencidos de que se posicionará no topo do seu segmento, tornando-se numa das motos favoritas dos condutores que desejam ir mais longe nas suas viagens de aventura”.

Principais características

  • Quadro de aço cromo-molibdénio com o motor como elemento integrante
  • Motor duplo paralelo paralelo de 899 cc com 105 cv e 100 Nm de binário
  • Suspensão WP APEX ajustável com forquilha de 43 mm e curso de 220 mm. Monoamortecedor com curso de 215 mm
  • Três modos de pilotagem de série (Street, Rain, Offroad), além do modo Explorer opcional.
  • ABS de curva que pode ser desativado e com modo Offroad
  • Acelerador Ride-by-wire
  • Quickshifter Easy Shift com controle de tração ajustável em nove níveis (no modo Explorer)
  • PASC (Power Assist Slipper Clutch) embraiagem deslizante servo-assistida
  • Rodas de raios e pneus Pirelli Scorpion Rally STR
  • Depósito de 19 litros para uma autonomia de até 400 km
  • Unidade de conectividade opcional que oferece navegação passo a passo, gerenciamento de chamadas e seleção de música no smartphone
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments