Jawa 42: Clássica moderna mais poderosa e requintada

By on 12 Fevereiro, 2021

A Jawa mudou as suas 300 para o novo padrão de emissão de gases de escape para o ano modelo 2021 e deu-lhe uma nova roupagem. Esta é mais uma ‘clássica moderna’ pronta a vingar no altamente competitivo mercado indiano, mas que certamente não tardará a chegar até nós.

Semelhante ao Euro 5 na Europa, o novo padrão BS6 na Índia obriga todos os fabricantes de motos a adaptar os seus modelos. A filha da Mahindra, Jawa, aproveita para fornecer a Jawa 42 ainda mais esbelta.

Mecanicamente inalterado, o motor continua a ser uma unidade motriz de cilindro único com 293cc e refrigeração líquida, sendo agora associado a outras mudanças periféricas, na alimentação e escape para garantir que o novo padrão de emissões  BS6 seja respeitado. A potência aumenta ligeiramente para 27,3 cv, o binário máximo sobe para 27 Nm e continua a ser empregue a habitual transmissão com caixa de seis velocidades.

A NOVA APARÊNCIA

Visualmente, a Jawa 42 difere da antecessora com um novo esquema de cores e poucos detalhes técnicos. Na Jawa 42, por exemplo, o sistema de escape, a forquilha, os dois amortecedores traseiros com depósito separado, assim como o motor completo e o anel do farol com grade protetora, são elementos todos laqueados a preto. Acima da luz frontal existe um pequeno pára-vento. O guiador também preto vem equipado com retrovisores amovíveus, em posição para cima ou invertida, salientado o seu espírito retro e desportivo do modelo em questão.

As jantes também são laqueadas a preto com adesivos de borda branca que substituem as anteriores rodas de raios cromadas, passado a serem utilizados pneus tubeless.

A bem sucedida linha retro da Jawa 42 é ainda enriquecida com um excelente grafismo, logo da marca no depósito e placas laterais com o número 42 a salientar a designação do modelo.    

A nova Jawa 42 de 2021 surge nas cores básicas preto, branco e vermelho. Na Índia, custa cerca de 2.100 euros.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments