KTM 1290 Super Adventure 2021 ‘apanhada’ em testes

By on 29 Dezembro, 2020

Embora a KTM não tenha anunciado oficialmente nenhum pormenor sobre as 1290 Super Adventure R e S de 2021, uma publicação acidental na web fez com que informações fossem divulgadas antes do previsto. A KTM retirou as páginas rapidamente, mas não antes de Motorcycle.com capturar as imagens e colocá-las no seu site.

Em setembro deste ano surgiram algumas fotos-espia da nova moto e, em novembro a Moto Mais publicou os primeiros desenhos oficiais do que seria a nova Super Adventure 1290. Na ocasião, demos conta do seu grande e robusto sistema de escape, projetado para atender aos padrões de emissão Euro 5. Agora sabemos que faz isso com uma gigantesca ponteira de dupla saída ligada a dois conversores catalíticos à saída do colector de escape. Três sensores lambda medem as emissões e ajustam a mistura para manter o motor com uma saída de emissões limpa. O motor produz os mesmos 160 cavalos de potência do modelo de 2020, embora com uma queda ligeira no binário máximo.

Os dois radiadores estão agora mais à vista de ambos os lados da dianteira da moto. A caixa de ar tem novo design para simplificar a manutenção com um acesso mais fácil. A transmissão passa a contar com uma nova caixa de velocidades da Pankl, vista pela primeira vez na sua prima 1290 Super Duke R.

A nova maxi-Adventure austríaca conta ainda com um novo quadro de treliça de aço cromo-molibdénio: o motor está inclinado mais dois graus para a frente e esse peso deve ajudar a evitar ‘cavalinhos’ acidentais. A cabeça de direção fica 0,6 polegadas mais para trás e o braço oscilante está ligeiramente mais longo.

Um novo banco permite que o condutor se sente um pouco mais baixo, sendo o assento ajustável em altura na Super Adventure S mais vocacionada para o asfalto. Quanto às rodas fundidas, estas contam como os novos pneus Mitas Terra Force-R. O modelo R, o mais virado para o offroad, recebe rodas com raios tubeless fabricadas pela Alpina, incluindo anéis de vedação ao redor da base dos raios para evitar esvazamento de ar. Ambos os modelos têm os mesmos travões, suspensão, eletrónica e os discos Brembo do modelo de 2020. O sistema de cruise control adaptável que previmos como uma opção, vem na verdade como equipamento de série mas apenas no modelo S. Ainda não sabemos se estará disponível como opção na Super Adventure R.

Também não sabemos quando a KTM planeia anunciar oficialmente o modelo de 2021, mas provavelmente será em breve. As páginas da web já estão no lugar, apenas ocultas até que esteja tudo pronto. Previsivelmente, a KTM 1290 Super Adventure R e S será uma das primeiras surpresas do novo ano – antes ou depois do lançamento da Pan América, a primeira maxi-Adventure da Harley-Davidson.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments