KTM 1290 Super Duke R / R EVO 2022: A Super Duke fica ainda mais inteligente!

By on 17 Novembro, 2021

O fabricante de Mattighofen atualiza a 1290 Super Duke R e lança a Super Duke R Evo com a suspensão semi-activa WP APEX, passando ambas a contar também com novas cores para 2022.

A icónica moto da KTM passou pela sua renovação mais radical em 2020, com uma série de afinações e melhorias técnicas. Nesse mesmo ano, a KTM 1290 Super Duke R recebeu uma drástica redução de peso, com o motor LC8 redesenhado. A electrónica também foi melhorada, tornando-se numa das Hyper Naked’s mais avançadas tecnologicamente do seu segmento.

Nesta nova versão de 2022, a KTM vai ainda mais longe do ponto de vista técnico. Baptizada com o nome 1290 Super Duke R Evo e com base no lendário 1290 Super Duke R que tantos fãs conquistou, a Evo traz ainda mais tecnologia, com a segunda geração de suspensão semi-activa WP APEX. Com a nova Tecnologia Semi-Activa (SAT), a Super Duke R EVO mantém a ferocidade que lhe deu fama, mas ganha ainda maior usabilidade. Ou seja, isto permite à 1290 Super Duke passar de um foguetão capaz de se confortar em alcatrão para uma arma de grande precisão, pronta para o uso radical em pista ao toque de um simples interruptor. Três modos de amortecimento diferentes, CONFORT, STREET e SPORT estão disponíveis de série para o adequar a diferentes usos.

Além disso, a pré-carga da mola de suspensão traseira pode ser ajustada através do menu de instrumentos TFT, até 20 mm e em 10 passos, dependendo do desejo do condutor. Especificamente, a adaptabilidade varia de 0% a 100%, em incrementos de 10% ou 2 mm.

Para além das configurações padrão da suspensão, o pacote opcional Suspension Pro oferece três modos de amortecimento adicionais: Track, Advanced e Auto. O modo Track proporciona o ajuste mais rígido disponível, desenvolvido internamente pelos pilotos de teste KTM para proporcionar o ajuste ideal para utilização em pista, e especificamente para as pistas mais rápidas onde é necessário apoio extra sob travagem brusca.

O modo Advanced permite seleccionar o nível de amortecimento da forquilha e mola numa escala de 1 a 8, o que se adapta aos pilotos mais técnicos que procuram as regulações mais precisas, e por último o modo Auto é um ‘modo inteligente’ capaz de detectar diferentes estilos de condução e adaptar automaticamente o amortecimento, com uma sensação mais suave, mais confortável quando se conduz em cidade, e uma sensação mais dura, mais precisa quando se percorre uma ziguezagueante estrada de montanha. Este ajuste automático entre diferentes modos ocorre quase instantaneamente. O ‘pack’ Suspension Pro tmbém oferece três configurações automáticas de nivelamento de pré-carga: Low, Standard e High que ajustam a suspensão de acordo com o peso do condutor. Outra característica opcional é uma função anti-afundamento que mantém a altura do eixo dianteiro durante uma travagem forte. Como a maioria das funções electrónicas, pode evidentemente ser desactivada, se desejado.

A KTM 1290 1290 Super Duke R e a Super Duke R Evo continuam a apresentar modos de condução RAIN, STREET, SPORT e, opcionalmente, TRACK e PERFORMANCE, que dão aos condutores melhor informação sobre o que o motor está a fazer, com controlo de tracção menos intrusivo e mitigação anti-levantamento da roda dianteira. A resposta do acelerador recebe um novo impulso com o novo acelerador de acionamento rápido, reduzido em 7 graus a 65 graus. A KTM R&D desenvolveu esta solução não só para oferecer uma aceleração mais rápida e mais reactiva, mas também para reduzir o ângulo do pulso do condutor, tornando a ação menos cansativa.

Em termos de aparência, os dois modelos mantêm a sua aparência agressiva, mas recebem duas novas combinações de cores. A familiar farda azul e laranja é agora acompanhada por novas cores prateadas e laranja, que complementam o apelo agressivo e perfurante da KTM 1290 Super Duke R. O distinto quadro laranja KTM – reservado apenas aos modelos KTM “R” – e as jantes cor de laranja brilhante são um aviso claro para os rivais de que a nova fera está sedenta para atacar!

As novas KTM 1290 Super Duke R e a 1290 Super Duke R Evo de 2022 vão chegar chegar aos concessionários oficiais da marca austríaca no final de Janeiro de 2022.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments