KTM revela protótipo de desportiva de 890cc

By on 9 Fevereiro, 2021

A Casa de Mattighofen estará a trabalhar numa desportiva de dois cilindros para entreter os fãs em pista, e muito mais barata do que a réplica de MotoGP de que se chegou a falar há algum tempo atrás.

Há alguns anos, a KTM anunciou a intenção de construir uma réplica super limitada do MotoGP, destinada apenas a alguns poucos clientes, dispostos a gastar cerca de 120.000 euros para ter na sua garagem uma réplica da moto utilizada nas corridas.

O projeto, no entanto, nunca viu a luz do dia. Mas aparentemente há novidades no horizonte e, como relatado pelos nossos colegas Speedweek com muitas fotos de um protótipo que parece inspirado no projeto da Kramer Motorcycles. A casa de Mattighofen está a trabalhar num protótipo com uma carenagem de dois cilindros e motor de 890 cc. Uma configuração que seria decididamente interessante para os entusiastas das motos desportivas, mas também para as corridas, em virtude das novas regras que virão para a categoria SS, que a partir de 2022 deverá apresentar alterações relativamente à cilindrada. Mas, do que estamos então a falar? Provavelmente, de uma desportiva RC 890 R com o motor 890 da naked Duke.

NÃO UMA RÉPLICA MOTOGP, MAS UM NOVO MODELO  

“Uma réplica do MotoGP neste momento não é viável para nós. Se alguém quiser construir uma moto de corrida o mais próximo possível da versão de MotoGP, custaria tanto dinheiro que não poderia ou estaria disposto a gastá-lo”, afirmou Pit Beirer, director da KTM Motorsport à Speedweek – “Por outro lado, se a emagrecemos na técnica, arriscamo-nos a construir uma moto muito diferente da moto de corrida e depois não faria sentido falar de uma réplica. A réplica do MotoGP não pode ser considerada agora, temos outras prioridades. Temos tantas grandes ideias… Mas infelizmente o dia tem apenas 24 horas de duração”.

Apesar de o projecto de réplica do MotoGP ter sido abandonado, uma das “grandes ideias” de que Beirer fala parece ser o novo protótipo. Como mencionado anteriormente, é uma moto com carenagem desportiva, movida por um motor de dois cilindros de 890cc que deve ser acessível para uma gama mais vasta de clientes, mas que ainda assim garante um bom nível de diversão em pista. É no entanto um género de moto muito semelhante ao dos especialistas da Kramer que no passado apresentaram uma moto de pista com motor 890 R, a Kramer GP2 R, equipada com um bicilíndrico da Duke 890 com 130 CV e um binário máximo de 100 Nm e com um peso a seco de apenas 140 Kg. Se esta moto vai ou não ser a fonte de inspiração para uma ‘provável’ RC 890 R, é ainda uma dúvida que carece de confirmação nos próximos tempos… mas pelo menos o protótipo já existe (ver foto acima).

Atualmente a KTM possui apenas dois modelos no segmento de desportivas, a RC 390 e RC 125. Por outras palavras, falta uma moto desportiva de maior cilindrada, pelo que seria bom ver a marca austríaca a ter um modelo de produção que pudesse rivalizar com motos como a MV Agusta F3 800 e Aprilia RS660.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments