Lisboa recebe eCooltra Scootersharing

By on 21 Abril, 2017

A PRIMEIRA REDE DE SCOOTERS ELÉTRICAS PARTILHADAS

Depois do êxito alcançado em Barcelona, o serviço chega a Lisboa, Roma e Madrid.

Com uma frota de 170 scooters elétricas em Lisboa e previsão de alcançar mais de 25 mil utilizadores na capital portuguesa, o projeto inclui soluções tecnológicas portuguesas de última geração, desenvolvidas em parceria com o CEiiA

Investimento de 750.000€ no lançamento em Lisboa e previsão de poupança de 70 toneladas de emissão de CO2 em 2017

 DSC03252low

eCooltra Scootersharing, serviço de aluguer de scooters elétricas por minutos,  foi apresentada hoje em Lisboa. Depois de Barcelona, Lisboa é, a par com Roma e Madrid, uma das primeiras capitais europeias a acolher a eCooltra. O projeto é um serviço da Cooltra, empresa líder em aluguer de scooters na Europa, que propõe um novo conceito de mobilidade que complementa o transporte público e substitui o transporte privado de forma eficaz, ajudando o meio ambiente e promovendo uma mobilidade sustentável. O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Indústria – Dr. João Vasconcelos – e o Vice Presidente da Câmara Municipal de Lisboa – Dr. Duarte Cordeiro.

 DSC03107low

Só precisa do seu smartphone

Através de um sistema free float, ou seja, levantar e deixar a scooter onde quiser, o utilizador torna-se proprietário por alguns minutos de uma das scooters elétricas eCooltra.

Após fazer download e registo na App oficial eCooltra Scootersharing, o utilizador pode geolocalizar as scooters mais perto de si e escolher a que quer reservar sempre com a mesma tarifa: 0,24€ por minuto. Uma vez feita a reserva, a eCooltra oferece 15 minutos para chegar até à scooter e possa iniciar a viagem ou então cancelar a reserva sem nenhum custo adicional.

Uma vez encontrada a scooter reservada, o utilizador desbloqueia o assento para levantar o capacete  e a mota liga-se através da app (arranque sem chave). Também para desligar a scooter basta apenas utilizar o smartphone. Uma vez terminado o serviço, o custo é debitado automaticamente no cartão de crédito utilizado no registo.

Para Timo Buetefisch, CEO da Cooltra, “lançámos o eCooltra em Barcelona, em março de 2016, com uma frota de 250 scooters e atualmente já contamos com 360 scooters, só em Barcelona. Lisboa é atualmente uma das cidades mais vibrantes da Europa pelo que esta complementaridade na resposta aos transportes  públicos e partilhados encaixa totalmente com o nosso target. Temos, por isso, grandes expetativas com a escolha para lançar aqui a eCooltra: contamos já com a frota de 170 scooters previstas este ano e o objetivo será ampliá-la em 2018”, referiu.

DSC03293low

Tecnologia made in Portugal

O projeto inclui soluções tecnológicas de última geração, desenvolvidas em parceira com o CEiiA, centro tecnológico português especializado em aeronáutica, automação e mobilidade, que equipa a parte tecnológica do veículo e se encarrega do desenvolvimento da App, otimizando a gestão e funcionamento do serviço e aumentando a experiência do utilizador. Através da App que agiliza e centraliza todas as operações, o utilizador reserva, utiliza e paga o serviço. Por outro lado, as scooters, totalmente elétricas, incorporam tecnologia de geolocalização, comunicações e uma unidade lógica – computador de bordo – que regula o seu funcionamento.

O serviço contempla ainda um seguro com franquia para danos no veículo e a terceiros.

Para aceder ao vídeo explicativo da eCooltra clique aqui.

1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Luís Soares
Luís Soares
3 anos atrás

Se quiser 30 minutos gratuitos no eCooltra pode usar o código:
sqdcf