Macbor Eight Mile 500 Scrambler e Street: Caminhos distintos, o mesmo coração

By on 8 Novembro, 2021

A chegada da Macbor Eight Mile 500 Scrambler e da sua irmã Street de 2022, vem animar o segmento de motos naked para a licença A2. Ambas adoptam o potente motor bicilíndrico da conhecida Montana XR5 e ambas prometem boas sensações!

A nova scrambler que foi ontem apresentada é surpreendente,  com detalhes marcantes como o escape duplo no lado inferior direito, o monobraço oscilante, sistema de travagem ou o porta-matrícula flutuante na roda traseira.

No que concerne ao motor a Macbor Eight Mile 500 nas configurações Scrambler e Street, vem equipada com uma unidade de dois cilindros multivávulas de injeção direta com  471 cc de cilindrada, que desenvolve 47 cv de potência às 8.500 rpm. Trata-se na realidade do mesmo motor da Macbor Montana XR5. Em termos de operacionalidade, duas tecnologias devem ser destacadas: a injeção eletrónica Bosch (EFI) com sensor duplo de oxigênio que se encarrega de ajustar a mistura ar-gasolina nos cilindros para obter o melhor desempenho quando a carga está muito alta e com um consumo muito baixo em outras circunstâncias.

Na ciclística, o quadro em seção retangular com aço Q345, caracteriza-se pela leveza (15% menos que os quadros convencionais) e resistência máxima (40% a mais). Os rolamentos são reforçados, capazes de suportar cargas maiores e maior durabilidade. Os eixos ocos, tanto nas rodas quanto no braço oscilante, reduzem o seu peso quase pela metade e a liga de alumínio é utilizada no guiador, espigões, rodas, pedais, apoios de pedais, descanso lateral e braço oscilante.

O amortecimento é assegurado por uma forqulha invertida de 41 mm na frente e monoshock traseiro, ambos assinados pela KYB. O que mais chama a atenção é o seu braço oscilante unilateral preso à suspensão, com um sistema de ligação que lhe confere grande progressividade. Este sistema também é muito funcional, facilitando a remoção da roda e tensionamento da corrente.

Na secção de travagem, destaca-se o disco dianteiro de 298 mm com pinças flutuantes de pistão duplo Nissin e o disco traseiro de 240 mm com pinças também da Nissin. O ABS possui três modos selecionáveis ​​(Ligado, Desligado e desativado apenas na roda traseira), o que permite que se adapte ao uso do asfalto e off-road.

A ergonomia é outra das seções que recebeu muita ênfase durante o desenvolvimento do Macbor Eight Mile 500. O assento foi concebido a pensar em oferecer uma grande liberdade de movimentos, tanto sentado quanto em pé, com acolchoamento que oferece grande conforto em deslocações mais longas, algo que também foi levado em consideração com a posição dos apoios para os pés, que são de alumínio. O pedal do travão ou a alavanca das mudanças, também em alumínio, são montados sobre rolamentos de agulha para garantir movimentos suaves.

Na iluminação, o toque retro é dado pela forma circular do farol, mas com o jeito vanguardista da tecnologia LED, com uma intensidade 2,5 vezes superior a um halogéneo e um ângulo de feixe de 40º, o dobro do normal. E reduz muito os pontos cegos.

Destaca-se ainda o display LED para a instrumentação com velocímetro, odómetro, conta-rotações, indicador de marcha, nível de combustível, temperatura do motor, modo ABS e outras luzes de advertência, não faltando ainda uma tomada de carregamento USB.

A Macbor Eight Mile 500 Scrambler diferencia-se da Street em alguns pormenores importantes que orientam esta moto na versatilidade de andar tanto no asfalto quanto no off-road com grande facilidade. Para esse efeito, vem equipada com pneus tubeless com raios cruzados, com 19 “de diâmetro na frente, pneus mistos Pirelli Scorpion Rally, um maior curso de suspensão (195 mm dianteiro e 200 mm traseiro) e mais possibilidades de ajuste (pré-carga, compressão e extensão e pré-carga do garfo, compressão e extensão traseira) Além disso, a altura do assento sobe até 820 mm e também tem uma placa protetora de alumínio, o que reforça o seu caráter offroad.

Ficha técnica

Motor: bicilíndrico, 4 Tiempos, 8 Válvulas

Cilindrada: 471 cc

Diámetro e curso: 67 x 66,8 mm

Taxa de compressão: 10,7:1

Arranque: eléctrico

Potência: 35 kW (46,94 CV) / 8.500 rpm

Binário: 43 Nm/6.500 rpm

Capacidade do depósito: 18 L

Consumo anunciado: 3,9 L / 100 Km

Altura do assento: 820 mm

Peso a seco: 175 Kg

Peso em ordem de marcha: 195 Kg

Distancia entre eixos: 1.440 mm

Distancia mínima ao solo: 210 mm

Pneu dianteiro: 10/80R19

Pneu traseiro:  150/70R17

Suspensão dianteira: Forquilha Invertida KYB 41 mm. Multi-ajustável (Pré-carga, Compressão e Expansão); curso de 195 mm

Suspensão traseira:  KYB Monoshock Multiajustável (Pré-carga, Compressão e expansão). Reservatório separado e Sistema de Ligação Progressivo; curso de 200mm

Travão dianteiro: disco duplo flutuante de 298 mm como pinças de pistão duplo Nissin

Travão traseiro: disco de 240mm com pinças Nissin

Cores: Cinzento, Vermelho

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments