Madrid aperta o cerco a motos com mais anos

By on 8 Setembro, 2021

A partir de janeiro de 2025, na cosmopolita Madrid, todas as motos que não disponham do selo ambiental DGT (anteriores a 2003) serão proibidas de circular no centro da cidade.

Daqui a 4 anos, caso seja aprovado este projeto de lei municipal, todos os veículos que não possuam o selo ambiental DGT (motos anteriores a 2003) vão deixar de poder circular em toda a área central da capital espanhola, uma medida tomada pelo município por forma a cumprir a lei de Mudanças Climáticas.

Até agora, a zona Madrid Central era o único espaço que limitava o uso de veículos com emissões altas no centro da capital espanhola, mas com as novas mudanças e medidas, praticamente todo o centro da cidade passará a fazer parte da Zona de Baixas Emissões .

É importante observar que todas essas limitações são para veículos que não possuem o selo ambiental DGT, e portanto sem afectar os modelos mais recentes. Por exemplo, se a sua moto (ou carro) tem motor a gasolina e tem 20 anos (ou mais), é muito provável que não tenha este rótulo, no entanto, motos anteriores a 2003 deixam de ter acesso ao centro de Madrid. 

Em Londres (Reino Unido) também já proliferam as denominadas Zonas de Baixas Emissões, porém, foram abertas exceções para os veículos mais antigos com baixas emissões, mas os autarcas de Madrid foram bastante mais radicais, limitando o uso a todos os motociclos anteriores a 2003, esquecendo-se certamente das scooters que são bastante menos poluentes.    

De 2022 a 2024, as restrições afetarão apenas os veículos sem etiqueta e não matriculados na capital espanhola. Uma vez aprovado o novo regulamento, as motos poderão circular até às 23h00 no centro da cidade: uma hora a mais em relação ao regulamento atual. Será para amenizar os ânimos?

O projeto-Lei:

  • 1º de janeiro de 2022 : é proibido o acesso e a circulação em vias públicas urbanas dentro da M-30, excluindo a própria M-30.
  • 1º de janeiro de 2023 : são proibidos o acesso e a circulação em vias públicas urbanas dentro da M-30 e na própria M-30.
  • 1 de janeiro de 2024 : o acesso e a circulação são proibidos em todas as vias públicas urbanas do território de Madrid ZBE.
  • 1º de janeiro de 2025 : a proibição atinge também quem não possui etiqueta registrada na cidade de Madrid.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments