Madrid aprova projeto a proibir estacionamento nos passeios

By on 4 Junho, 2021

A Câmara Municipal de Madrid aprovou um projecto que proíbe o estacionamento de veículos de duas rodas em calçadas e zonas pedonais.

Não importa que não existam zonas de estacionamento, mas o estacionamento de motos e scooters na calçada do centro de Madrid acabou. O Conselho de Administração da cidade de Madrid, aprovou um projecto de nova Portaria de Mobilidade Sustentável que proíbe os condutores de motociclos e veículos de duas ou três rodas de estacionar em calçadas e zonas pedonais. Scooters e bicicletas também terão novas restrições.

O objetivo não é outro senão reforçar a segurança rodoviária dos peões, e garantir a acessibilidade aos grupos mais vulneráveis ​​da sociedade. Na realidade, o estacionamento de motociclos e outros veículos automóveis em calçadas e zonas pedonais já estava proibido de acordo com o Regulamento Geral de Trânsito, mas os municípios podem regular a paragem e estacionamento destes veículos, como é o caso de Madrid.

O regulamento (ainda em vigor) da Câmara Municipal de Madrid estabelece que se pode estacionar a moto em:

  • Espaços reservados às motos, distribuídos pela cidade
  • Em estacionamentos fechados .
  • Nas faixas de estacionamento , saindo do veículo obliquamente à linha do meio-fio e ocupando no máximo 2 metros.

Essas “exceções” poderão ter as horas contadas. O artigo 48 da nova Portaria de Mobilidade Sustentável “obriga bicicletas, VMPs, bicicletas, motocicos e veículos de duas ou três rodas a estacionar exclusivamente nos espaços especificamente reservados e marcados para esse fim, de preferência na estrada (reservas localizadas em faixas de estacionamento, podendo o veículo ser acorrentado aos seus elementos de ancoragem “.

Por otro lado, o ante-projeto aprovado pelo Governo de Almeida dá as motos uma hora mais para se entrar na zona de Madrid Central (que a partir de agora passa a chamar-se “Distrito Centro”), ampliando-se o limite até às 11 da noite.

Por enquanto, este novo projeto está sujeito a possíveis alterações, mas a prefeitura pretende aprovar a portaria definitiva no final de julho. Portanto, a partir dessa data, estacionar a moto na calçada pode dar origem a uma multa.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments