Mob-ion AM1: O hidrogénio como melhor fonte de alimentação

By on 16 Junho, 2021

A empresa francesa Mob-ion chama a atenção para o seu mais recente protótipo, uma scooter movida a hidrogénio chamada AM1. 

A Mob-ion é uma empresa elétrica de design e inovação com uma variedade de produtos de várias categorias. Com um interesse particular em soluções de mobilidade urbana, ecologicamente corretas, o objetivo do seu projeto de scooter a hidrogénio é “oferecer um meio de transporte limpo para a cidade”. Em parceria com a STOR-H, uma empresa de energia focada em soluções de hidrogénio, o novo protótipo AM1 da empresa usa cartuchos de hidrogénio substituíveis para alimentar o motor de 3 kW da AM1, em vez da bateria de íon-lítio existente. 

Cartuchos cilíndricos de hidrogénio, do tamanho de duas simples latas de refrigerante empilhadas irão alimentar diretamente o motor elétrico, mas também serão acoplados a uma bateria “buffer” que garante que as células operem da forma mais eficiente possível. Os cartuchos ocupam menos espaço e peso do que a bateria de lítio, o que significa maior leveza e mais espaço de armazenamento. O gás armazenado é estável e seguro; ao reagir com o oxigénio do ar, a eletricidade é então produzida. 

Outra vantagem é que a energia do hidrogénio, elimina a necessidade de recarregar a sua e-scooter também. Bastará remover os cartuchos usados ​​quando eles ficarem baixos de carga, substituí-los por novos e continuar a rolar. Guardando os cartuchos extras durante o trajeto, isto evita stress de ficar sem gasolina ou carga na bateria. Num futuro próximo, a STOR-H planeia um programa de troca dos seus cartuchos em lojas de gás, da mesma forma que o propano.

Com a redução das emissões de carbono no centro de sua visão, a Mob-ion vê a colaboração com a STOR-H no protótipo de hidrogénio AM1, como um primeiro passo antes de aplicar a tecnologia a outros veículos.

A empresa ainda está longe de oferecer um modelo de produção, com previsão de lançamento no início de 2023, mas planeia ter um protótipo funcional pronto no próximo outono.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments