Mondial Piega 125: Relançamento com um nome célebre!

By on 27 Janeiro, 2022

Uma nova moto neo-retro de 125cc vem relançar o nome de um pequeno fabricante, outrora na ribalta com uma exclusiva superdesportiva mas que caiu no esquecimento na última década. Agora, a Mondial está de regresso com a neo-retro Piega 125.  

Na década de 2000, o pequeno fabricante italiano Mondial lançou a superdesportiva Piega 1000 (com evoluções em 2004, 2005 até à Piega EVO de 2006) que encantou o mundo motociclista, então com o motor V-Twin de 999cc e 140 cavalos da Honda VTR 1000 SP-1, quadro e braço oscilante treliça em aço cromo-molibdénio e um conjunto de suspensões Öhlins.

Mas desde então tudo mudou. A Mondial reconverteu a sua linha de motos, ‘sobrevivendo’ até hoje muito à custa de motos neo-retro de pequena e média capacidade produzidas na emergente China.

Agora e contra todas as probabilidades esse nome Piega está de volta. O novo modelo, recebe o mesmo nome da célebre superdesportiva – vendida em pequenas quantidades –  mas agora estamos a falar de algo bastante diferente, na substânca e no conceito. Segue o formato de uma moderna naked neo-retro, com um guiador alto e plano, e no lugar do V2 de 1000cc da SP surge um pequeno motor monocilíndrico de 124cc.

A vantagem é que esta nova Mondial vai custar cerca de cinco vezes menos que a sua antecessora, sendo disponibilizada por cerca de 4.600 euros. Será ela o prelúdio para uma gama mais ampla? Talvez, mas o que nos parece é que caso a opção do fabricante recaisse sobre um motor de 300cc, teria certamente bastante mais força, justificando assim muito mais o seu próprio nome. Veremos o futuro, mas pelo menos o facto de ser a herdeira de um nome tão célebre no passado, pode ser um primeiro sinal de mudança.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments