NIU aposta em baterias de sódio para controlar os preços

By on 16 Agosto, 2022

Em 2023, o fabricante chinês de scooters elétricas começará a implementar baterias de sódio em alguns dos seus modelos, para controlar os altos custos implícitos ao aumento do preço das baterias de lítio.

A tendência ascendente do custo das baterias de lítio, que nos últimos meses tem vindo a bater recordes de preços no mercado, e as limitações na transferência desses aumentos para o preço final dos veículos, levaram a NIU a procurar formas de reduzir custos. Isso foi declarado por seu diretor executivo, que colocou sobre a mesa a necessidade urgente da sua empresa reduzir os custos de produção . Uma das maneiras de fazer isso é introduzir novas químicas de bateria com base em sua linha de produtos e, portanto, a sua intenção de introduzir baterias de sódio a partir de 2023 .

O forte aumento do preço das baterias de lítio não afeta apenas os fabricantes de automóveis. As empresas de veículos elétricos de duas rodas também estão a ser pressionadas por esses custos crescentes. No último sábado, o China Securities Journal publicou algumas declarações do diretor executivo da NIU, Li Yan, relacionadas a essa situação: “Para alcançar a mesma autonomia, uma bateria de íons de sódio é mais pesada que uma de lítio, mas gera uma grande vantagem em custos”, disse Li. .

Após a pandemia de Covid, e o aumento dos preços das matérias-primas, especialmente o lítio, muitos fabricantes de veículos elétricos de duas rodas decidiram combater este problema aumentando os preços. No dia 1 de abril, a própria NIU optou por esta estratégia ao aumentar os preços aos seus retalhistas de toda a sua linha de produtos equipados com baterias de lítio. No entanto, esse aumento foi de apenas 7%, muito inferior aos aumentos que os seus concorrentes implementaram que variam de 9 a 15%, segundo Li.

Na tabela periódica, lítio e sódio são vizinhos, o que significa que oferecem propriedades semelhantes, e ambos podem ser usados ​​para fazer células de bateria. As baterias de íons de sódio oferecem  alguns benefícios cruciais  para fabricantes e proprietários de veículos elétricos: fornecimento sustentável de matéria-prima, acessibilidade e maior segurança. Em troca, oferecem uma desvantagem a ser levada em consideração:  a sua menor  densidade de energia. O fabricante chinês de baterias  CATL  foi um dos primeiros a introduzir as suas baterias de íons de sódio de primeira geração.

As baterias de sódio não substituirão as baterias de lítio, mas serão uma opção a ser usada em segmentos de mercado sensíveis ao custo com necessidades menos densas de energia. No entanto, devem substituir as baterias de chumbo-ácido, de acordo com um relatório publicado pela equipa de analistas da Guosen Securities no final de julho do ano passado.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments