Norton Superlight SS – Uma desportiva média com compressor e 170 CV

By on 15 Dezembro, 2020

Uma versão melhorada da “Supercharged” 650 surgiu em patentes apresentadas pela inglesa Norton, que equipada com dois cilindros paralelos e um compressor Rotrex consegue chegar aos 170 cavalos de potência.

Para a Norton, é hora de repensar os seus projetos de motos desportivas. A marca, agora com capital da indiana TVS, não só pensa em ‘resuscitar’ alguns modelos Scrambler e no lançamento da V4RR. Na gaveta tem algo mais poderoso e exclusivo, de acordo com as patentes Norton da Superlight SS, uma versão muito acima das performances da Superlight 650!

FIBRA DE CARBONO E MOTOR DE 2 CILINDROS COM COMPRESSOR

Apresentada em Birmingham em 2018, a Superlight 650 era alimentada por um motor duplo paralelo que com um compressor centrífugo Rotrex chegava aos 105 cv. Tinha o quadro, braço oscilante unilateral e aros em fibra de carbono. A Superlight SS surgiu um ano depois. Lançada mais uma vez no Salão Automóvel de Birmingham do ano seguinte, 2019, era uma versão ainda mais potente, aumentada para 170 cv e com peso reduzido de 153 kg no total.

Foram então anunciados 50 exemplares dessa exclusiva desportiva, projeto que acabou no cesto dos papéis devido à falência da marca. A chegada da TVS e o renascimento da Norton Motorcycles volta por este projeto em cima da mesa.

NORTON SUPERLIGHT 650 BÁSICA

OS DESENHOS DAS SS SUPERLIGHT

Agora, a Norton Superlight SS não é mais uma fantasia. A superdesportiva inglesa virá depois da Superlight 650 (confirmada com o motor naturalmente aspirado e o quadro de alumínio) e surgirá com o compressor volumétrico Rotrex, montado acima da caixa de velocidades e capaz de fornecer uma sobrepressão de 1,2 bar. É alimentado por uma entrada de ar frontal, solução também adotada pela Kawasaki Z H2. O compressor ou “supercharger” adicionam 71 cv ao motor V-twin vindo da Superlight 650, para um total de mais de 170 CV.

Existe ainda uma segunda entrada de ar, à direita da cúpula dianteira por onde o ar chega a um permutador de calor, que arrefecendo o ar à entrada, fazendo-o sair sob o assento.

A suspensões e travões são iguais às da Superlight, uma forquilha Öhlins NIX30 e um monoamortecedor ajustável TTXGP. Os travões são da casa Brembo e o sistema de ‘quickshifter’ é o mesmo da V4.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments