Norton V4SV 2022: Como a Fénix renascida das cinzas

By on 20 Junho, 2022

O fabricante britânico está finalmente pronto para o seu renascimento. A desportiva Norton V4SV de 2022 está pronta com o seu motor V4 a 72 graus, 1200cc, 185 cv, 193 kg e geometria de direção regulável.

Nos últimos dois anos, a Norton passou por muitos dissabores, mas o histórico fabricante britânico acabou por ser tirado do lodo pelo grupo indiano TVS, que não se poupou esforços para restaurar a ordem, tanto na gestão da empresa como para recuperar os atrasos nas encomendas. Agora com a empresa na nova sede de Solihull a chegar ao fim desta primeira fase conturbada, começa finalmente a olhar para o futuro e prepara-se para o lançamento do primeiro modelo desta nova era: a V4SV .

Embora a máquina anunciada no outono passado se pareça com as anteriores V4-SS e V4-RR , o fabricante trabalhou para melhorar quase todos os componentes e depositar nela mais tecnologia.

A V4SV é uma exclusiva moto desportiva, que com o seu motor V4 de 1200cc refrigerado a líquido consegue oferecer 185 cavalos de potência máxima às 12.500 rpm e 125 Nm às 9.000 rpm de binário máximo. Conta com um acelerador eletrónico acoplado a três modos de motor, assim como uma série de assistências controladas por uma unidade inercial IMU. A embraiagem deslizante está associada a uma caixa de seis velocidades.

A sua base estrutural assenta num quadro tubular de alumínio perimetral que tem a particularidade de ter uma geometria ajustável, pois o ângulo de caster e o avanço da forquilha Öhlins NIX30 podem ser ajustados, assim como o pivô do braço oscilante de alumínio que usa um monoamortecedor Öhlins TTXGP exclusiva da Norton. A travagem foi confiada à Brembo.

Tudo isto, a Norton já havia anunciado no final do ano passado. Mas as coisas estão a avançar, agora que a produção começou e os primeiros modelos já foram totalmente montados. A marca também indica que as duas versões Manx e Carbon da V4SV estarão abertas para encomenda muito em breve. O preço ainda não foi especificado. Um pouco mais tarde irá surgir a versão naked V4CR , que deverá passar a ser o centro das atenções.

Ficha técnica

Motor: V4 a 72 graus refrigerado a líquido

Cilindrada: 1.200 cc

Diâmetro x curso: 82 x 56,8 mm

Taxa de compressão: 13,6:1

Potência máxima: 185 cv @ 12.500 rpm

Binário máximo: 125 Nm @ 9.000 rpm

Alimentação: injeção eletrónica de combustível, 8 injetores, acelerador drive-by-wire

Embraiagem: anti-dribble

Caixa: 6 velocidades com quickshifter

Quadro: tubular em alumínio, braço oscilante de alumínio de um só lado

Suspensão dianteira: Forquilha invertida Öhlins NIX30 totalmente regulável

Suspensão traseira: monoamortecedor Öhlins TTXGP Norton totalmente regulável

Travão dianteiro: 2 discos flutuantes Brembo de 330 mm, pinças monobloco radiais Brembo, cilindro mestre Brembo

Travão traseiro: disco Brembo de 245 mm, pinça Brembo e cilindro mestre

Rodas: Aros de fibra de carbono BST (Carbon) ou aros de alumínio forjado OZ Racing (Manx)

Distância entre eixos: 1.434 mm, pivô ajustável do braço oscilante

Altura do assento: 836 mm

Peso a seco: 193 kg

Cores: Carbono, Manx

Preço: n.d.

Disponibilidade: 2022

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments