Nova Gama KTM 890 irá incluir 4 modelos para 2020

By on 27 Setembro, 2019

Stefan Pierer, CEO da KTM, já tinha comentado anteriormente sobre o desenvolvimento de um novo motor bicilíndrico paralelo de 890 cc. que iria brevemente ser um upgrade à actual gama média KTM que monta o motor 790.

Desde então que os fotógrafos internacionais especialistas em captar imagens de novos modelos protótipos em fase de ensaio que não têm descansado na procura dos referidos modelos com algum sucesso.

Definitivamente o novo motor de 890cc irá ser a grande novidade para 2020 e irá certamente ser montado numa série de modelos da gama média da KTM. O actual motor 790 que na realidade são 799cc, debita uma potência de 105 CV com um binário máximo de 87Nm e tendo cerca de 2 anos desde a sua produção é pouco provável que venha a ser descontinuado estando previsto continuar a montar alguns modelos para determinados mercados coexistindo com o novo 890.

Quase certo é que no Salão de Milão, EICMA 2019, iremos conhecer alguns modelos que irão montar o novo motor 890.

KTM 890 Duke 2020

O actual modelo tem algumas limitações em termos de suspensões e travagem já que monta suspensões dianteiras não reguláveis e a suspensão traseira é apenas regulável em pré-carga. Já ao nível de travões actualmente a 790 Duke monta pinças da empresa espanhola J. Juan com quem a KTM desenvolveu os mesmos em parceria.

Algumas imagens captadas de modelos descaracterizados têm mostrado aquela que parece ser uma nova Duke com suspensões diferentes ajustáveis e travões Brembo o que leva a crer que um novo modelo esteja a ser já finalizado.

Não se espera ao nível estético grandes alterações já que a 790 Duke tem um design muito actual e agressivo pelo que o estilo certamente será idêntico. Evolução ao nível da qualidade dos seus componentes é obviamente esperada e que incluirá Full LED com lux diurna, painel TFT a cores com funções em opção do sistema KTM My Ride e electrónica actualizada que inclua Controle de Tração Cornering ABS, Launch e Wheelie Control e regulação de travão de motor.

KTM 890 Adventure e 890 Adventure R 2020

Com o já revelado lançamento da nova Triumph Tiger 900 assim como o também recentemente anunciado upgrade da Africa Twin para 1100cc com 100Cv de potência é de prever que também as 790 Adventure, lançadas este ano, possam vir num futuro próximo a sofrer uma evolução no seu motor, talvez até constituir a partir das actuais 790 Adventure motos de características mais estradistas utilizando o motor 890 e montando jantes de liga de 17” ou 19” ( as 790 Adventure e Adventure R montam jantes de raios de 21” ) transformando-se em verdadeiras Sport Adventure com características mais semelhantes por exemplo às actuais Ducati Multistrada 950, mantendo as actuais versões 790 Adventure com características mais OffRoad.

KTM 890 Supermoto e SMC R 2020

Neste momento a KTM tem apenas um modelo no segmento Supermoto que é a 690 SMC R. O novo motor de 890 poderá vir a fazer crescer a oferta neste segmento com uma nova 890 Supermoto, mais potente e com um desempenho superior à actual 690, podendo vir a  rivalizar com a actual Ducati Hypermotard 950.

KTM 890 SMT/GT

Já foram detectadas a rodar unidades descaracterizadas daquela que parece ser uma nova 890 GT, uma Sport Turismo, com proteção aerodinâmica dianteira, assentos mais confortáveis e com malas laterais e topcase montadas. O segmento Touring após um período algo apagado, devido à popularidade e versatilidade das motos Adventure, parece estar a ganhar nova dinâmica. Equipará certamente suspensões mais confortáveis e rodas de 17” de liga.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments