Novas Harley-Davidson Flat Tracker e Café Racer

By on 2 Abril, 2020

A Harley-Davidson parece determinada em apostar na diversificação da sua gama de motos. Se por um lado a aposta radical num futuro exclusivamente baseado numa gama de motos elétricas nos pareceu drástica e demasiado fraturante, já os últimos modelos apresentados parecem-nos mais de acordo como que poderemos ver como uma evolução progressiva e sustentada.

No final do ano passado ficámos a conhecer dois novos modelos que se inserem precisamente nesta evolução sustentada da gama, a Adventure Pan America e a Streetfighter Bronx, ambas com novos motores de arrefecimento líquido, o motor Revolution Max de DOHC de 1250cc e de 975cc, modelos que estarão em breve disponíveis nos concessionários da marca.

Na altura ficámos também a saber que outros modelos iriam suceder aos então apresentados tirando partido das novas motorizações e procurando explorar novos segmentos de mercado. O segmento das neo-clássicas tem revelado em termos globais uma dinâmica de crescimento interessante pelo que a marca norte-americana prepara-se agora para apresentar dois novos modelos especialmente dirigidos a esse segmento, uma Café Racer e uma Flat Tracker.

A Flat Tracker será um modelo certamente inspirado nas tradicionais motos de Flat Track americanas que competem nas provas nacionais, um pouco à imagem do sucesso que a Indian conseguiu com a sua FTR 1200. Pelas imagens que agora nos chegam pensamos que irá montar o motor Revolution Max de menor cilindrada, com 975cc, com cerca de 115cv, o mesmo que a Streetfighter Bronx monta.

HD Flat Tracker 975

Do ponto de vista estético certamente que a Harley irá buscar inspiração às suas motos de competição de Flat Track, a famosa XF750R,  com um depósito semelhante, linhas direitas e estética minimalista, montando escapes elevados , baquet típica de flat track monolugar e até um farol dianteiro embutido num pseudo painel utilizado para colocar o número nas competições.

Na imagem e nos esquema publicados podemos também observar um chassi tubular e um braço oscilante também de estrutura tubular acoplado a um monoamorteedor traseiro.

A versão Café Racer parece utilizar o mesmo motor Revolution Max de 975cc, pois tal como a versão Flat Tracker parece ter a sigla “975”  na tampa lateral  da caixa do filtro de ar. No entanto é sempre possível que tanto um modelo como o outro possam vir a estar disponíveis com as duas motorizações, 975cc e 1250cc.

HD Café Racer 975

Apesar da ciclística ser semelhante à do modelo Flat Tracker observamos que a versão Café Racer monta dois amortecedores traseiros em vez de apenas um. Na dianteira porém parece ser em tudo semelhante à Flat Tracker com suspensões invertidas e travões com pinças Brembo. Para  colar ao estilo Café Racer a nova Harley conta ainda com uma pequena carenagem dianteira que envolve o típico farol redondo.

Para além deste dois n ovos modelos que serão oficialmente apresentados no final de 2020 a Harley–Davidson declarou também que tem previsto apresentar uma série de novos modelos de motorização elétrica entre 2021 e 22. Na imagem que publicamos podemos observar a designação EDT600R que poderá querer designar, atendendo ao estilo da moto, Electric Dirt Tracker, e será um modelo mais simples que virá juntar-se à actual e sofisticada Livewire.

HD EDT600R

Com este novos modelos a Harley-Davidson vem uma vez mais confirmar a intenção da grande mudança que está a desenvolver na sua estratégia de mercado cara ao futuro e só o tempo dirá se a mesma será bem sucedida. Pela nossa parte ficamos a aguardar a possibilidade de confirmar definitivamente estas notícias e de termos acesso aos primeiros modelos de 2020 que fazem parte deste novo desenvolvimento da marca norte-americana e podermos dar a nossa opinião com conhecimento de causa… Bronx , Pan America e Livewire.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x