Novo motor chinês de 4 cilindros com 74 cv

By on 7 Janeiro, 2022

O fabricante Colove, está a desenvolver um novo motor de quatro cilindros com 400cc de cilindrada e 74 cv de potência, capaz de equipar desportivas da categoria média.  Uma revolução anunciada?

Nos últimos anos, os fabricantes chineses experimentaram um verdadeiro desenvolvimento  na sua produção, deixando gradualmente os pequenos motores básicos para ganharem qualidade e aumentarem gradualmente a cilindrada. É o caso da CFMoto, que este ano lançou a sua estradista V-Twin de 1250 cm3 derivada do bloco KTM, da futura Benda LFC700 tourer ou mesmo da Zontes, que se prepara para mudar para um motor de três cilindros de grande cilindrada.

A marca Colove, também conhecida como Kove, prepara-se para lançar uma nova moto com motor de quatro cilindros, o que assinala um novo capítulo para este fabricante, que está limitado no momento a cilindros simples e duplos de 250 a 500cc.

Em si, a novidade não é chocante, mas a própria natureza do motor desperta algum interesse por ser um bloco de 400cc. E se durante as décadas de 80 e 90 os fabricantes japoneses produziam em grande parte 4 cilindros de 400cc, hoje muitos construtores em todo o mundo limitam grande parte da sua gama a motores monocilindricos e de dois cilindros paralelos. Basta pensar numa Benelli Imperiale 400 que desenvolve apenas 21 cavalos de potência, para o constatar.

Acontece que esta nova unidade de 399 cm3 com duplo eixo de comando à cabeça e refrigeração líquida agora promete uma boa dose de desempenho, uma vez que reivindica nada menos que 74 cavalos @ 13.500 rpm com um binário de 44 Nm a 12.000 rpm… Se pensarmos que antigos modelos como a ZXR400, GSX-R400 e FZR400 extraiam dos seus motores uma potência em torno dos 60 cavalos, este novo motor ‘made in China’ dá que pensar!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments