Foi em 1909 que Narazo Shimazu construiu a NS, que munida de um motor monocilíndrico de 4 tempos e 400 cc é considerada a primeira moto japonesa da história.
Antes de gigantes como Soichiro Honda, houve pioneiros que abriram caminho para que a indústria japonesa de motos se tornasse a maior do mundo. Vamos falar sobre aquela que é, sem dúvidas, uma das primeiras motos japonesas da história.
Nascido em Osaka, desde jovem demonstrou aptidão para mecânica e tecnologia. Narazo Shimazu era fascinado pelas invenções ocidentais que chegaram ao Japão no início do século XX, o que o inspirou a criar as suas próprias máquinas.
Shimazu construiu manualmente a NS , incluindo o motor, um monocilíndrico de 4 tempos e 400 cc refrigerado a ar, um feito e tanto para a época. Como outros empreendedores do início do século XX, começou com um quadro de bicicleta para desenvolver o quadro. Com apenas 21 anos construiu o primeiro protótipo e três anos depois começou a fabricar a versão de produção . O corajoso empresário conseguiu fabricar cerca de 20 unidades da NS.
A NS faz parte da história da indústria japonesa (e mundial ) e foi premiada pelo Hall da Fama do Automóvel do Japão. O prémio foi concedido em reconhecimento da sua importância histórica , pois lançou as bases sobre as quais o império japonês de motos seria construído mais tarde.
Naquela época, as estradas eram verdadeiros caminhos de cabras , um verdadeiro desafio para a NS, que em mais de uma ocasião partiu-se numa estrada de terra. Em 1926, Narazo Shimazu construiu uma nova moto, a Arrow First , e para promover o modelo levou-a numa viagem de Kagoshima a Tóquio , uma viagem de 1.350 km! O inteligente inventor até construiu um motor de avião , mas sempre será lembrado como o homem que fez a primeira moto japonesa .