Potencial para desenvolvimento de uma nova Yamaha Ténéré 700 Adventure

By on 11 Dezembro, 2019

De acordo com declarações recentemente proferidas pelo project leader da Yamaha Ténéré 700, Mr. Takushiro Shiraishi,  é muito possível que brevemente a Yamaha venha a introduzir uma versão da Ténéré 700 mais radical e ainda mais preparada para o OffRoad.

Será a nova Yamaha Ténéré 700 versão Adventure mais próxima do protótipo apresentado em 2017 ?

Esta declaração vem ao encontro do sucesso de vendas que o modelo tem revelado e pelos comentários de muitos fãs do mesmo no sentido de que uma futura versão da mesma pudesse vir a ter uma preparação ainda mais direccionada para o OffRoad.

Poderá a versão Adventure ser uma evolução mais colada às linhas da actual Ténéré 700 ?

Quer isto dizer que um futuro modelo da actual versão da Ténéré 700 poderá, à semelhança daquilo que já acontece com modelos de outras marcas, nomeadamente com as versões Adventure da Africa Twin e da BMW 850 GS, vir a incluir um depósito com mais capacidade, talvez 20 litros, que assegure uma autonomia perto dos 500 Kms e suspensões de maior curso do que que os actuais 210mm e 200mm, na dianteira e na traseira respectivamente, mais próximas dos actuais 240mm de curso das suspensões da KTM 790 Adventure R, garantindo assim também uma maior distância ao solo.

Segundo Oberdan Bezzi uma Ténéré 700 versão Classic poderia também integrar a actual gama

Apesar da aposta ganha pela Yamaha na simplicidade da mecânica e da electrónica na concepção da actual Ténéré 700, é possível que uma versão mais “hardcore” possa vir a integrar alguma electrónica como Controle de Tração e alguns modos de motor.

O mesmo Oberdan Bezzi sugeriu uma Super Ténéré com o motor tricilíndrico da MT-09 e 115 CV

Paralelamente há quem sugira que a Yamaha para ter uma moto Adventure que possa rivalizar com a actual Africa Twin e as próximas KTM 890 e Tiger 900, desenvolva um novo modelo com base no motor tricilíndrico da MT-09 com 115 CV embora os 72 CV da actual Ténéré 700 tem um “punch” de motor quase equivalente a uns bons 20 CV mais, graças à excelente resposta que o mesmo tem a baixa rotação e à progressividade constante demonstrada na subida de rotação.

Outra versão mais OffRoad da Super Ténéré 900/1000 by Oberdan Bezzi

Está tudo em aberto neste momento e na nossa perspectiva o ideal seria vermos os dois modelos a serem desenvolvidos em paralelo sendo que a Ténéré 700 Adventure poderia aparecer ainda como modelo de 2020 e a nova XTZ Super Ténéré 900, ou mesmo com um ligeiro aumento de cilindrada para os 1000cc, ser apresentada no próximo Salão de Milão como modelo de 2021.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!